Vereadora e Bahia Norte debatem na Serin desapropriações de terrenos no trajeto da Via Metropolitana

Reunião de desapropriações de terrenos no trajeto da Via Metropolitana.

Reunião de desapropriações de terrenos no trajeto da Via Metropolitana.

A vereadora Naide Brito (PT) de Lauro de Freitas foi recebida em audiência pelo secretário Josias Gomes na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado para debater a construção da Via Metropolitana – pela Concessionária Bahia Norte -, cujo trajeto passa pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari.

Segundo a vereadora, a obra terá 11 km de extensão, sendo que um trecho de 3 km – nas proximidades do Rio Joanes – já está em construção. “Vim falar sobre as desapropriações de terras, onde vivem moradores da comunidade quilombola de Quingoma, e do Parque São Paulo – em Itinga -, e Capelão, todas localidades pertencentes ao município de Lauro de Freitas. O objetivo é evitar conflitos, o que já está sendo avaliado e negociado”, afirma a vereadora Naide Brito.

O secretário Josias Gomes informou que o Estado está intermediando a relação entre as partes envolvidas, visando conseguir a eliminação de possíveis conflitos de interesses e permitir que a Via Expressa seja construída sem interrupções em seu cronograma.

“A reunião foi esclarecedora sobre os procedimentos adotados para as desapropriações e que isso seja feito com a participação das comunidades envolvidas”, declarou a vereadora ao final da reunião, que contou com a participação de Sérgio Barbosa, Coordenador de Projetos do Sistema de Informação Georeferenciada (SIG) da Concessionária Bahia Norte, e dos técnicos da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes, e Comunicações da Bahia (Agerba), Neomilton Belchote Nogueira, e José Alberto Delgado.

Via Metropolitana – Segundo a Bahia Norte, a Via Metropolitana contempla uma nova ligação entre a Rodovia CIA/Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099), o que reduzirá o tráfego na região central do Município de Lauro de Freitas. Sua implantação, além de melhorar o acesso ao litoral norte e a mobilidade na região, vai induzir ao longo dos seus 11,2 km de comprimento um novo vetor de desenvolvimento, permitindo o planejamento de ocupação adequada do solo ao seu entorno e a criação de um novo acesso à cidade, através da Rua Gerino de Souza Filho.

O trecho será composto de duas faixas por sentido de tráfego e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento das vias. Os usuários contarão com atendimento médico pré-hospitalar e socorro mecânico, tudo isso gerenciado pela Concessionária Bahia Norte, através de um moderno centro de controle operacional. A duração da obra está estimada em 18 meses.

Outras publicações

Bahia pode sediar novo polo multimídia da Sony Pictures Walter Pinheiro em missão oficial busca investimentos para a Bahia. Em missão oficial nos Estados Unidos, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) iniciou ...
DESENBAHIA capta R$ 70,8 milhões na Bahia Farm e bate novo recorde A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) bateu novo recorde em captação de investimentos num único evento. Após ter atingido a marca de R$...
Eleições 2014 – Bahia: ex-prefeito de Feira de Santana retira candidatura a deputado estadual Tarcízio Pimenta desiste de candidatura. Documento encaminhado por Tarcízio Pimenta ao TRE. O médico e ex-prefeito de Feira de Santana Tarcízio ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br