Salvador recebe III Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

Cartaz do III Fórum Brasileiro sobre assistência farmacêutica e farmacoeconomia.
Cartaz do III Fórum Brasileiro sobre assistência farmacêutica e farmacoeconomia.
Cartaz do III Fórum Brasileiro sobre assistência farmacêutica e farmacoeconomia.
Cartaz do III Fórum Brasileiro sobre assistência farmacêutica e farmacoeconomia.

A terceira edição do Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (FAFF) será em Salvador. O evento, que acontece de 20 a 23 de setembro de 2015, no Hotel Othon, comemora os dez anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, e tem como tema central a “Ampliação e Qualificação do Acesso a Medicamentos no Brasil”.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do evento (assistenciafarmaceutica.com.br) até o dia 20 de agosto de 2015. O FAFF terá espaços de debate sobre os impactos da política na ampliação do acesso a medicamentos para população brasileira e nos mecanismos de qualificação deste acesso tanto no setor público quanto privado.

Com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e da Universidade Federal da Bahia o evento fará uma ampla reflexão sobre a importância da Política de Assistência Farmacêutica no cenário atual do Brasil. Com este objetivo, visa a atualização dos gestores e profissionais da área de Saúde em diferentes aspectos desta política.

Serão contemplados temas como o financiamento, regulação, redes de atenção à saúde, complexo industrial da saúde, parcerias público-privadas, acesso a medicamentos na atenção primária á saúde, sistemas de informação de saúde, farmacoeconomia, avaliação de tecnologias em saúde, Direito Sanitário, componente especializado da assistência farmacêutica, specialty pharmacy, Saúde Suplementar, monitoramento do horizonte tecnológico e polos de infusão de medicamentos biológicos.

Os debates vão aprofundar o conhecimento sobre estes temas e o impacto deles na ampliação e qualificação do acesso a medicamentos no Brasil. Nesta edição terá como ponto de destaque o Prêmio de Melhor Trabalho Científico, que estimula a produção científica nas áreas de Assistência Farmacêutica, Avaliação de Tecnologia da Saúde e Farmacoeconomia.

O evento contará com mesas redondas como “Qualificação do acesso a medicamentos para o tratamento da esclerose múltipla”, “Acesso a medicamentos no brasil – avanços e perspectivas”, “financiamento da saúde, regulação do mercado e modelos de gestão no setor público e privado” e “Aquisição de medicamentos no setor público e no setor privado brasileiro”.

Entre os cursos, estão “Introdução a Farmacoeconomia”, “Introdução na avaliação de tecnologias em saúde”, “Análise de impacto orçamentário na área de saúde e da assistência farmacêutica”, “Análise de Decisão Saúde” e “Avaliação de Custo – Efetividade”.

No evento estarão presentes nomes como Gabriela Tannus Branco de Araújo, membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR). Gerson Antônio Pianettis, Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais e DOUTOR pela Université de Paris XI em Ciências Farmacêuticas, Giácomo Balbinotto Neto, membro da ISPOR (Chair-elect of the Publications Committee) e do  Conselho Editorial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde, Grazielle Dias da Silva, assessora Chefe do Núcleo de Atendimento à Judicialização em Saúde daSecretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, além dos nomes internacionais que posteriormente serão divulgados.

O evento tem como coordenador organizador e cientifico Lindemberg Assunção Costa. Presidente do Fórum de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, Assunção possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Tem mestrado em Medicina e Saúde na área de epidemiologia clinica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância.

Entre as conferencias previstas estão “Seleção de Medicamentos: Listas, Formulários, Rename e Protocolos Clínicos como Estratégias de Qualificação da Saúde”, “Ampliação e Qualificação do acesso a medicamentos em oncologia: avanços e desafio” e “O papel das Redes de Atenção a Saúde na ampliação e qualificação do Acesso a Medicamentos no Brasil e no Exterior”.

Agenda

Quando: 20 a 23 de setembro

Inscrições: até o dia 20 de agosto – Mais Informações nos site http://www.assistenciafarmaceutica.com.br/inscricoes.php

Onde: Bahia Othon Palace Hotel | Endereço: Av. Oceânica, 2294 – Ondina – Salvador

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário