Editorial do New York Times avalia que impeachment da presidenta Dilma Rousseff sem motivo seria dano à democracia

Editorial do New York Times avalia que impeachment da presidenta Dilma Rousseff sem motivo seria dano à democracia.

Editorial do New York Times avalia que impeachment da presidenta Dilma Rousseff sem motivo seria dano à democracia.

O jornal americano The New York Times saiu em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) na edição desta terça-feira (18/08/2015). No editorial, espaço onde os veículos de comunicação expressam direta ou indiretamente sua opinião, a publicação afirma que o impeachment da presidente sem evidências concretas traria um “sério dano a uma democracia que vem se fortalecendo nos últimos 30 anos”.

Nos últimos protestos contra o governo da presidente, realizados em diversas cidades do país no último domingo, manifestantes chegaram a pedir uma intervenção militar na Presidência da República. Em outras palavras, apelaram para as Forças Armadas ocuparem a chefia de Estado e de Governo do Brasil. O NYT reconhece as crises política e econômica, mas defende que “a solução não deve minar as instituições democráticas, que garantem estabilidade, credibilidade e um governo honesto”.

“Em meio a essa turbulência, é fácil deixar passar a boa notícia: a força das instituições democráticas brasileiras”, diz o texto. O jornal afirma que os promotores da Operação Lava Jato não foram dissuadidos por quem está no poder, o que “representa um revés para a cultura arraigada de imunidade entre as elites governamentais e empresariais”.

O jornal cita as prisões de ex-executivos da Petrobras, do presidente do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e do almirante reformado Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente licenciado da Eletronuclear suspeito de receber propinas de empreiteiras responsáveis pela construção da usina de Angra 3.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br