Realizada em Feira de Santana, XXIII Jornada de Cardiologia reafirma necessidade da prevenção

Uma das atividades científicas mais importantes do Nordeste começou na manhã de hoje no Hotel Íbis e reúne especialistas de todo país.

Uma das atividades científicas mais importantes do Nordeste começou na manhã de hoje no Hotel Íbis e reúne especialistas de todo país.

Segundo pesquisas, as doenças cardiovasculares matam entre 300 e 400 mil pessoas por ano no Brasil. Em 2013, as doenças do aparelho circulatório representaram a primeira causa de morte no município de Feira de Santana, de acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS – Ministério da Saúde. Foram registradas na cidade 2.735 hospitalizações e 430 mortes.

Com o objetivo de promover a capacitação e atualização dos profissionais da área que lidam com essa realidade, além de discutir avanços no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares, começou na manhã desta sexta-feira (21/08/2015), a XXIII Jornada de Cardiologia, uma das atividades científicas mais importantes do Nordeste, promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Feira de Santana. Na abertura, estiveram presentes o Secretario de Saúde do Estado, Fábio Villas-Boas e a Secretaria de Saúde do Município, Denise Mascarenhas.

O tema principal foi prevenção. A princípio todas as pessoas podem tomar medidas preventivas para diminuir o risco de doenças cardiovasculares como controlar o colesterol no sangue, a pressão alta e o diabetes, e ainda, priorizar a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. O cardiologista Dr. Luís Beck da Silva Neto, de Porto Alegre, destacou os avanços da Insuficiência Cardíaca.

Paralelo a Jornada também aconteceu o I Simpósio de Fisioterapia Cardiovascular. O evento destacou a importância do atendimento multiprofissional na saúde. “A Fisioterapia é um pilar muito importante tanto na prevenção, quanto no pós-operatório e tratamento. Foi uma iniciativa enriquecedora para nós profissionais e estudantes que participaram”, observa o cirurgião cardiovascular, André Guimarães.

“A promoção da Jornada é muito importante justamente para promover debates e atualizações sobre as doenças cardiovasculares. Aqui é possível identificarmos problemas e apontar possíveis soluções, buscando avanços que beneficiem a saúde da população”, pontuou Dr. Edval Gomes, presidente da SBC – Feira de Santana.

A XXIII Jornada de Cardiologia prossegue até amanhã (22), quando acontecem discussões de casos clínicos, além de amplo debate sobre doença arterial coronariana.

Outras publicações

Advogado natural de Feira de Santana, Edson Góe tem projeto selecionado e reconhecido pelo prêmio Innovare Edson da Silva Góes Junior, João Batista dos Santos Figueiredo e Noélia Borges Maia. O advogado Edson da Silva Góes Junior profissional inscrito na ...
Feira de Santana adere ao ‘Maio Amarelo’ em parceria com o Detran Maio Amarelo. Dando continuidade às ações do movimento "Maio Amarelo", a equipe da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 01 de abril de 2014 Sylvia Oliveira, Vanessa Pinho e Elizama Bahia, soc ialmente. As atrações da Feijoada No dia 12 de abril, estaremos realizando a 22ª. Feijoada do L...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br