Déficit de efetivo dos bombeiros é discutido em audiência pública na Alba

Deputado Marco Prisco Caldas Machado: "apesar da emancipação dos Bombeiros está valendo desde o dia primeiro de julho do ano passado, quando a PEC foi aprovada, a alteração ainda não saiu do papel".

Deputado Marco Prisco Caldas Machado: “apesar da emancipação dos Bombeiros está valendo desde o dia primeiro de julho do ano passado, quando a PEC foi aprovada, a alteração ainda não saiu do papel”.

Um déficit de quase 13 mil homens, falta de equipamentos e a cobertura de apenas 15 municípios da Bahia. Esta é a situação do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia que foi debatido pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública (CDHSP) da Assembleia Legislativa da Bahia, na manhã desta terça-feira (25/08/2015).

O deputado Marco Prisco Caldas Machado lamentou a falta do comandante do Corpo de Bombeiros, convidado há mais de 15 dias, e reclamou da não implementação  da Emenda Constitucional (PEC) nº 138/2014 que emancipou os Bombeiros.

“Apesar da emancipação dos Bombeiros está valendo desde o dia primeiro de julho do ano passado, quando a PEC foi aprovada, a alteração ainda não saiu do papel. Até o presente momento não foi regulamentado o Código de Incêndio pelo Governador do Estado, o que irá possibilitar melhorias significativas à estrutura destes trabalhadores”, disse Prisco.

Segundo Prisco, que vem realizando visitas em unidades do Corpo de Bombeiros para verificar as condições de trabalho dos militares, o Estado criou mais cinco unidades dos Bombeiros mas não abriu concurso público para o aumento de efetivo.

“Quem vai pra fronte? Apagar os incêndios? Salvar as vidas se apenas 15 dos 417 municípios da Bahia são cobertos cobertos e muito mal”, afirmou.

A audiência pública também chamou a atenção para a situação degradante encontrada em unidades, em todo o estado. “As unidades estão em situação caótica”, lamentou o parlamentar.

Participaram do debate, além do deputado estadual Prisco (PSDB), deputado estadual Marcelino Galo (PT) e da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).

*Com informações da assessoria de comunicação.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br