Vereadores debatem implatação do BRT em Feira de Santana

Marcos Antônio dos Santos Lima: "“Quero parabenizar Vossa Excelência porque seu Governo construiu a avenida Nóide Cerqueira, que é uma avenida importante para a nossa cidade, que está trazendo desenvolvimento para nossa cidade. Mas aconteceu a retirada de árvores, plantas e plantas foram tiradas da Nóide, mas colegas vereadores não disseram nada,  porque sabiam que isso precisava acontecer para trazer o progresso para a cidade”.

Marcos Antônio dos Santos Lima: ““Quero parabenizar Vossa Excelência porque seu Governo construiu a avenida Nóide Cerqueira, que é uma avenida importante para a nossa cidade, que está trazendo desenvolvimento para nossa cidade. Mas aconteceu a retirada de árvores, plantas e plantas foram tiradas da Nóide, mas colegas vereadores não disseram nada, porque sabiam que isso precisava acontecer para trazer o progresso para a cidade”.

Beldes Ramos avalia manifestações contra o PT e critica Governo Municipal por implantação do BRT na Avenida Getúlio Vargas

O vereador Beldes Ramos (PT), em discurso proferido na Casa Legislativa, nesta quarta-feira (19/08/2015), fez uma avaliação dos protestos contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e, em seguida, teceu duras críticas ao Governo Municipal em relação ao projeto do BRT de Feira de Santana.

“Por mais que se façam manifestações, por mais que se grite, eu acho que tem que ter um certo respeito ou todo respeito às figuras não só públicas, mas todas as figuras. O que vejo nas redes sociais é uma forma muito agressiva, desrespeitosa, e como foi a questão também da manifestação que colocou lá o ex-presidente Lula vestido de presidiário, quando, na verdade,  nada macula a imagem do ex-presidente, muito pelo contrário, e como ele mesmo diz que o único crime que cometeu foi fazer, justamente, muito bem ao país, principalmente tirar 30 milhões de pessoas da fome”, salientou o petista.

Beldes acrescentou: “quero fazer uma ressalva aqui que hoje me parece que os excluídos da sociedade são os ricos, porque a maioria dos que foram entrevistados era advogado, médico, engenheiro; você não via ninguém do programa Minha Casa, Minha Vida, você não via um pedreiro, você não via nenhuma profissão que não fizesse parte da classe alta”, afirmou.

Com relação ao Governo Municipal, o petista voltou a criticar o projeto do BRT de Feira de Santana, enfatizando que quase 100% da população feirense considera um absurdo a retirada de “mais de 160 árvores” da Getúlio Vargas”. Ele ressaltou que Ricardo Boechat, da Band News FM, disse que “nós estamos tirando de Feira de Santana  um dos maiores cartões postais,  que é avenida Getúlio Vargas”.

O edil afirmou que ainda não conseguiu entender a “insistência do poder público, a teimosia e a capacidade de não tentar dialogar”, para encontrar outro local para implantação do BRT.

Beldes sugere que o BRT seja implantado na avenida Presidente Dutra. “Lá não estaríamos derrubando árvores, a avenida é mais larga, não atrapalharia o trânsito, poderíamos colocar ciclovias sem precisar fazer zigue-zague entre as árvores, faríamos passeios”, justificou Beldes, afirmando que “ainda há tempo do prefeito José Ronaldo não cometer o maior crime da sua vida, que é matar a avenida Getúlio Vargas”.

Em aparte, o vice-líder do Governo, Marcos Lima (PRP), afirmou que não haverá crime nenhum com a implantação do BRT. “Há uma retirada de algumas árvores, que já estão sendo replantadas no Parque e, com certeza, iremos colocar mais árvores, como foram colocadas na avenida Nóide Cerqueira, centenas de novas árvores foram plantadas em Feira de Santana”, disse o edil, acrescentando que a remoção das árvores da Getúlio para o Parque Erivaldo Cerqueira está sendo feita com muito cuidado por uma empresa especializada.

Marcos Lima também defendeu a implantação do BRT na avenida Getúlio Vargas, argumentando que o Governo Municipal fará a obra com base em vários estudos. “Não está sendo feita de forma aleatória não”, afirmou.

Marcos Lima defende BRT

O vereador Marcos Lima (PRP), nesta quarta-feira (19/08/2015), proferiu um discurso, na tribuna da Casa Legislativa,  em  defensa do BRT,  fazendo um contraponto ao pronunciamento do edil Beldes Ramos (PT), em relação à retirada de árvores da avenida Getúlio Vargas.

O vice-líder da bancada de sustentação ao Governo Municipal lembrou que árvores também foram retiradas pelo Governo do Estado para a construção da avenida Nóide Cerqueira.

