Feira de Santana: vereadora denuncia demissões no Hospital Estadual da Criança

Cíntia Machado denuncia demissões no Hospital Estadual da Criança.

Cíntia Machado denuncia demissões no Hospital Estadual da Criança.

A vereadora Cíntia Machado (PSL) trouxe à tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (03/08/2015) uma grave denúncia envolvendo o Hospital Estadual da Criança (HEC). De acordo com ela, ocorreram demissões de médicos cirurgiões, além da diminuição de verbas para a unidade de saúde, o que vem causando redução no número de procedimentos médicos.

“Quero falar hoje do Hospital Estadual da Criança, pois queria entender por que todos os dias ocorrem trocas de administração. Ontem, eu recebi uma denúncia, que alguns médicos me enviaram, informando que trocaram sem avisar toda a pediatria e demitiram todos os cirurgiões pediátricos e gerais, estão deixando sem marcar, o contrato que tem com o Martagão Gesteira é emergencial de apenas de seis meses, e houve uma redução de R$ 600 mil na verba destinada, a meta de cirurgias passou de 456 para 142 por mês”, informou Cíntia.

A denúncia recebida pela vereadora diz o seguinte: “um dos motivos do IMIP ter saído era que não conseguíamos bater a meta e o Estado multou o IMIP em cerca de R$1.000.000,00! Nós médicos tomamos um calote integral dos salários do mês de maio. O Estado, apesar de ser uma parceria público privado, não assume a co-responsabilidade! Ficamos mesmo sem receber dinheiro, teremos que entrar na Justiça para reaver. Alguns funcionários ainda não receberam os direitos trabalhistas referentes à revisão do contrato com o IMIP. Demitiram diversos médicos da pediatria, todos os cirurgiões gerais sem aviso prévio. Estão proibindo de marcar cirurgias para não ultrapassar a meta”.

Partindo desse pressuposto, Cíntia pediu a intervenção da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Vou convidar toda a Comissão de Saúde, a vereadora Neinha, não está no momento, mas eu, como vice-presidente, estarei lá”, informou.

A edil lamentou o que vem acontecendo no HEC. “Quando o hospital foi construído, eu parabenizei o Estado, porque pensei que ia funcionar a todo o vapor. O que disse, recebi através de um médico, que me enviou através de uma rede social, para que pudesse denunciar o que as crianças de Feira de Santana vêm passando”, afirmou.

O vereador Beldes Ramos (PT), em aparte, contestou a vereadora, dizendo que, na semana passada, o seu filho foi bem atendido no referido hospital. “Estive na sexta-feira no Hospital da Criança levando meu filho adoentado e o atendimento foi de primeiro mundo. Não me apresentei como vereador, porque não tenho essa prática quando procuro qualquer setor público, alguém que me reconheceu depois do atendimento. Sobre a situação do hospital, tenho informações de que, com a transição de empresas, sempre acontecem demissões”, ressaltou o petista.

Novamente com o uso da palavra, Cíntia lembrou ao vereador Beldes que não criticou o atendimento de emergência, apenas informou sobre problemas com relação a cirurgias eletivas.

Hospital Dom Pedro de Alcântara

Na oportunidade, a vereadora parabenizou o HDPA. “Quero parabenizar o Hospital Dom Pedro de Alcântara, que em breve terá transplante de rins. Doutor Carlos Alberto e doutor Rodrigo Serapião, meus amigos pessoais, são responsáveis por cirurgia por vídeolabaroscopia e, em breve, teremos transplante renal no Hospital Dom Pedro”, disse.

Ainda com relação ao HDPA, Cíntia afirmou que “tanto o paciente do SUS quanto o de plano de saúde têm o mesmo tratamento e até dividem o mesmo quarto”.

Homenagem para Gerusa Sampaio

Cíntia Machado parabenizou a vereadora Gerusa Sampaio (PROS) pela passagem do seu aniversário, no último dia 25 de julho, e informou que apresentará um decreto legislativo concedendo o Título de Cidadã Feirense à referida edil, que é natural de Salvador.

“Quero conceder o Título de Cidadã Feirense à vereadora Gerusa, será muito merecido pelos  seus serviços prestados à comunidade de Feira de Santana”, destacou.

Em aparte, Gerusa externou sua gratidão. “Agradeço à vereadora Cíntia, e gostaria de dizer que no momento mais difícil da minha vida fui acolhida por Feira de Santana”, disse Gerusa.

Outras publicações

Vereador diz que falta médico no HEC David Neto: Tem uma criança internada há mais ou menos oito dias e não se encontra um otorrino para dar apoio a essa criança. Nesta quarta-feira (21...
Presidente da Câmara de Feira de Santana classifica como irresponsável críticas de radialista Justiniano França: “Eu tenho responsabilidade no que faço e no que devo fazer; não estou aqui para brincar. Eu tenho minha vida a zelar, sou servidor...
Maioria dos vereadores rejeita redução da tarifa de água no município de Feira de Santana, critica vereador Pablo Roberto Vereador Pablo Roberto lamenta rejeição do projeto. O Projeto de Lei do vereador Pablo Roberto (PHS), que disciplina a cobrança de água no município...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br