Novo teste ajuda aumentar as chances de fertilização in vitro

Exame ERA ajuda avaliar o tempo exato para a implantação do embrião ao útero.

Exame ERA ajuda avaliar o tempo exato para a implantação do embrião ao útero.

Estima-se que no Brasil, mais de 270 mil casais em idade fértil tenham dificuldade em engravidar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras sociedades científicas, entre 8% a 15% dos casais têm algum problema de infertilidade. Este fator está relacionado a diversos motivos, mas um dos principais é com a alteração do endométrio.

A implantação e o desenvolvimento do embrião depende basicamente da interação com o endométrio, mas para isso é necessário que o embrião esteja em boa qualidade e o endométrio esteja receptivo e em boas condições (espessura de 7 mm à 14 mm). Em uma gestação espontânea, por exemplo, após a fecundação o ovário produz o hormônio progesterona, no qual irá transformar o endométrio receptivo ao embrião. O tempo que ele levará para se implantar é chamado de “janela de implantação”. Caso o embrião chegue antes ou depois de 24h a no máximo 48h nessa “janela”, a implantação não ocorre.
Já durante a Fertilização In Vitro é simulado o ciclo menstrual da mulher e a transferência do embrião ocorre nessa janela, coincidindo com os dias de uso da progesterona. Porém algumas pacientes apresentam um descolamento da janela, ocorrendo à falha de implantação.

Pensando na dificuldade desses casos, a empresa IGENOMIX desenvolveu o teste ERA – Endometrial Receptivity Array, que avalia se o endométrio está ou não receptivo, determinando o dia ideal para transferir o embrião ao útero.

A ferramenta utilizada é altamente sensível e capaz de analisar 238 genes que são relacionados com o estado de recepção do endométrio do ponto de vista molecular, oferecendo precisão nos resultados comparados aos outros exames.

O ERA pode ser realizado de duas formas, com medicamento, que do ponto de vista dos especialistas esse é um método mais eficaz, pois permite o controle do tratamento. E natural, que não há indução hormonal para o preparo do endométrio. A decisão sobre a forma do procedimento fica a critério da paciente.

A clínica de reprodução humana Mater Prime vem aplicando esse procedimento, onde obteve uma grande taxa de sucesso com a realização do exame aos seus pacientes para tratamentos de fertilização in vitro após a eficácia do procedimento. No entanto, apesar de oportuno, o teste ainda está em fase de pesquisa e atualmente é aplicável somente em pacientes que apresentarem:

Pelo menos duas ou mais falhas de implantação de embriões de boa qualidade;

Pacientes com endométrio normal ao ultrassom.

Graças ao sistema computadorizado, o exame permite uma sensibilidade de 99,7% e especificidade de 88,5% nos resultados, justificando o sucesso do ERA.

Pesquisa do exame ERA

O estudo sobre o tratamento foi publicado em 2011 e mostrou que 76% das mulheres que apresentavam falhas prévias de implantação do embrião, apresentavam a janela de implantação normal. Cerca de 20% das pacientes mostravam um endométrio pré-receptivo, já 6% delas pós-receptivo. Das pacientes com resultado não-receptivo, quase 90% tiveram um resultado receptivo após a segunda biópsia do teste.

Apesar de ser um teste em desenvolvimento, a prática tem ajudado muitas pacientes que são subestimadas a Fertilização In Vitro, mostrando que, cada vez mais, há esperança da realização de um sonho.

Outras publicações

Com investimento de R$ 90 milhões, governador Rui Costa entrega Hospital Geral do Estado 2 Secretário Fábio Vilas-Boas visita instalações internas do Hospital Geral do Estado 2. O governador Rui Costa entrega à população baiana o Hospital ...
Feira de Santana: cardiologista realiza palestra sobre desafios do coração Médico Joberto Sena palestra sobre cardiologia. “Desafios do Coração” é o tema da palestra do cardiologista Joberto Sena, diretor do Departamento de...
Salvador: governador Rui Costa inaugura Câmara de Conciliação da Saúde para atender a demandas da área A Câmara de Conciliação de Saúde (CCS) será inaugurada nesta sexta-feira (25/11/2016), às 18h30, no posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) d...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br