“Quero parabenizar Vossa Excelência porque seu Governo construiu a avenida Nóide Cerqueira, que é uma avenida importante para a nossa cidade, que está trazendo desenvolvimento para nossa cidade. Mas aconteceu a retirada de árvores, plantas e plantas foram tiradas da Nóide, mas colegas vereadores não disseram nada,  porque sabiam que isso precisava acontecer para trazer o progresso para a cidade”, afirmou.

Marcos Lima garantiu que  o Governo do Município  está preocupado com o meio ambiente. “O nosso Governo Municipal está preocupado em proteger o meio ambiente, mas porque vai retirar algumas árvores para trazer o progresso, algumas pessoas ficam tentando macular, usam artifícios tão baixos, mentirosos, como a imagem da avenida totalmente sem árvores e os ônibus circulando no meio”, disse.

Em aparte, o vereador Isaías de Diogo (PPS) comentou o assunto. “Eu me preocupo muito quando vereadores de oposição vem falar sobre as árvores, pois eu nunca vi nenhum desses jogando um balde de água nessas árvores e em outras,  em momento de seca. A gente precisa usar esta tribuna não para fazer política, mas levar esclarecimentos à comunidade. O BRT é importante para Feira, vai acontecer, é o progresso da cidade. Que bom que o vereador Alberto Nery tem uma mente diferente da do vereador Beldes”, declarou Isaías.

Para Marcos Lima, é importante a presença da oposição, mas não desta forma. “Precisamos de oposição, todo Governo tem que ter, é nossa democracia. Mas devemos falar a verdade, dizer que centenas de árvores serão arrancadas! Criticar é muito fácil, mas precisamos do desenvolvimento. Pessoas já estão sendo convocadas para trabalhar, pessoas que votaram em mim e no senhor agora estão trabalhando. A cidade não pode ter essa cara de cidade pequena, Feira é uma metrópole”, pontuou.

Em aparte, o vereador Beldes Ramos (PT), disse nunca ter mentido. “Eu nunca subi nesta tribuna para mentir, e sim o Governo ao noticiar na televisão de que serão poucas árvores. São 170 árvores, se para o Governo 170 árvores são poucas, a  população não acha isso e está se rebelando contra. Falo do crime que vai acontecer na avenida Getúlio Vargas, uma avenida histórica”, afirmou o petista,  sugerindo a implantação do  BRT no Anel de Contorno ou na avenida Presidente Dutra.

Para Beldes, a implantação na avenida Getúlio Vargas é apenas para dar visibilidade eleitoral ao prefeito, “que se coloca como ‘amiguinho das árvores’;  depois das muitas críticas aí, ele pega idosos, crianças para plantar árvores, mas o amiguinho do meio ambiente deixou que todas as lagoas morressem,  principalmente a do Prato Raso, fora a questão da empresa Sustentare,  que o processo está lá até hoje. Tudo estratégia eleitoral, o BRT vai ser um sistema falido como o SIT,  porque não está sendo pensado, e sim empurrado goela abaixo”, criticou.

Retomando o discurso, o  edil Marcos Lima afirmou não ter chamado  Beldes de mentiroso,  e sim  algumas pessoas que fizeram  postagens nas redes sociais. “Referi-me a algumas pessoas que utilizam a rede social para mentir”, explicou.

O vereador parabenizou o colega petista. “Quero parabenizar Vossa Excelência, que de certa forma reconheceu que o prefeito é a favor do meio ambiente, pois levou crianças para plantar árvores. Tenho certeza  de que no futuro o senhor vai aplaudir esta obra”, disse Marcos Lima.

Lulinha destaca ações do Governo Municipal e enaltece obras do BRT

No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (19),  na Câmara Municipal, o vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (PEN), destacou  as obras que o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM)  está fazendo na cidade de Feira de Santana, inclusive as do BRT.

“O prefeito tem inaugurado muitas obras em Feira de Santana. Ontem (segunda-feira, 18), entregou a passarela na rua Olímpio Vital, que recebeu o nome do saudoso Rubem Alves, ex-presidente do Fluminense, que teve relevante serviço prestado na cidade; à noite, ele  entregou a praça do Cruzeiro, onde acompanhamos junto com secretários e pudemos ver a felicidade dos moradores do bairro. E, hoje pela manhã,  estive com ele no bairro Conceição em reunião com a comunidade”, relatou Lulinha.

Segundo o vereador, estas ações mostram o compromisso que o prefeito tem com a cidade e garantem que José Ronaldo vai ficar na história de Feira de Santana, por ter feito o município  crescer. “O prefeito construiu os viadutos, transformou a cidade, asfaltou ruas, tem obra em todo lugar. Porém, deveria ter mais apoio do Governo do Estado, mais investimento do Governo Federal, pois independentemente de posição partidária é obrigação do gestor fazer sempre mais pelo povo e não é nada de graça, porque pagamos muitos impostos”, pontuou.

