Considerações sobre a Operação Mani Pulite | Por Sérgio Fernando Moro

Artigo do juiz federal Sérgio Fernando Moro aborda operação Operação Mani Pulite (Operação Mãos Limpas), ocorrida na Itália.

Artigo do juiz federal Sérgio Fernando Moro aborda operação Operação Mani Pulite (Operação Mãos Limpas), ocorrida na Itália.

O juiz Federal Sérgio Fernando Moro, da 13ª vara de Curitiba/PR, quem tem sob sua responsabilidade a Operação Lava Jato, publicou artigo, em 2004, na revista do CJF. No texto, Mouro analisa a Operação Mani Pulite (Operação Mãos Limpas), ocorrida na Itália.

Confira resumo do artigo

Traça breves considerações sobre a operação mani pulite, na Itália, uma das mais impressionantes cruzadas judiciárias contra a corrupção política e administrativa. Discute as causas que precipitaram a queda do sistema de corrupção italiano e possibilitaram a referida operação — entre elas os crescentes custos, aliados a uma conjuntura econômica difícil —, bem como a estratégia adotada para o seu desenvolvimento. Destaca a relevância da democracia para a eficácia da ação judicial no combate à corrupção e suas causas estruturais e observa que se encontram presentes várias condições institucionais necessárias para a realização de ação semelhante no Brasil, onde a eficácia do sistema judicial contra os crimes de “colarinho branco”, principalmente o de corrupção, é no mínimo duvidosa. Tal fato não escapa à percepção popular, constituindo um dos motivadores das propostas de reforma do Judiciário.

Baixe

Considerações sobre a Operação Mani Pulite | Por Sergio Fernando Moro

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br