MPF firma diversas parcerias na capital e no interior da Bahia em apoio a campanha ‘Dez Medidas Contra a Corrupção’

Apresentação das Dez Medidas no auditório da FTC em Itabuna. O objetivo das reuniões é divulgar a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção” e conseguir mais apoiadores para atingir a meta de 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

Apresentação das Dez Medidas no auditório da FTC em Itabuna. O objetivo das reuniões é divulgar a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção” e conseguir mais apoiadores para atingir a meta de 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

Durante esta semana, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) realizou diversos eventos e reuniões com o intuito de divulgar e conseguir apoiadores para a campanha ‘Dez Medidas Contra a Corrupção’. A reunião de hoje, 21 de agosto de 2015, foi com o diretor do Foro da Justiça Federal na Bahia, na sede localizada no bairro de Sussuarana, em Salvador/BA.

Na última quarta-feira, 19 de agosto, aproximadamente 300 pessoas compareceram ao auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna/BA. Autoridades, alunos e representantes de várias entidades civis e religiosas participaram do evento, realizado pelo MPF em Ilhéus/BA. No local, havia stand para coleta de assinaturas e cerca de 500 formulários foram distribuídos. Além disso, novas parcerias foram firmadas.

No mesmo dia, houve reunião com a diretoria da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (Ceadeb). O encontro ocorreu na sede da Ceadeb, localizada na capital baiana, e reuniu 20 pessoas. A Convenção garantiu apoio à campanha, prontificando-se a colaborar com a coleta de assinaturas e divulgação em programas de rádio, por meio de spots e entrevistas.

O MPF em Vitória da Conquista/BA organizou visitas à Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), também no dia 19 de agosto. Os procuradores Roberto Sampaio e André Viana participaram dessas visitas e apresentaram a campanha para lideranças locais, representantes da Igreja Católica – no dia 16 de agosto – e da Maçonaria, em reunião ocorrida em 17 de agosto na sede do MPF no município. Encontros com outras lideranças locais estão sendo agendadas em busca de novos pontos de coleta de assinaturas.

Atualmente, em Vitória da Conquista, já estão confirmados stands, em horário comercial, na Praça 9 de Novembro, localizada no Centro; na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, localizada na Rua Pastor Valdomiro de Oliveira nº 370, bairro Candeias; e na Uesb, junto aos Centros Acadêmicos.

Reuniões divulgadas

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT/BA) também unirá esforços ao MPF/BA em apoio às“Dez Medidas Contra a Corrupção”. A colaboração do tribunal à campanha foi formalizada na quinta-feira (20), às 12h30, no Fórum do Comércio, em Salvador, mediante divulgação de carta de apoio conjuntamente com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra5), com indicação dos postos de coleta no próprio Tribunal e prédio das Varas do Trabalho. Clique aqui para saber mais.

Com o intuito de solicitar o apoio da mídia e de entidades civis e religiosas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, o MPF em Paulo Afonso/BA, por meio da procuradora da República Analu Paim Cirne, realizou reuniões nos dias 18 e 19 de agosto. Nos encontros, a campanha foi apresentada aos representantes de alguns desses grupos, com intuito de obter o auxílio na divulgação e coleta de assinaturas.

Nas reuniões, repórteres; representantes da Assessoria de Comunicação da Faculdade Sete de Setembro (Fasete) e dos universitários de Paulo Afonso; a Loja Maçônica União do São Francisco; os Sindicatos dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia/BA); de Saúde de Paulo Afonso e 10ª Região; e dos Vigilantes do Estado da Bahia; a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; a Sociedade Espírita Joana de Angelis; e a Igreta Batista Nova Aliança demonstraram apoio à causa e firmaram parceria para colaborar com a divulgação e coleta de assinaturas. Clique aqui para saber mais.

Dez Medidas

A campanha busca 1,5 milhão de assinaturas para aprovar as propostas de mudanças legislativas para aprimorar o combate a corrupção no Brasil. As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional, propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no Brasil.

As medidas pretendem, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Outras publicações

Eleições 2014 – Bahia: Paulo Souto: “Não sou contra a ponte Salvador/Itaparica” Paulo Souto na Tudo FM. “Nunca disse que era contra a ponte Salvador/Itaparica”, afirmou o candidato a governador, Paulo Souto, da coligação “Unidos...
Ferrovia de Integração Oeste-Leste recebe novos lotes de trilhos Trilhos da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL). Mais dois navios com trilhos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) atracaram no Porto...
Audiência Pública sobre a UFNB reúne mais de 500 pessoas na Assembleia Legislativa da Bahia Políticos realizam debates sobre criação de universidade na Bahia. “Essa é uma oportunidade única de lutar por uma universidade que esteja no nosso ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br