Estado planeja pista terminal de carga para o aeroporto de Feira de Santana

Terminal de embarque do Aeroporto Regional de Feira de Santana. Governo promete novos investimentos.

Terminal de embarque do Aeroporto Regional de Feira de Santana. Governo promete novos investimentos.

Foi apresentando na manhã desta sexta-feira, (28/07/2015), no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) o Plano Aeroviário do Estado da Bahia. Reunindo gestores, especialistas e representantes da sociedade civil, o evento traçou tanto o cenário atual como as ações para o desenvolvimento do setor, com ênfase na melhoria da estrutura e operações da aviação no interior.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, assinalou que projeto executivo para construção de pista e terminal de cargas do aeroporto de Feira de Santana deve estar pronto ainda ano primeiro semestre de 2016. O projeto será uma das prioridades do Estado dentro do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

“Como maior entrocamento rodoviário do Nordeste, já existe uma dinâmica de fluxo de cargas na região de Feira de Santana. A região possui também fábricas de produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos, produtos de alto valor agregado e baixo peso, que são aqueles que o transporte por avião se viabiliza”, explicou Cavalcanti.

Presente ao encontro, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto, destacou as iniciativas do Estado. “O que foi um campo de pouso abandonado, passou a figurar como um aeroporto que funciona regularmente com voos comerciais e particulares. Há determinação e compromisso do governo do Estado com nossa cidade e região para atender a novas necessidades. O aeroporto de Feira logo será um grande vetor de desenvolvimento”, disse.

Zé Neto ainda reivindicou ainda ao assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, a operação de um voo para Campinas ou São Paulo partindo de Feira pelo começo da manhã e retornando ao fim da noite. “Agora que foi homologado o balizamento noturno, permitindo condição visual de operação também a noite, este seria um voo importante para a região por suas tradições comerciais”, afirmou.

Segundo Valmir Andrade, administrador do aeroporto de Feira de Santana, mesmo com a homologação do voo noturno ainda há uma obra a ser realizada para viabilizá-los. “Graças a ajuda do governo o Estado, estimamos que até o fim de agosto resolveremos uma última questão para que os voos noturnos possam ser operados. É necessário fazer um reparo na área de giro, com um pequeno alargamento da cabeceira”, justificou Andrade.

Estiveram presentes na apresentação do Plano Aeroviário da Bahia, o diretor de Terminais e Aeroportos da Seinfra, Denisson de Oliveira; a superintendente de Transportes, Maria Amélia Pompeu; Marilda Tavares, da Agência Nacional de Aviação Civil; o professor Jorge Leal, especialista em Aeroportos e Transporte Aéreo da Escola Politécnica da USP, além de representantes da sociedade civil e outros dirigentes e técnicos em aviação.

Outras publicações

Feira de Santana: Lei orçamentária 2016 é debatida Prefeitura de Feira de Santana debate orçamento com a comunidade. As audiências públicas com a participação da sociedade civil organizada para debat...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 08 de maio de 2014 O aniversariante de ontem André Lacerda, Tayane e o herdeiro Andrézinho. Adenilda Martins entre João Cavalcanti Neto e Benicio. O confuso presid...
Deputado Zé Neto defende construção de UPAs distritais em Feira de Santana Zé Neto visita comunidade Jenipapo I, em Feira de Santana, e propõe construção de UPAs distritais. O deputado estadual e líder do governo na Assembl...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br