Afronoise com OQuadro, Africania e Roça Sound apresentam show em Feira de Santana

Cartaz da edição 2015 do Feira Noise.

Cartaz da edição 2015 do Feira Noise.

Seguem a mil os preparativos para a edição 2015 do Feira Noise, festival de artes integradas que é um dos mais conceituados do interior da Bahia. O Feira Coletivo está organizando uma série de eventos de aquecimento, como é o caso do Afronoise, no próximo dia 4 de outubro de 2015, a partir das 17 horas, no Antiquário Pub. Os shows ficarão por conta da banda OQuadro (Ilhéus), além das feirenses Africania e Roça Sound.

O Afronoise é um evento inédito, apesar de ter algumas afinidades com a Sexta Black. Seu diferencial é o leque maior de ritmos africanos, englobando do rap ao afrobeat, do hip hop ao blues, do reggae ao jazz.

Quando a Africania se define como fruto de um “nomadismo artístico em várias regiões do Brasil”, ou OQuadro diz tocar “música preta em constante movimento”, não estão exagerando. As atrações do Afronoise são daquelas que evitam se rotular demais, apreciadas por um público que também não está à procura de rótulos fáceis.

OQuadro é um grupo de rap que abre diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. A originalidade é uma marca do primeiro disco, lançado em 2012 e repercutido por veículos de comunicação como o jornal O Globo, a revista Rolling Stone brasileira e o jornal inglês The Guardian. Das experiências internacionais, as mais recentes são os shows no festival dinamarquês Roskilde e no Club Aventura, em Hamburgo, na Alemanha.

A Africania, banda criada em 2006, participou dos festivais Ressonar e Paralello, ambos na Bahia. Gravou seis discos com influências jazzísticas, de ritmos caribenhos e do psytrance, e hoje é formada por Bel da Bonita (percussão e voz), Pedro Lucas (teclado), Luís Henrique (bateria e voz), Gibran Souza (percussão e voz), Ravel Carvalho (percussões e voz) e Moysés Martins (baixo). Nessa mescla de membros antigos com integrantes novos, todos se aventuram pelo experimentalismo.

O Roça Sound sempre se apresentava na Sexta Black e não poderia faltar no Afronoise. Através do grupo, que explora as sonoridades possíveis entre o reggae e o rap, a cultura sound system está muito bem representada em Feira de Santana, do mesmo modo que a música negra em geral.

Agenda

Quem: OQuadro, Africania e Roça Sound

Onde: Antiquário Pub, Rua General Mendes Pereira 202, Ponto Central, Feira de Santana

Quando: Domingo, dia 4 de outubro, a partir das 17 horas

Outras publicações

Eleições 2016 – Feira de Santana: Angelo Almeida desiste de pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana e diz que partido trabalha com unidade em torno de Zé Neto Angelo Almeida desiste de pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana, e trabalha com unidade política do partido em Feira de Santana. O suplente...
Alta realiza curso de inseminação artificial bovina em Feira de Santana Curso ensina técnicas de inseminação bovina. A Alta – empresa de melhoramento genético – realiza entre os dias 10 a 13 de fevereiro de 2015 o curso ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 13 de dezembro de 2014 O charme da executiva Thais Phromann. A gerente do mall Patio Buriti, Larissa Costa. Duas mulheres maravilhosas Liege Bahia e Christiane Bahi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br