Bahia recebe festival nacional de teatro infantil

Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.

Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.

Durante o período de 1° a 12 de outubro de 2015, a Bahia recebe 32 espetáculos infantis e juvenis (entre convidados e selecionados) de 13 estados brasileiros na 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs). Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o evento também conta com cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops.

“O Fenatifs nasceu da vontade de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro infantil brasileiro, o que culminou na organização de um festival de característica plural, com mostras específicas que trazem para o público uma diversidade de artistas e propostas de linguagens que somente em um festival é possível ”, declara Elizete Destéffani, coordenadora geral do 8º Fenatifs.

Abertura

O Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, recebe no dia 01, às 19h, a abertura do Festival. O momento será marcado por um espetáculo inédito que reunirá artistas baianos de circo e teatro, com participação especial da Banda Radioativos. Em seguida, a noite será coroada com a apresentação do projeto “PUMM – Por Um Mundo Melhor”, com um irreverente show de instrumentistas e cantores, que mesclam Rock, MPB e Samba em uma performance que busca, através da música e da ludicidade, fomentar ações e ideias em prol da sustentabilidade, cidadania e valorização da cultura brasileira.

O primeiro dia de programação também contará com oficinas de Circo gratuitas para crianças  a partir e 8 anos e adultos, que serão oferecidas a partir das 14horas  no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os interessados podem se inscrever pelo E Mail: fenatifs.ciacucadeteatro.com.br. 

Programação

O Festival conta com quatro mostras teatrais. Na Mostra Nacional, foram selecionados grupos de Recife (PE), Montanha (ES), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Já na Mostra Interior do Nordeste, grupos de Lauro de Freitas (BA), Campina Grande (PB) e Umarizal (RN) comandam os palcos.

A mostra Jovens Talentos conta com apresentações de companhias de Feira de Santana (BA), Lauro de Freitas (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), Fortaleza (CE), Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), enquanto a Mostra Talentos Mirins recebe espetáculos de grupos de escolas, instituições e Pontos de Cultura oriundos da cidade de Feira de Santana e seus distritos, bem como das cidades do Território Portal do Sertão.

Um dos destaques da programação de 2015 é o espetáculo “Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil”, que se apresenta na Mostra Nacional. A montagem, do Grupo Nova Arte Produções (SP), propõe a reflexão sobre as questões ecológicas através de um musical divertido, que conta com uma banda clássica de rock’n roll com baixo, guitarra e bateria. A peça possui cenário, figurino, instrumentos de percussão e bonecos manipulados confeccionados, quase que em sua totalidade, com materiais reutilizados.

Como atração convidada, a Mostra Nacional também apresenta entre os destaques o espetáculo “CUCO – A Linguagem para bebês”, da Cia Caixa de Elefante (RS). A peça chama atenção por ser pensada para bebês e crianças de 0 a 03 anos, tendo uma poética motivada por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar”.

Além de oferecer espetáculos de qualidade ao seu público, o Festival fomenta cultura através das diversificadas e enriquecedoras atividades formativas. Nesta edição, a programação conta com “Oficina de Interpretação e Direção Teatral”, ministrada pelo convidado Ricardo Schöpke, que também estará presente durante todo o festival como crítico e debatedor das Mostras Nacional e Interior do Nordeste.  Também será oferecida a “Oficina Não existe Papel Pequeno”, conduzida pela diretora e atriz baiana Andrea Elia, a “Oficina Laboratório de Sensibilização para Teatro de Animação” pelo grupo convidado Cia Caixa de Elefante do Rio Grande do Sul, além de oficinas de arte circense, mágica e artes com sucata.

Já os bonecos Mamulengos, reconhecido em março de 2015 como Patrimônio Imaterial do Brasil, serão o foco de uma oficina de confecção e montagem ministrada peloMestre Biribinha, que desde 2010 empresta seu nome ao Troféu Biribinha de Teatro, oferecido para todos os grupos e artistas que se apresentam no Fenatifs. E o palhaço Biribinha não só estará presente no festival ministrando oficina como também apresentando o Espetáculo Circo Teatro Mão- Molenga.

A lista completa dos espetáculos e da programação pode ser conferida em  http://www.ciacucadeteatro.com.br.

INGRESSOS

Com o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude no estado da Bahia, os ingressos da programação serão oferecidos a preços populares no valor de 12,00 (meia promocional). A programação também conta com apresentações solidárias mediante doação de alimentos e/ou itens de higiene pessoal e apresentações gratuitas para estudantes da rede pública.

Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets  para realização de oficinas de Arte com Sucata.

A organização do Fenatifs prevê que cerca de 16 mil pessoas participem das atividades oferecidas pela programação, alcançando uma meta de 100 mil participantes durante todas edições do projeto.

O Festival tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Agenda

Data: 01/10/2015 até 12 10/2015

Local: Feira de Santana, Tanquinho, Conceição de Jacuípe e São Gonçalo dos Campos

Informações: Cia Cuca de Teatro

Outras publicações

“Investimentos em educação e saúde marcam 2014”, avalia prefeito de Feira de Santana Prefeito José Ronaldo apresenta balanço das ações de governo. Os investimentos maciços nos setores de saúde e de educação públicas em Feira de Santa...
Feira Noise Festival agita final de semana em Feira Acontece desta sexta até domingo, o “Feira Noise Festival - 2ª Edição”, trazendo uma alternativa cultural para a população feirense, mostrando artes v...
Feira de Santana: vereador Isaías dos Santos critica regulação e dificuldade de transferir pacientes Isaías dos Santos (Isaías de Diogo): lembrou que houve uma audiência pública na Casa da Cidadania, com a presença da Comissão Estadual de Saúde, para...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br