Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Dendê é apresentado pela Setur

Vista aérea da Costa do Descobrimento, Bahia. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Vista aérea da Costa do Descobrimento, Bahia. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Encontro para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa do Dendê foi realizado nesta quinta-feira (20/08/2015), em Barra Grande, município de Maraú, um dos principais destinos indutores de turismo na Bahia, localizado a 425 quilômetros de Salvador.

A iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) teve o intuito de apresentar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e construção coletiva do documento, realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano.

O Pdits visa propor ações para o turismo sustentável em curto, médio e longo prazo e estabelece as bases para a definição de ações e prioridades, após várias rodadas de oficinas públicas de debate. O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

O secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, destacou a importância do planejamento. “Os planos são fundamentais para a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo e aplicação em projetos nos municípios. Neste momento, o Estado dá apoio para que as zonas turísticas construam ou atualizem seus planejamentos visando à melhoria de cada região”, explicou. A Setur já atuou na elaboração dos Pdits das costas do Cacau e dos Coqueiros. As próximas zonas turísticas a serem contempladas serão Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Caminhos do Oeste.

Participaram do encontro o superintendente de Investimento em Polos Turísticos (Suinvest), Fernando Ferrero, juntamente com equipe de técnicos da Setur, além do presidente da Câmara do Turismo da Costa do Dendê, Júlio Oliveira, a prefeita de Maraú, Maria das Graças Viana, e representantes dos municípios.

A Costa do Dendê é composta pelos municípios de Boipeba, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Morro de São Paulo, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Valença. Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.

Outras publicações

Aleluia sugere título de Amigo da Onça da Bahia para Lula “O ex-presidente Lula merece o título de 'Amigo da Onça da Bahia'. E, pelo jeito, a sua sucessora Dilma Roussef vai no mesmo caminho. Também quem tem ...
MPF ajuíza ação para recuperar e conservar a APA Gruta dos Brejões, em Morro do Chapéu Ministério Público Federal - (MPF). A ação foi proposta contra o Estado da Bahia, a União, o Iphan, o Ibama, o ICMBio e o município, com o objetivo ...
OAB Bahia – Eleições 2015: Chapa Coragem pra Renovar 77, de Carlos Rátis, ganha cada vez mais adeptos Candidato a presidente, Carlos Rátis recebe apoio. Mais de uma centena de advogados baianos participaram, na noite desta segunda-feira (19/10/2015),...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br