Governador Rui Costa busca apoio do Ministério do Planejamento para obras na Bahia

Governador Rui Costa busca recursos no Ministério do Planejamento para obras na Bahia.

Governador Rui Costa busca recursos no Ministério do Planejamento para obras na Bahia.

Governador Rui Costa e o ministro Nelson Barbosa.

Governador Rui Costa e o ministro Nelson Barbosa.

A liberação de recursos federais para obras na Bahia nas áreas de infraestrutura hídrica, logística, mobilidade e encostas está na agenda de trabalho do Ministério do Planejamento. Em uma reunião nesta quarta-feira (26/08/2015), o governador Rui Costa listou ao ministro Nelson Barbosa os pleitos para avanço de projetos essenciais.

Um dos pontos tratados foi o projeto de irrigação Baxio de Irecê, projeto executado, fica a margem do Rio São Francisco e possui 40 quilômetros de canal em condições de começar a operar. O governador quer celeridade na solução de questões burocráticas para o rápido início do funcionamento. “O Baixio tem forte impacto de emprego na região. Precisamos com urgência dessa operação”, afirmou Rui.

Mais obras de contenção em encostas de Salvador e novas unidades do Minha Casa, Minha Vida (5mil) para pessoas que perderam suas moradias e estão em aluguel social também fizeram parte dos pleitos. Trata-se de uma reiteração do Governo do Estado,  já que essas urgências estão nos ministérios da Integração e das Cidades.

A outra questão foi o modal Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Uma obra de mobilidade urbana em Salvador que levará passageiros de Plataforma, no Subúrbio, ao Comércio, centro da cidade. O custo total é de R$1,1 bilhão e o Estado, diante do cenário de ajuste fiscal no governo federal, se comprometeu a entrar com metade desse valor.

Ainda fez parte da agenda do governo baiano a mudança da poligonal da Codeba no Porto de Aratu, em Candeias. Solicitação que o ministro se comprometeu a dar celeridade. Com isso, o Governo baiano quer área livre para terminais de uso privativo (TUP).

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br