Governador Rui Costa convoca população por uma corrente do bem: “baianos e baianas de braços dados pela educação”

Governador Rui Costa conclama "baianos e baianas de braços dados pela educação".

Governador Rui Costa conclama “baianos e baianas de braços dados pela educação”.

“Eu quero essa corrente do bem, a corrente a favor da educação. Do empresário, da mãe, da professora, do comerciante, enfim, que todos estejam mobilizados e buscando ajudar, fazendo um verdadeiro mutirão a favor da educação pública”. O programa multimídia Digaí, Governador! desta semana traz essa convocação do governador Rui Costa, e conta com a participação da dona Maria Conceição Ferreira, do município de Gavião, que enriquece a edição com uma experiência pessoal.

Também esta semana, o governador participa de um fórum voltado para o tema da educação. Rui fala ainda do programa Água para Todos e da agenda no interior da Bahia, em Itiruçu e em Iaçu, além das viagens à Brasília, onde vai sempre em busca de recursos junto ao governo federal. “Nesta quarta-feira eu volto à Brasília para conversar sobre as obras de encostas, novos recursos […] projetos de turismo. Nós vamos acompanhar o andamento dos nossos projetos e espero, em breve, estar assinando novas licitações, novas ordens de serviço, para assegurar a mobilidade urbana na nossa cidade, e também para dar segurança à população”.

Ainda dentro do tema da educação, Rui dá exemplos de casos de sucesso. “Eu conheci o jovem Wallace, de 16 anos, que mora no Engenho Velho da Federação e conseguiu uma vaga para estudar no Colégio da Polícia Militar, no Lobato. E ele sai todos os dias do Engenho Velho da Federação e vai no Lobato para estudar. E ganhou, por três anos consecutivos, medalha da Olimpíada de Matemática. Por dois anos medalha de ouro e este ano, medalha de prata. Isso demonstra o quanto da dedicação do aluno, o envolvimento da família, o apoio dos professores, nós podemos ir muito longe”.

Melhoria da gestão

Outro assunto abordado por Rui, no programa, é o trabalho que está sendo feito para melhorar a gestão, qualificando o gasto público, ampliando serviços, e levando o serviço público para perto do cidadão. “Assim estamos fazendo no Detran, no SAC e vamos fazer na Saúde, enfim, o Estado se aproximando da necessidade da pessoa, onde a pessoa está: no interior, na região, facilitando o acesso do cidadão ao serviço público”.

O governador diz que a organização desse serviço de acesso à água tem sido um destaque na sua gestão. “O Programa Água para Todos continua com absoluta prioridade […]. Água é sinônimo de saúde. Quem não bebe água de qualidade dificilmente terá uma boa saúde, e nós estamos ampliando e queremos, em breve, chegar à universalização do acesso à água potável. E, com isso, nós estamos melhorando também a saúde da nossa população”.

Interior do Estado 

No interior, Rui vai, esta semana, a Itiruçu, inaugurar uma obra do Água para Todos. “Em Iaçu é uma agroindústria vocacionada à agricultura familiar. Afinal das contas a Bahia é o Estado com o maior número de agricultores familiares e nós estamos buscando agregar valor às cadeias produtivas vinculadas à agricultura familiar. Ou seja, melhorando a renda e os recursos que ficam na mão dos agricultores”.

Todos podem participar do Digaí, Governador! na página da Secom. Os cidadãos podem fazer críticas, sugestões e apresentar ideias. O programa Digaí, Governador! é produzido pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), veiculado toda terça-feira, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br