Grupo de Nova Iorque realiza dois concertos gratuitos em Salvador

International Contemporary Ensemble.

International Contemporary Ensemble.

Elogiado coletivo novaioquino que propõe “novo modelo de para um novo século” se apresenta no bairro do Santo Antonio e no Espaço Xisto Bahia.Criado em 2001 dentro de um ônibus a caminho de Chicago, o ICE – International Contemporary Ensemble é um coletivo de 33 músicos norte-americanos interessados em investigar a música de concerto contemporânea e propor “um novo modelo para um novo século: uma organização modular e inovadora, dirigida por artistas, capaz de transformar novas ideias em música nova e música nova em novas ideias”, como explica o site do grupo.

O Música de Agora na Bahia promove dois concertos do ICE em agosto dentro da terceira edição dos seus seminários. O MAB tem patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural.

Coletivo de até 33 músicos que se dividem em módulos de acordo com a ocasião, o ICE é descrito pelo New York Times como “um dos mais talentosos e ousados grupos da nova música”.

Com um repertório que alcança 500 composições de novos autores, o ICE se apresenta desde em salas de concerto até em espaços de cultura alternativa, dialogando com as mais variadas vertentes da música contemporânea.

De acordo com seu material de divulgação, o ICE pode se apresentar tanto como um laptop um clube noturno, quanto como um grupo de câmara em uma instalação em um galeria de arte ou mesmo com um grande número de músicos em uma sala de concerto.

Em Salvador, o ICE fará dois concertos, com formatos descontraídos, nos dias 22 e 23, no Oliveira’s (Santo Antônio) e no Piso C do Teatro castro Alves, além de oficinas para compositores e instrumentistas.

Desnecessário dizer que a oportunidade para estudantes e músicos baianos de travar contato com profissionais deste nível é absolutamente imperdível.

No repertório dos concertos em Salvador, o ICE executará composições novas de autores baianos de agora, como Alexandre Espinheira, Túlio Augusto, Paulo Rios Filho e Paulo Chagas.

Além do ICE, os Seminário do MAB também apresentam dois concertos do grupo carioca Abstrai

Outras publicações

Jaques Wagner e João Henrique decidem que Avenida Paralela terá metrô O governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique anunciaram, nesta segunda-feira (8), que o modal de transporte urbano a ser implantado na Avenid...
Escritores baianos participam da programação do ‘Nascente e Foz’, em Salvador Emílio de Mello apresenta intervenções poéticas. Os escritores baianos Kátia Borges, José Inácio Vieira de Mello, Ruy Espinheira Filho e Osmar Morei...
Empresas de coleta de lixo de Salvador estão seis meses sem receber dinheiro da prefeitura e ameaçam com paralisação dos serviços De acordo com as notícias que circulam na imprensa baiana as empresas responsáveis pela coleta de lixo em Salvador estão há seis meses sem receber din...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br