Governador Rui Costa inaugura sistema de abastecimento de água na zona rural de Itiruçu

Governador Rui Costa destaca investimentos do estado em Ituaçu.

Governador Rui Costa destaca investimentos do estado em Ituaçu.

Mais 254 famílias baianas foram beneficiadas com o fornecimento de água tratada e encanada, desta vez, na zona rural de Itiruçu. Por meio da Embasa, o Governo do Estado implantou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), iniciativa que integra o conjunto de medidas do programa Água para Todos, que visa a universalização do acesso à água. O governador Rui Costa esteve, nesta quinta-feira (27/08/2015), na sede da cidade para inaugurar, simbolicamente, o sistema de abastecimento. No dia 1° de setembro, o município completa 80 anos de emancipação política. A inauguração antecipou as comemorações.

Em discurso, o governador reafirmou que proporcionar água ideal para consumo (potável), é uma das prioridades da atual gestão e que investir em água de qualidade reflete na saúde da população. “Para melhorar ainda mais e dar continuidade ao programa, criamos a Secretaria de Infraestrutura Hídrica, que tem a Embasa e a Cerb executando as obras”.

Aproximadamente mil pessoas das localidades Várzea, Assentamento do Incra, Eucalipto, Lagoa dos Laços, Marialva e Tiririca foram contempladas com o SIAA composto por uma adutora de 7,7 quilômetros de extensão, além de três reservatórios que, juntos, têm capacidade para 120 metros cúbicos de água. Além das moradias rurais, que passaram a receber água regularmente, unidades públicas de saúde e educação também foram atendidas pelo Sistema.

Também prestigiaram o evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Educação, Osvaldo Barreto, além do ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, entre outras autoridades.

Educar para Transformar

Ainda na cidade, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, visitou o Colégio Estadual Maria Cândido de Castilho Fontoura, onde conversou com estudantes e professores. Entre as principais demandas apontadas pela comunidade escolar estão a reforma da quadra de esportes e a implantação de um laboratório de informática. Com cinco salas de aula, a unidade possui 461 alunos matriculados no ensino médio.

Durante pronunciamento em frente à Igreja Matriz de Itiruçu, Rui Costa pediu novamente que os adultos, sejam eles pais, mães, avós, tios, padrinhos ou até vizinhos, ajudem no que ele chama de “corrente do bem”, em prol da educação. “Se um de nós, quando vir uma criança fora da escola, procurar saber o que aconteceu, porque ela não está em sala de aula, nós vamos ajudar a melhorar a educação na nossa cidade, no nosso estado”.

Outras publicações

Itiruçu é beneficiada com sistema de abastecimento de água Itiruçu é beneficiada com sistema de abastecimento de água. Neste sábado (11/07/2015), as localidades de Eucalipto, Lagoa dos Laços, Marialva, Tirir...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br