Salvador: artista visual Ieda Oliveira apresenta exposição ‘A poética do caminhar’, no Museu Eugênio Teixeira Leal

Cartaz da exposição 'A poética do caminhar'.

Cartaz da exposição ‘A poética do caminhar’.

A artista visual Ieda Oliveira apresenta o resultado de sua mais recente incursão no lúdico universo das feiras livres em A Poética do Caminhar – A sorte é cega_Circuito Performático, exposição que será aberta ao público nesta sexta-feira, 31 de julho de 2015, a partir das 18h30, no Museu Eugênio Teixeira Leal – Memorial do Banco Econômico, no Pelourinho. O projeto foi agraciado em 2014 com o Prêmio Arte em Toda Parte, da Prefeitura Municipal de Salvador.

A Poética do Caminhar – A sorte é cega_Circuito Performático reúne fotografias, objetos e registros em vídeo das performances engendradas pela artista, ao longo de junho deste ano, em cinco bairros soteropolitanos – Plataforma, Nordeste de Amaralina, Liberdade, Cajazeiras 10 e Itapuã. Ao chegar a cada localidade, Ieda Oliveira convidava os transeuntes a embarcar em um jogo de acaso e intuição por meio de uma rifa gratuita. Escrevendo seu nome na cartela, os participantes passavam a concorrer a prêmios – grandes balaios com artigos variados, como alimentos, conjuntos de cama, mesa e banho e produtos de limpeza e higiene pessoal.

As gigantes cartelas do Raid das Moças evidenciam o escambo que se estabelece entre a artista e o público e ratificam o interesse de Ieda Oliveira em transpor as fronteiras – físicas, sociais, culturais – atribuídas à arte contemporânea. Em maio deste ano, parte desse processo de criação artística foi exposta em Andando e Dormindo – A sorte é cega_Circuito Performático, que trazia os reflexos da passagem da artista visual e sua proposta de expandir o conceito de alteridade nas cidades do interior da Bahia.

A Poética do Caminhar – A sorte é cega_Circuito Performático fica em cartaz no museu localizado no centro histórico da capital baiana até 28 de agosto.

Doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia/UFBA, é graduada em Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Entre 2002 e 2012, atuou como professora na UFBA. Entre 2011 e 2012, também lecionou na Universidade Católica de Salvador/UCSAL.

Com a série de performances realizadas nas ruas da capital baiana e em cidades interioranas – a exemplo de Me cubra com Lençóis (2015), Forma de bolo (2015), Pedra falsa (2014) e Pista pra vida/Homens de vidro (2001), apresentada na III Bienal do Mercosul, a artista revela seu interesse em revelar aspectos originais do cotidiano baiano e nordestino com a interface transdisciplinar na contemporaneidade, conectando o local ao global.

Já expôs seus trabalhos em 26ª Bienal Internacional de São Paulo, III Bienal da Bahia e II Trienal de Luanda, entre outras exibições coletivas internacionais. Participou de residências artísticas na Kunstlerhaus, em Hamburgo, na Alemanha, e no Taipei Artist Village, em Taiwan. No Brasil, integrou mostras coletivas no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, no Rio de Janeiro, e na galeria SOSO, em São Paulo. Em Salvador, sua obra foi apresentada no Museu de Arte Moderna da Bahia, no Museu da Bahia, no Goethe Institute e na Galeria ACBEU, entre outras.

Atualmente, participa com a obra Sinto muito (2005) da Mostra Nordeste de Artes Visuais, em circulação em vários estados.

Agenda

Exposição: A Poética do Caminhar – A sorte é cega_Circuito Performático, de Ieda Oliveira

Local:  Museu Eugênio Teixeira Leal – Memorial do Banco Econômico. Rua do Açouguinho, 01 – Pelourinho – Salvador

Visitação: 01 à 28 de agosto – seg à sex – 9 às 18h – sab e dom – 13 às 17h

Outras publicações

Cloc Marina residence: excelente opção de moradia em frente a Baia de Todos os Santos Cota Construções, Nova Dimensão e Garcez Engenharia Residence são as construtoras responsáveis pelo empreendimento Cloc Marina Residence, lançado em S...
Legislativo baiano homenageia o artista plástico, César Romero, com o título de cidadão soteropolitano O renomado artista plástico baiano, César Romero, vai ser laureado pela  Câmara Municipal de Salvador com o título de Cidadão da Cidade do Salvador, O...
Sob gestão do Governo da Bahia, CTS antecipa acordo e paga salários de maio dos trabalhadores Metrô de Salvador é operado pela CTS, e encontra-se sob comando do governo do estado. A Companhia de Transporte de Salvador (CTS) efetuou nesta quar...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br