Bahia recebe festival nacional de teatro infantil

Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.

Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana.

Durante o período de 1° a 12 de outubro de 2015, a Bahia recebe 32 espetáculos infantis e juvenis (entre convidados e selecionados) de 13 estados brasileiros na 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs). Realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o evento também conta com cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops.

“O Fenatifs nasceu da vontade de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro infantil brasileiro, o que culminou na organização de um festival de característica plural, com mostras específicas que trazem para o público uma diversidade de artistas e propostas de linguagens que somente em um festival é possível ”, declara Elizete Destéffani, coordenadora geral do 8º Fenatifs.

Abertura

O Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, recebe no dia 01, às 19h, a abertura do Festival. O momento será marcado por um espetáculo inédito que reunirá artistas baianos de circo e teatro, com participação especial da Banda Radioativos. Em seguida, a noite será coroada com a apresentação do projeto “PUMM – Por Um Mundo Melhor”, com um irreverente show de instrumentistas e cantores, que mesclam Rock, MPB e Samba em uma performance que busca, através da música e da ludicidade, fomentar ações e ideias em prol da sustentabilidade, cidadania e valorização da cultura brasileira.

O primeiro dia de programação também contará com oficinas de Circo gratuitas para crianças  a partir e 8 anos e adultos, que serão oferecidas a partir das 14horas  no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os interessados podem se inscrever pelo E Mail: fenatifs.ciacucadeteatro.com.br. 

Programação

O Festival conta com quatro mostras teatrais. Na Mostra Nacional, foram selecionados grupos de Recife (PE), Montanha (ES), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Já na Mostra Interior do Nordeste, grupos de Lauro de Freitas (BA), Campina Grande (PB) e Umarizal (RN) comandam os palcos.

A mostra Jovens Talentos conta com apresentações de companhias de Feira de Santana (BA), Lauro de Freitas (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), Fortaleza (CE), Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), enquanto a Mostra Talentos Mirins recebe espetáculos de grupos de escolas, instituições e Pontos de Cultura oriundos da cidade de Feira de Santana e seus distritos, bem como das cidades do Território Portal do Sertão.

Um dos destaques da programação de 2015 é o espetáculo “Rock’n Lixo – Uma história para reciclar o Brasil”, que se apresenta na Mostra Nacional. A montagem, do Grupo Nova Arte Produções (SP), propõe a reflexão sobre as questões ecológicas através de um musical divertido, que conta com uma banda clássica de rock’n roll com baixo, guitarra e bateria. A peça possui cenário, figurino, instrumentos de percussão e bonecos manipulados confeccionados, quase que em sua totalidade, com materiais reutilizados.

Como atração convidada, a Mostra Nacional também apresenta entre os destaques o espetáculo “CUCO – A Linguagem para bebês”, da Cia Caixa de Elefante (RS). A peça chama atenção por ser pensada para bebês e crianças de 0 a 03 anos, tendo uma poética motivada por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês, o jogo entre o “esconder e o revelar”.

Além de oferecer espetáculos de qualidade ao seu público, o Festival fomenta cultura através das diversificadas e enriquecedoras atividades formativas. Nesta edição, a programação conta com “Oficina de Interpretação e Direção Teatral”, ministrada pelo convidado Ricardo Schöpke, que também estará presente durante todo o festival como crítico e debatedor das Mostras Nacional e Interior do Nordeste.  Também será oferecida a “Oficina Não existe Papel Pequeno”, conduzida pela diretora e atriz baiana Andrea Elia, a “Oficina Laboratório de Sensibilização para Teatro de Animação” pelo grupo convidado Cia Caixa de Elefante do Rio Grande do Sul, além de oficinas de arte circense, mágica e artes com sucata.

Já os bonecos Mamulengos, reconhecido em março de 2015 como Patrimônio Imaterial do Brasil, serão o foco de uma oficina de confecção e montagem ministrada peloMestre Biribinha, que desde 2010 empresta seu nome ao Troféu Biribinha de Teatro, oferecido para todos os grupos e artistas que se apresentam no Fenatifs. E o palhaço Biribinha não só estará presente no festival ministrando oficina como também apresentando o Espetáculo Circo Teatro Mão- Molenga.

A lista completa dos espetáculos e da programação pode ser conferida em  http://www.ciacucadeteatro.com.br.

INGRESSOS

Com o compromisso de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude no estado da Bahia, os ingressos da programação serão oferecidos a preços populares no valor de 12,00 (meia promocional). A programação também conta com apresentações solidárias mediante doação de alimentos e/ou itens de higiene pessoal e apresentações gratuitas para estudantes da rede pública.

Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets  para realização de oficinas de Arte com Sucata.

A organização do Fenatifs prevê que cerca de 16 mil pessoas participem das atividades oferecidas pela programação, alcançando uma meta de 100 mil participantes durante todas edições do projeto.

O Festival tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Agenda

Data: 01/10/2015 até 12 10/2015

Local: Feira de Santana, Tanquinho, Conceição de Jacuípe e São Gonçalo dos Campos

Informações: Cia Cuca de Teatro

Outras publicações

Governo Rui Costa investe R$ 54 milhões no Centro de Reservação Norte de Feira de Santana; obra está em fase de conclusão Vista aérea do Centro de Reservação Norte de Feira de Santana. O Centro de Reservação Norte é um complexo formado por três grandes reservatórios, co...
Espetáculo Noiva da Morte, de Nelson Rodrigues, do grupo de dramaturgia Corporal do CUCA voltará em cartaz Espetáculo Noiva da Morte, de Nelson Rodrigues, do grupo de dramaturgia Corporal do CUCA voltará em cartaz. Devido ao grande sucesso da última tempo...
Feira de Santana e região têm mais de mil empresas cadastradas no Domicílio Tributário Eletrônico Vista aérea da Igreja Senhor dos Passos e Prefeitura Municipal de Feira de Santana, localizadas no centro comercial da cidade. Os contribuintes do I...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br