Prefeitura de Salvador lança programa que facilita entrega voluntária de material reciclável

Com coordenação da Secis, ação contará com instalação de 200 pontos de entrega em diversos pontos da cidade.

Com coordenação da Secis, ação contará com instalação de 200 pontos de entrega em diversos pontos da cidade.

A população de Salvador vai contar, a partir desta quarta-feira (12/08/2015), com mais pontos de entrega de material reciclável espalhados por toda a cidade. Coordenado pela Secretaria de Cidade Sustentável (Secis), o Programa de Coleta Seletiva foi lançado pela Prefeitura nesta terça-feira (11), na sede da cooperativa de reciclagem Coopcicla, na Sete Portas. Nessa primeira fase do programa, serão instalados a partir de hoje 50 pontos de coleta que poderão receber qualquer material reciclável, com capacidade de até 2,5m³ cada. O programa conta também com um aplicativo para celulares com informações detalhadas aos cidadãos sobre os pontos de coleta do material.

“Recentemente estivemos em Roma em uma reunião com o papa Francisco, que tratou da encíclica ‘Laudato Si’, sobre a relação entre a ecologia e as questões sociais. Na ocasião, percebemos que Salvador vem dando passos largos na área da sustentabilidade, com ações como o Verde Perto, o Carnaval Sustentável e agora a ampliação dos pontos de coleta seletiva”, destacou o prefeito ACM Neto, durante discurso. O prefeito salientou também que, como a implantação do sistema de coleta seletiva é cara, a Prefeitura tem buscado construir parcerias criativas e a participação da iniciativa privada é fundamental nessa iniciativa.

“Além disso, esperamos assinar em breve com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) um convênio para instalação de um programa de universalização da coleta seletiva na cidade, fazendo a ação de porta em porta. Enquanto isso, vamos investindo na conscientização do cidadão, que deverá ter uma atitude proativa e ajudar a cidade na conservação do meio ambiente”, complementou o prefeito, acompanhado também da vice-prefeita Célia Sacramento, do presidente da Limpurb, Tiago Correia, do presidente da Coopcicla, Edson Cabral, de demais autoridades e dos cooperativados.

A entrega voluntária já poderá ser feita esta semana em Nazaré (em frente ao Colégio Salesiano); Barbalho (Colégio ICEA); Dois de Julho (Praça General Inocêncio Galvão); Brotas (Escola Estadual Luiz Viana); Campinas de Brotas (próximo ao cemitério Jardim da Saudade); Dique do Tororó (Avenida Vasco da Gama, próximo à Arena Fonte Nova); e Campo Grande (em frente ao Teatro Castro Alves). Aos poucos, outros contêineres serão instalados em áreas como São Caetano, Ribeira, Liberdade, Barra, Federação, entre outros.

Funcionamento 

O investimento total no programa é de R$ 2 milhões. Serão 150 contêineres, chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), até o final deste ano, e a meta é alcançar 200 em 2016. A recomendação é que o material seja levado limpo, evitando, portanto, a incidência de insetos. Podem ser levados aos postos de coleta papel, metal, plástico e vidro, todos secos.  A coleta ficará a cargo da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que encaminhará o material para seis cooperativas – Coopcicla, Caec, Camapet, Canore, Cooperbari e Cooperbrava. Os caminhões usados nessa operação só carregarão o material reciclável, não sendo utilizado, portanto, para coleta de outros resíduos.

“O próprio cidadão será responsável pela separação do material em casa para levar aos PEV’s. Para facilitar o processo, optamos por uma separação mais simples entre resíduo seco e resíduo úmido. Ou seja, em casa, tudo o que é reciclável o cidadão pode colocar em uma lixeira e o material úmido que poderá servir para compostagem poderá ir para outra lixeira. O material reciclável deverá ser levado até o ponto de coleta e o montante será transportado pela Prefeitura para as cooperativas, que vão triar o material e, a partir daí, gerar emprego e renda na indústria de transformação desse material”, explicou o secretário da Secis, André Fraga.

Na ocasião também foi mostrada as novas instalações da Coopcicla, que recebeu melhoria da estrutura e troca do maquinário, numa parceria firmada com a Coca-Cola no valor de R$ 300 mil. Além da reforma no telhado, muros e pintura, foram adquiridos novos equipamentos, a exemplo de esteira e prensas. “Isso tudo é muito bom, vai melhorar bastante o trabalho que fazemos todo o dia. Nós pedíamos um maquinário como esse, mas só acreditamos quando vimos aqui e ficamos muito contentes. Daqui pra frente vai melhorar mais e mais a rotina”, ressaltou a cooperativada Jacilene Oliveira.

Ao lado da diretora do Instituto Coca-Cola, Daniela Redondo, a gerente de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, Deraldina Ramos, ressaltou a satisfação em apoiar uma iniciativa como esta e que a instituição revelou interesse em dar andamento ao projeto, com a entrega do maquinário à Coopcicla. “Entendemos que, com isso, os catadores terão melhoria na própria renda, o que resulta em um impacto social bastante positivo. Também estamos iniciando hoje o projeto Reciclando e Aprendendo, que será realizado em algumas escolas municipais e cujo material levado pelos alunos será destinado às cooperativas”.

Aplicativo – Está disponível para Android e IOS o aplicativo “Coleta Seletiva Salvador”, através do qual será possível consultar pontos mais próximos para entrega de material reciclável. O app conta também com locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda e cacarecos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos velhos, com até 2m³. Já está aberto o ecoponto localizado atrás do Hiperposto, de segunda a sábado, das 7h às 17h. Estão em obras as estruturas que funcionarão no Vale das Muriçocas e Curralinho.

Outras publicações

Falhas de segurança são provável causa de acidente fatal em obra da Embasa em Salvador O acidente de trabalho que resultou na morte de dois operários e de um homem que tentou resgatá-los na manhã da última quarta-feira (18/06/2014) foi c...
Greve dos funcionários da prefeitura de Salvador é mantida e governo emite nota Funcionários públicos de Salvador mantêm greve. Prefeitura e servidores marcam reunião para discutir nova proposta de reajuste  Os servidores munic...
UNEB começa a inscrever para cursos de Inglês e Francês O Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) do campus I da Uneb, em Salvador, abre inscrições, nesta segunda-feira (07/02/2011), para novas turmas dos cursos...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br