Em relação a atual situação do transporte público da cidade, Lulinha afirmou que o prefeito vem buscando melhorar o serviço. “O prefeito já resolveu a situação do transporte em nossa cidade. O BRT, o prefeito conseguiu um empréstimo para fazer, e sabemos que com ele o trânsito vai melhorar. Falam das árvores derrubadas para a obra do BRT, mas não ouvi ninguém falar nada quando árvores e chácaras foram derrubaras para a construção da Nóide Cerqueira e unidades do Minha Casa Minha Vida”, disparou.

Em aparte, o vereador de oposição Edvaldo Lima (PP) questionou a condição de uso dos ônibus que virão para Feira cumprir o contrato emergencial. “É história ou não é que este Governo acabou com as empresas de transporte? Ele está tomando carros de uma cidade e de outra para trazer para Feira, mas são ônibus muito velhos”, reclamou.

Novamente com o uso da palavra,  Lulinha lembrou que Edvaldo já fez parte da base do Governo e, agora,  faz ataques. “Está usando dois pesos e duas medidas. O prefeito fez compromisso de melhorar o transporte e vai cumprir, mas ele não tem culpa se a empresa não cumpriu com o contrato até o final. Está errado o prefeito tentar melhorar o transporte da cidade? Em relação aos funcionários, que muitos questionam, chegaram 270 ônibus e cabe à empresa dizer se vai absorver 70%, 80% ou 90% deles”, finalizou.

Tom defende obras do BRT

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (19), na Casa da Cidadania, o vereador Ewerton Carneiro –  Tom (PTN) defendeu o prefeito José Ronaldo, que vem sendo constantemente criticado pelos vereadores de oposição, em virtude das obras do BRT. Para Tom, as críticas estão semelhantes às feitas na construção dos viadutos.

“Ouvi atentamente o pronunciamento dos vereadores e observando bem, eu percebi que os debates são semelhantes quando da construção dos viadutos. Na oportunidade, disseram que os viadutos eram desnecessários, que era gasto de dinheiro público. E, diante das declarações, eu não poderia deixar de manifestar meu apoio à administração do prefeito e sua ideia do BRT”, ressaltou.

O vereador Tom disse que não sabe o que seria da população feirense hoje sem os viadutos, pois, segundo ele,  a construção destes melhorou muito o trânsito da cidade. O edil  lembrou que quando a Avenida Nóide Cerqueira foi construída, árvores também foram derrubadas. “E, ninguém falou nada. Mas, que bom que a Nóide foi construída, pois ajudou no trajeto de saída e entrada na nossa cidade. Quero deixar claro para os colegas que o benefício está chegando e Feira está crescendo, não é mais uma cidade pequena. O BRT vai ser implantado e depois chegará aos bairros”, afirmou.

Em aparte, o vereador Beldes Ramos (PT), lembrou que o BRT foi um projeto do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, porém em outros moldes. Na sequência, ele questionou aos colegas da base de Governo o objetivo do BRT.

“Eu quero saber quantas vezes o prefeito reuniu os vereadores de bancada para discutir o BRT, antes e durante a realização do projeto. Desafio à bancada que me descrevam o que é o BRT, e se tem ideia que este é um projeto de dentro para dentro, que leva nada a lugar nenhum. O BRT é do centro para a Getúlio. E mais:  vai acabar com a feirinha da Estação Nova. Continuo achando que o BRT é desnecessário e não podemos permitir que o prefeito empurre esse formato ‘goela a baixo’. Entendo quer o BRT é um projeto falido daqui há 10 anos”, pontuou Beldes.

Também em aparte, o edil David Neto (PTN) afirmou que, após ouvir o discurso de Tom, lembrou que graças a seu trabalho hoje  o bairro Rua Nova está com toda a rua principal asfaltada.

Em seguida, a  vereadora Neinha (PMN) disparou contra Beldes. “Feira tem o direito de crescer. Árvore se arranca, mas se planta em outro lugar e ela cresce. Com o BRT, o transporte será bem melhor para a população. Feira cresceu e alguns ainda têm na cabeça que é cidade pequena. Não sei por que tanta dificuldade em aceitar o que será bom para a cidade, enquanto temos muitas outras coisas para a gente se preocupar”, avaliou.

De volta com a palavra, Tom parabenizou o prefeito e informou que o BRT irá contemplar os bairros. “Sou favorável a minha Feira de Santana grande”, finalizou.

Outras publicações

Feira do Livro terá cobertura da TV Olhos D’Água A TV Olhos D’Água, vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai marcar presença na 3ª Feira do Livro com a produção de matérias e...
Confira as fotos do Hotel São Domingos, recentemente inaugurado em Feira de Santana Hotel São Domingos, excelente opção de estada em endereço nobre.Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Feira Hoje Em Feira de Santana o Hotel São...
Feira de Santana: Damha Urbanizadora reúne compradores do Village I para apresentar estágio das obras Damha Urbanizadora reúne compradores do Village I Feira de Santana. Vista da portaria do Village I Feira de Santana. A Damha Urbanizadora, em pa...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br