Brasil registrou menor número de casos de malária em 35 anos

Proteção com redes mosquiteiras.

Proteção com redes mosquiteiras.

Dados são de 2014; informação é da consultora do Programa Regional para a doença na Organização Panamericana de Saúde; para Monique Perret-Gentil, o combate à malária se integra muito bem aos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Brasil registrou o menor número de casos de malária em 35 anos em 2014. A informação é da consultora do Programa Regional de Malária da Organização Panamericana de Saúde.

O Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 6 é combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças. Em entrevista à Rádio ONU, Monique Perret-Gentil afirmou que, no caso da doença, o objetivo tem a intenção de “interromper a transmissão da malária nos países que são endêmicos” e “reverter a incidência da doença nas populações afetadas”.

Brasil

De Washington, capital americana, a especialista disse à Rádio ONU que o objetivo “já foi alcançado em alguns países” e falou também sobre a situação no Brasil.

Monique cut 1

“O Brasil a gente pode falar que tem feito muito bem nos últimos anos, ele vem apresentando uma redução no número de casos de malária a cada ano. E em 2014 apresentou o menor número de casos nos últimos 35 anos. No ano 2014, foram registrados 143.250 casos, mas se compararmos com o ano 2000, nesse momento o Brasil apresentou 613.241, então é uma redução bem importante”

Desenvolvimento Sustentável

O prazo para o fim dos ODMs é dezembro de 2015. Com sua conclusão, os líderes mundiais vão adotar na sede da ONU, em setembro, os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.Para Monique Perret-Gentil, o combate à malária vai se integrar muito bem aos novos objetivos. Ela destacou que a “malária afeta mais as populações mais pobres” e que o ODS 1 busca o fim da pobreza.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br