Obras do BRT nas principais avenidas de Feira de Santana começam em setembro de 2015, anuncia prefeito José Ronaldo

Prefeito José Ronaldo de Carvalho diz que Avenida Getúlio Vargas contará com oito estações do Sistema BRT.

Prefeito José Ronaldo de Carvalho diz que Avenida Getúlio Vargas contará com oito estações do Sistema BRT.

A Avenida Getúlio Vargas contará com oito estações do Sistema BRT. A maioria delas será construída em trechos onde atualmente existem retornos e na área do Espaço Marcus Moraes – que será remanejado para outro local. Esse foi um dos pontos apresentados ao prefeito José Ronaldo de Carvalho durante visita técnica aos locais que vão sofrer intervenções de mobilidade urbana, na manhã desta segunda-feira (10/08/2015).

As obras nas principais avenidas da cidade começarão no mês de setembro, período em que cessam as chuvas na região. O gestor municipal esteve acompanhado pelos secretários José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano); Justiniano França (Serviços Públicos); e Ozeny Moraes (Gestão e Convênios); pelo superintendente de Trânsito, Francisco Júnior; diretor da Comissão Especial de Obras do BRT, José Marcone Paulo; e técnicos da empresa Via Engenharia.
Foram visitados, além da avenida Getúlio Vargas, trechos das avenidas Nóide Cerqueira e Ayrton Sena. As intervenções incluem a construção de estações, terminais, trincheiras, túneis e implatação de rede de drenagem. O projeto de mobilidade urbana, integrado ao BRT, inclui ainda o asfaltamento de ruas nas adjascências nos locais contemplados pelas obras.
O prefeito José Ronaldo ressalta que os estudos estão sendo feitos com muito critério. “As estações da Getúlio Vargas, por exemplo, serão construídas em sua grande maioria em locais onde não existem árvores. Serão tirados alguns retornos e abertos cruzamentos”, explicou.
 
Projeto BRT
Autorizada pelo governo da União através do Ministério das Cidades, o projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal e custará aos cofres municipais R$ 86 milhões. Os ônibus do BRT local serão programados para circular em 9,5 quilômetros de vias expressas, tendo como corredores principais as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas, onde também serão construídas mais duas estações de transbordo.
Com vistas a dar mais fluidez ao trânsito nas artérias por onde passará o novo sistema de transporte público, os cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas com a Maria Quitéria, e a Maria Quitéria com a Presidente Dutra vão receber a implantação de passagens de nível.
Estas intervenções demandarão serviços complexos de drenagem, cuja tecnologia utilizada pela engenharia civil não causará nenhum transtorno ao cotidiano da cidade. A drenagem sairá da Avenida João Durval Carneiro, passando pela Maria Quitéria, Avenida Sampaio e a rua Marechal Deodoro, desaguando na Estação de Tratamento da Embasa.
Enquanto a Avenida Getúlio Vargas ganhará, por sob suas árvores, espaços de convivência social com banquinhos, brinquedos e jogos para crianças e adultos, a Avenida Maria Quitéria receberá, por entre o seu canteiro central,  uma ciclovia com traçado sinuoso.

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