Segunda edição do ‘Recôncavo Jazz Festival’ ocorre em Muritiba

Cartaz do 'Recôncavo Jazz Festival'.

Cartaz do ‘Recôncavo Jazz Festival’.

A cidade de Muritiba irá compartilhar a boa música em agosto, na segunda edição do Recôncavo Jazz Festival. A elegância do jazz e todo o charme da região compõem juntos o cenário ideal para a realização do festival, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto de 2015, na Praça do Bonfim, centro da cidade. O evento aberto ao público traz ao Recôncavo nomes de peso do jazz baiano, além de atrações locais.

De acordo com um dos coordenadores gerais do Festival, Marcus Ferreira, as condições climáticas da noite muritibana serão ingredientes perfeitos para o sucesso do evento. “É um imenso prazer, depois de três anos, voltarmos a realizar o Festival, principalmente em uma cidade que possui uma excelente atmosfera para a música jazz: aconchegante, clima agradável, além de ser um berço da música baiana, através das suas duas filarmônicas centenárias.”

Confirmaram presença nomes como Mondicá, Trio Sine Calmon, Grupo Quaternária (participação Tito Pereira), Banzo Blues, Transcendental, Sexteto 1 de Cada e Beatles ‘N` Jazz.

O prefeito da cidade, Roque Luís Dias dos Santos, disse estar satisfeito com a iniciativa dos produtores do Festival. “Já estava na hora desses eventos culturais serem sediados em Muritiba. Esse era um desejo meu desde 2013. Então, juntou o meu desejo com o projeto do Marcus e do Eric Taller (sócio do projeto). E é obrigação da prefeitura abrir as portas e dar as condições para o evento ser realizado”, afirmou.

Além do palco principal, a cidade serrana será tomada por shows solos de músicos locais. Atenta às novas tendências, a curadoria do festival explora a diversidade do universo do jazz e auxilia na difusão do conhecimento musical promovendo as Master Classes, aulas gratuitas ministradas por músicos participantes do evento e abertas à participação de músicos e estudantes. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Muritiba, o Recôncavo Jazz Festival é realizado pelas produtoras baianas Putzgrillo! Cultura e Ginga P. Culture Business.

Histórico do Festival – Em 2012, o Recôncavo Jazz Festival foi realizado na cidade de Cachoeira, também situada na Região do Recôncavo. Além de Joshua Redman e da Orkestra Rumpilezz, atrações nacionais e locais de fundamental importância para o fortalecimento da cultura do jazz e da boa música no Brasil, integraram os três dias de programação. Grupos baianos de jazz como Mondicá Trio, Saravá Jazz Bahia Sexteto e Retro_Visor, as Filarmônicas Minerva Cachoeirana, Lyra Ceciliana e 25 de Junho e, de Minas Gerais, o renomado baterista Esdra Neném Ferreira, atraíram um público de 12 mil pessoas.

Sobre Muritiba – Localizada no Recôncavo Baiano, à 120km de Salvador, Muritiba é famosa pela tradicional Festa do Senhor do Bonfim. Fundada em 1919, a cidade surgiu com a vinda de exploradores e jesuítas, que atingiram a região próxima a Cachoeira e São Félix escalando a serra, onde construíram um templo e um convento. Os moradores da cidade participaram ativamente nas lutas pela independência; entre os principais se destacam o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves. O major comandava o Batalhão dos Periquitos, formado por 700 homens, entre eles um rapaz valente que se descobriu depois ser mulher; o nome dela era Maria Quitéria. Em 1859, enquanto ainda era uma vila de Cachoeira, o local recebeu o Imperador D. Pedro II, que se hospedou ali e bebeu um copo de água da Fonte dos Padres, antiga principal fonte de abastecimento da cidade.

Agenda

Recôncavo Jazz Festival – 2ª Edição

Atrações: a confirmar

Data: 6, 7 e 8 de agosto de 2015

Local: Praça do Bonfim – Muritiba – Bahia

Recôncavo Jazz Festival 2º edição

Quinta, 06 de agosto

19h – Filarmônica 5 de Março

20h10 – Mondicá Trio                                              

21h30 – Sine Calmon in Concert                        

 Sexta, 07 de agosto

19h – Filarmônica Lira Popular Muritibana

20h10 – Grupo Quaternária (participação Tito Pereira)

21h30 – Banzo Blues

Sábado, 08 de agosto (aniversário de Muritiba)

19h – Transcendental                               

20h10 – Sexteto 1 de Cada

21h30 – Beatles ‘N` Jazz

Outras publicações

CM determina representação contra prefeito de Muritiba ao Ministério Público O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (06/10/2015), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ...
Prefeituras de Muritiba, Igrapiúna e Laje têm contas rejeitadas por extrapolar nos gastos com pessoal O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (24/11/2016), rejeitou as contas das Prefeituras de Muritiba, Igrapiúna e Laje, na gestão de R...
Prefeitura de Murtiba é aprovada com ressalvas Na sessão desta quinta-feira (17/02/2011), o Tribunal de Contas dos Municípios concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração referente às co...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br