Eugênio Puppo conta detalhes sobre a construção do documentário ‘Sem Pena’ durante Fórum de Teses da Faculdade Baiana de Direito

Eugênio Puppo conta detalhes sobre a construção do documentário 'Sem Pena' durante Fórum de Teses da Faculdade Baiana de Direito.

Eugênio Puppo conta detalhes sobre a construção do documentário ‘Sem Pena’ durante Fórum de Teses da Faculdade Baiana de Direito.

O primeiro dia da sétima edição do Fórum de Teses da Faculdade Baiana de Direito foi intenso de debates e discussões de temas relevantes para o Direito atual. Os estudantes puderam assistir, nesta segunda-feira (31/08/2015), o premiado documentário “Sem Pena” e participar de um debate com o diretor Eugênio Puppo e com pesquisadora e co-idealizadora do projeto, Marina Dias.

Após a exibição do filme na integra, Eugênio contou como foi o processo de construção do documentário, dificuldades e histórias curiosas que encontrou durante as filmagens, além de defender a sua escolha por editar todo o filme sem mostrar o rosto de seus personagens. “Escolhemos não mostrar o rosto dos personagens para não influenciar as pessoas, assim elas ficam todas no mesmo patamar e o impacto do que está sendo dito é maior”, revelou o diretor. Para a pesquisadora e co-idealizadora do projeto, Marina Dias, a escolha de não mostrar o rosto é instigante. “O preso demora de 3 a 4 meses para conseguir ver o rosto do juiz e a gente não aguenta 1h30min sem ver o rosto dos entrevistados”, provoca.

Além do painel ‘Direito e Cinema’, os estudantes puderam participar de uma conferencia sobre a nova interpretação constitucional com o Doutor Dirley da Cunha Jr, e de um painel sobre Direitos Humanos em Perspectiva mediado pelo mestre Diogo Guanabara com palestras de Thiago Borges, Paulo Oliveira e Geovane Peixoto.

O Fórum de Teses continua nesta terça-feira (01), no Fiesta Convention Center, confira o cronograma:

09h – 10h | PAINEL III – Tema: Democracia e participação popular no processo legislativo

Mediador: Claudio André Souza

Doutorando em Ciências Sociais pela UFBA. Professor da Faculdade Baiana de Direito e da UCSAL.

Palestrante

Jaime Barreiros Neto: Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral da Faculdade Baiana de Direito. Professor da UFBA, Faculdade Baiana de Direito e UCSAL. Analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Claudia Albagli Nogueira: Doutoranda e mestre em Direito pela UFBA, professora da UFBA e da Faculdade Baiana de Direito e Advogada.

Geovane Peixoto – Doutorando e mestre em Direito pela UFBA. Mestre em Políticas Públicas pela UCSAL, Professor da UFBA, Faculdade Baiana de Direito e UNIFACS, Advogado.

11h – 12h | PAINEL INICIAÇÃO CIENTÍFICA

14h – 15h | PAINEL IV – Tema: Vulnerabilidade e Autonomia

Mediadora: Ana Thereza Meireles

Doutora pela UFBA. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética. Professora das disciplinas Direito e Bioética e Projeto de monografia da Faculdade Baiana de Direito.

Palestrantes

Maria Auxiliadora Minahim: Doutora em Direito Penal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professora Titular da UFBA.

Maria Elisa Villas-Bôas: Doutora em Direito pela UFBA. Graduada em Direito pela UFBA e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Defensora Pública Federal, Médica Pediatra, Professora Universitária e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFBA.

15h55min – 16h55min | CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO – Políticas Ambientais e Desenvolvimento de Salvador

Cristina Seixas: Mestre pela UFBA. Professora da Faculdade Baiana de Direito. Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia.

Outras publicações

Governo assina acordo de cooperação técnica para verticalização da soja, milho e algodão Mais de dez secretários de Estado e toda a cúpula da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, participaram nesta terça-feira, (...
Confiança do empresariado baiano expande 5,3% em outubro O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb) apresentou um crescimento de 5,3% em outubro. Enquanto em setembro mediu 217,2 pontos, em outub...
Sai nesta terça resultado parcial do edital de longa-metragem O Diário Oficial do Estado publica nesta terça-feira (25/05/2010) o resultado da etapa de classificação do Edital nº 018 – Apoio à Produção de Obras A...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br