Plano de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Dendê é apresentado pela Setur

Vista aérea da Costa do Descobrimento, Bahia. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Vista aérea da Costa do Descobrimento, Bahia. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Encontro para validação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits) da Costa do Dendê foi realizado nesta quinta-feira (20/08/2015), em Barra Grande, município de Maraú, um dos principais destinos indutores de turismo na Bahia, localizado a 425 quilômetros de Salvador.

A iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) teve o intuito de apresentar o planejamento turístico para a região, resultado de oficinas públicas de debates e construção coletiva do documento, realizadas com representantes dos municípios desta zona turística, durante um ano.

O Pdits visa propor ações para o turismo sustentável em curto, médio e longo prazo e estabelece as bases para a definição de ações e prioridades, após várias rodadas de oficinas públicas de debate. O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

O secretário de Turismo do Estado, Nelson Pelegrino, destacou a importância do planejamento. “Os planos são fundamentais para a captação de recursos federais junto ao Ministério do Turismo e aplicação em projetos nos municípios. Neste momento, o Estado dá apoio para que as zonas turísticas construam ou atualizem seus planejamentos visando à melhoria de cada região”, explicou. A Setur já atuou na elaboração dos Pdits das costas do Cacau e dos Coqueiros. As próximas zonas turísticas a serem contempladas serão Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento e Caminhos do Oeste.

Participaram do encontro o superintendente de Investimento em Polos Turísticos (Suinvest), Fernando Ferrero, juntamente com equipe de técnicos da Setur, além do presidente da Câmara do Turismo da Costa do Dendê, Júlio Oliveira, a prefeita de Maraú, Maria das Graças Viana, e representantes dos municípios.

A Costa do Dendê é composta pelos municípios de Boipeba, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Maraú, Morro de São Paulo, Nilo Peçanha, Presidente Tancredo Neves, Taperoá e Valença. Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.

Outras publicações

Eleições 2014 – Bahia: deputado Joseildo Ramos diz que projeto de governo do DEM inclui privatização da Embasa Joseildo Ramos: “Está na cartilha deles. Assim fizeram em São Paulo, onde a população sofre com a crise de abastecimento de água por conta da falta d...
Salas de cinema da Bahia exibem filme ‘A Coleção Invisível’ em sessões com audiodescrição para deficientes visuais Cena do filme ‘A Coleção Invisível’. Com o objetivo de difundir a cultura da forma mais ampla possível, a produção do filme A Coleção Invisível real...
Biblioteca pública da Bahia recebe doação do Grupo A Tarde Próximo à comemoração dos seus 199 anos, em 13 de maio, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) já recebeu aproximadamente três mil livros doad...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br