Indústria debate crescimento, investimentos e desenvolvimento na Bahia

Evento organizado pelo jornal Correio e Fieb reúne especialistas para debater formas de financiar o setor produtivo.

Evento organizado pelo jornal Correio e Fieb reúne especialistas para debater formas de financiar o setor produtivo.

O jornal Correio e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) vão promover o seminário “Indústria Forte”. A proposta é reunir especialistas nacionais, empresários, líderes do setor e autoridades públicas (veja programação abaixo) em busca de soluções para o setor produtivo. O evento para convidados ocorrerá na segunda-feira, 31 de agosto de 2015, das 8h30 às 14h, no auditório da Fieb.

O debate terá como cenário os números da atividade industrial traçados pelo IBGE que mostram que a produção industrial cresceu 0,4% em 2011, encolheu 2,3% em 2012, expandiu 2,1% em 2013 e diminuiu 3,1% em 2014. A média desses quatro anos foi negativa. De junho de 2014 a junho de 2015, a produção física foi 6,3% menor que no mesmos período  anterior. Por sua vez, o mercado externo traz sinais pouco claros. O dólar valorizado barateia os produtos Made in Brasil; porém, o saldo comercial só melhorou porque a importação caiu 19,5% neste ano, enquanto a exportação caiu 15,5%.

O seminário terá três palestras que irão abrir os painéis de debate. A primeira, com o presidente da Inter B. Consultoria Internacional de Negócios, Claudio Frischtak. Ele irá destacar as “Perspectivas de Financiamento para a Retomada do Investimento Produtivo”. Em sua fala, Frischtak fará avaliação do atual cenário internacional e nacional, os desafios da indústria para a retomada do seu protagonismo na economia brasileira e as fontes de financiamento para recuperação do setor produtivo. Participam do primeiro painel “O papel das instituições de fomento no financiamento” o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o diretor de Competitividade e Tecnologia da FIESP, José Ricardo Roriz, o presidente do BNB, Marcos Holanda, o senador Antonio Anastasia e Claudio Frischtak.

O economista Samuel Pessoa, sócio da Reliance Consultoria e ex- chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), terá como tema de sua palestra “Alternativas de Financiamento para a Indústria”. Participam do segundo painel “O Papel do Mercado de capitais e outros mecanismos de crédito”, o presidente da FIEB, Ricardo Alban, o presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Magalhães Junior, Marcelo Lyra, vice-presidente de relações institucionais, comunicação e desenvolvimento sustentável da Braskem e Samuel Pessoa.

O evento será encerrado com palestra-almoço do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O seminário Indústria Forte é organizado pelo jornal Correio e da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e tem o patrocínio da Braskem e o copatrocínio de Suzano Papel e Celulose, Banco do Nordeste e Oxiteno.

Sobre o jornal Correio

Maior jornal da região Nordeste, o Correio, título pertencente à Rede Bahia é o líder em circulação paga em seu estado.  A sua versão web, Correio24horas, é a mais acessada da região, com maior número de visitas. Impresso, digital e Internet são auditados pelo IVC.  Em hábitos de leitura, as pesquisas quantitativas do instituto Ipsos-Marplan apontam que, na Bahia, é o diário que tem mais leitores, a preferência de todas as faixas etárias, o maior índice de leitura em qualquer dia da semana e o maior número de leitores exclusivos.

Outras publicações

Financiamento através do Credibahia deve chegar a R$ 28 milhões em 2011 Após o recorde de R$ 26,5 milhões em aprovação de financiamentos, alcançados no ano de 2010 com o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (Crediba...
Bahia sedia evento internacional sobre Nota Fiscal Eletrônica Desta terça (04/05/2010) até a próxima quinta-feira (6), a Bahia, através da Secretaria da Fazenda, sedia reunião do Centro Interamericano de Administ...
Proposta orçamentária da Bahia para 2016 prevê aumento de 6,5% Assembléia Legislativa da Bahia. O Projeto de Lei Orçamentária Anual da Bahia para 2016 prevê um aumento de 6,5% em relação ao orçamento deste ano. ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br