Promovido pela Prefeitura de Andaraí, edição 2015 do Festival de Igatu reúne destacados nomes da música nacional

Cartaz da edição 2015 do festival de Igatu.

Cartaz da edição 2015 do festival de Igatu.

Margareth Menezes participa da edição 2015 do Festival de Igatu.

Margareth Menezes participa da edição 2015 do Festival de Igatu.

Banda 14 Bis participa da edição 2015 do Festival de Igatu.

Banda 14 Bis participa da edição 2015 do Festival de Igatu.

O Festival de Igatu, reconhecido como um dos mais importantes eventos musicais do estado da Bahia, ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto de 2015, em Andaraí, Chapada Diamantina.

Com o tema “Arte que brota das pedras. É tempo de ser feliz, de fazer o bem!”, o evento conta com destacados artistas da música brasileira a exemplo de Margareth Menezes, Alex Cohen, Márcio Mello e Jorge Vercillo, e grupos musicais com projeção nacional, a exemplo da Confraria da Música e da Banda 14 Bis.

Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, comemora antecipadamente o sucesso do evento informando sobre o elevado índice de ocupação de hotéis e pousadas para o período do festival. “As pessoas reservaram hospedagem na cidade de Andaraí e na sede do distrito de Igatu – local do festival, além das cidades de Mucugê e Lençóis, esse elemento dimensiona o festival como um evento regional da Chapada Diamantina”, declara entusiasmado.

Regresso ao tempo

O Festival de Igatu ocorre na sede do distrito homônimo, no Município de Andaraí. A localidade possui casarios históricos feitos de pedra, que remetem ao século XIX, resquício da época do ciclo do diamante na região da Chapada Diamantina.

O aspecto bucólico combinado com clima ameno faz com que os visitantes regressem no tempo, e realizem uma conexão física e espiritual com o antepassado histórico do povo baiano.

Programação

Quinta-feira (27/08)

Denominada de Quinta Cultural, ocorre a partir das 20 horas de quinta-feira a abertura oficial do festival, também na quinta-feira, os moradores do município de Andaraí exibem a cultura local, por meio de apresentações de artistas, envolvendo canto, dança, poesia, teatro. Artistas de municípios vizinhos também são convidados a participar da programação.

Abertura Oficial (20h)

Um encontro sideral – Nuca (20:30h)

Andaraí em Sarau Pop (22h)

Sexta-feira (28/08/2015)

Na sexta-feira, a partir das 20:30 horas, ocorre as apresentações da Confraria da Música, Márcio Mello, e Margareth Menezes com o show ‘Para Gil & Caetano’.

Sábado (29/08)

Para o sábado foi programada apresentação da Camerata Opus Lúmen da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A apresentação ocorre na histórica e bela Igreja de São Sebastião. Edgar Neto, coordenador do Festival, avalia que o evento será o diferencial da edição 2015 em relação aos anos anteriores. “É maravilhosa. Agradará quem gosta da boa música”, avalia.

À noite, a partir das 20 horas, na praça principal de Igatu, ocorre as apresentações da Banda 14 Bis e Jorge Vercillo. O festival é encerrado com a apresentação de Alex Cohen.

Promoção e apoio

O Festival de Igatu é promovido pela Prefeitura Municipal de Andaraí, e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Turismo e da Bahiatursa, agência de estadual de fomento ao turismo.

Saiba +

Confira a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/festivaldeigatuoficial

Consulte o site da Prefeitura de Andaraí para maiores informações: http://www.andarai.ba.gov.br/

Confira vídeos com depoimentos dos artistas




Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br.