Embasa divulga novo padrão de ligação de água em Feira de Santana

Esquema de ligação de água da Embasa.

Esquema de ligação de água da Embasa.

Esquema de ligação da rede de esgoto e de drenagem pluvial.

Esquema de ligação da rede de esgoto e de drenagem pluvial.

Desde o mês de julho de 2015, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem trabalhando com um novo padrão para instalação de ligação de água. A partir de agora, os usuários deverão prestar atenção nas exigências para que sejam executadas novas ligações de água. A principal diferença é o tubo que liga o alimentador predial ao hidrômetro, que antes era acoplado na lateral, e agora, será fixado na parte de baixo.

Segundo o gerente comercial da Embasa em Feira de Santana, Lucas Moura, a entrada diferente do hidrômetro vai dificultar as ligações clandestinas e o uso indevido da rede, que prejudicam também a qualidade da água ofertada. “Enquanto o ramal predial que leva a água da rede para o hidrômetro fica sob a responsabilidade da Embasa, é dever do usuário providenciar a caixa padrão, ou seja, o local para instalação do hidrômetro seguindo as regras técnicas da Embasa, o que inclui a entrada do ramal predial nas novas especificações”, explica.

Embora seja uma mudança técnica simples, aqueles que solicitam as novas ligações precisam estar atentos com as adaptações do padrão de ligação de água. “Em caso de dúvida, o proprietário ou o profissional responsável pela construção do imóvel deve entrar em contato com a Embasa para seguir as novas regras. Para evitar transtornos com a ligação do hidrômetro, recomenda-se deixar para fazer o acabamento na calçada somente após a conclusão da nova ligação pela Embasa”, reforça Lucas Moura.

Padrão de ligação – Além desta mudança do novo padrão da entrada do ramal do hidrômetro, os usuários ainda precisam se responsabilizar pelas seguintes instalações: alimentador predial com registro e torneira na parte interna e reservatório com bóia e tampa que atenda as necessidades dos moradores do imóvel. O usuário também deve deixar a ponta do tubo do alimentador predial com 15 cm de comprimento com junta soldável imóvel no interior do padrão da caixa.

Atendimento – Em caso de dúvidas sobre novas ligações de água, os usuários podem se dirigir a uma das lojas de atendimento da Embasa no seu município para serem devidamente orientados. Em Feira de Santana, na Rua Monsenhor Moisés do Couto no bairro Campo Limpo ou na Rua Desembargador Felinto Bastos, no Centro. Os endereços das lojas de atendimento de todos os municípios da região podem ser consultados na Central de Serviços do site www.embasa.ba.gov.br.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br