Durante evento em Salvador, presidenta Dilma Rousseff diz que “Dialoga tem sentido de cidadania por ampliar participação popular”

“Não seremos de fato uma nação desenvolvida sem cultura e sem dar acesso a uma educação de qualidade para os brasileiros”, diz Dilma sobre entrada desse tema na plataforma Dialoga Brasil.

“Não seremos de fato uma nação desenvolvida sem cultura e sem dar acesso a uma educação de qualidade para os brasileiros”, diz Dilma sobre entrada desse tema na plataforma Dialoga Brasil.

A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta sexta-feira (14/08/2015), em Salvador, a importância simbólica de que a primeira edição do Dialoga Brasil fora de Brasília tenha sido realizada hoje, na Bahia. “Começamos bem”, disse ela, acrescentando que a Bahia sintetiza toda a diversidade, que deve ser a base do respeito e do diálogo. O encontro marcou a inclusão de temas da Cultura na plataforma do Dialoga Brasil.

Sete políticas e programas do MinC se juntarão a outros 80 que já compõem o Dialoga Brasil: Agenda Século XXI, Brasil de Todas as Telas, Cultura e Educação, PAC Cidades Históricas, Política Nacional das Artes, Política Nacional de Cultura Viva e Vale-Cultura.

“A plataforma Dialoga Brasil tem um sentido de cidadania, de ampliar os graus de participação popular. Quando as perguntas aparecem, a tecnologia permite que aconteça um diálogo entre aqueles que estão presentes e os que não estão aqui”, afirmou.

Desta forma, disse a presidenta, o governo está abrindo, por meio do Dialoga Brasil, um caminho para que a população possa falar diretamente com o governo. O que é muito importante disse, porque “assim como a criança ensina a mãe, o povo também ensina os governantes”, por meio da troca de opiniões. “Nós, aqui, estamos aprendendo junto com vocês”, enfatizou.

Acrescentou que esse caminho do esclarecimento e da participação vai justamente contra a prática insidiosa de criar, no Brasil, um clima de quanto pior, melhor , afirmou ela. Essa prática, criticou, “vem de quem não tem compromisso como País, com as conquistas que alcançamos nos últimos anos”.

Cultura

Dilma destacou ainda a importância dos programas que já estão em debate no Dialoga Brasil e da Cultura, que passou a fazer parte da plataforma a partir desta sexta-feira. Segundo ela, uma das frases do seu programa de governo é que superar a pobreza é apenas o início e é preciso continuar na luta para melhorar a vida dos brasileiros.

“Superar a miséria é só o início. É o início de serviços melhores na área de educação. E aí entra a cultura. É também ter acesso a um padrão de cultura que é fundamental para identidade do nosso povo. Não seremos de fato uma nação desenvolvida sem cultura e sem dar acesso a uma educação de qualidade para os brasileiros”.

E acrescentou: “Uma das coisas mais importantes que se pode fazer junto é se expressar. E a cultura é isso, é a forma mais forte de expressão para entrarmos em contato um com o outro. Porque o que nos distingue é a nossa capacidade imensa de nos socializar”.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br