Funcionários da Bahiagás iniciam greve

Funcionários da Bahiagás entram em greve.

Funcionários da Bahiagás entram em greve.

Funcionários da Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de zero hora desta quarta-feira (19/08/2015). A decisão saiu na assembleia da categoria realizada no sábado dia 08, no auditório do Sindiquímica.

De acordo com o diretor do Sindiquímica, entidade que representa a categoria, Mauricio Klajman, o movimento será deflagrado em protesto à falta de avanços na campanha salarial. “Já se passaram cinco meses desde que as negociações foram iniciadas, em abril, mas a Bahiagás ofereceu apenas a inflação do período. A proposta foi rejeitada pela categoria. Além disso, de 25 itens, a pauta foi reduzida para 15, mesmo assim a Bahiagás não concordou com o pleito”, explica o dirigente sindical.

Os trabalhadores reivindicam a inflação do período e 2,38% de ganho real, salário educação para os funcionários e cesta básica, dentre outros itens. A Bahiagás negou todos eles. O sindicalista critica a falta de sensibilidade da empresa com o pleito dos trabalhadores. “A Bahiagás apresentou bons resultados e crescimento expressivo, sendo premiada como a melhor concessionária na gestão de gás natural, em março deste ano, devendo isso ao comprometimento dos empregados”, desabafa Mauricio.

Além disso, a Revista Exame divulgou recentemente um estudo  em que a Bahiagás aparece em lugar de destaque na maioria dos indicadores do estado. Por exemplo, a empresa ocupa o quarto lugar com maior geração de riquezas por empregados na Bahia. Foi condecorada também com o prêmio de Destaque Global, que representa os melhores resultados conquistados e a maior pontuação somando todas as categorias da premiação. Isso significa que a estatal baiana foi a concessionária do setor de gás natural que apresentou o melhor desempenho em todo o país durante o ano de 2014.

O processo de negociação se arrastou cinco meses sem avanços para a categoria, que decidiu pela greve. A paralisação atingirá as unidades da empresa distribuidas nas cidades de Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Itabuna, Mucuri e Eunapólis e poderá afetar a distribuição de gás no estado. Para alertar à população sobre a greve, na sexta-feira, dia 14, o Sindiquímica publicou na imprensa um aviso de greve.

Em Salvador, os funcionários permanecerão mobilizados nos locais de trabalho e no prédio administrativo que funciona no edifício Suarez Trade.

Outras publicações

Governo assina acordo de cooperação técnica para verticalização da soja, milho e algodão Mais de dez secretários de Estado e toda a cúpula da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, participaram nesta terça-feira, (...
Grupo chinês vai investir em energia renováveis na Bahia, focada nas culturas de soja, girassol e mamona A missão da agropecuária baiana à República Popular da China começa a colher os primeiros frutos. Em Pequim, o grupo Pallas International Consultants ...
Comércio varejista da Bahia apresenta expansão de 13,9% em junho Em junho de 2012, o comércio varejista do estado da Bahia apresentou expansão de 13,9% no volume de vendas em relação a igual mês de 2011. Na compar...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br