Conheça os códigos ocultos na polêmica escultura de ‘Templo Satânico’ nos EUA

Estátua de bronze mede 2,7 metros e representa um ser hermafrodita alado conhecido como Baphomet.

Estátua de bronze mede 2,7 metros e representa um ser hermafrodita alado conhecido como Baphomet.

Uma estátua controversa apresentada na semana passada pelo grupo religioso Templo Satânico em uma cerimônia secreta em Detroit, no Estado americano de Michigan, está causando protestos nos Estados Unidos. Mas qual o motivo?

A estátua de bronze mede 2,7 metros e representa um ser hermafrodita alado conhecido como Baphomet (ou Bafomé), ladeado por duas crianças sorridentes. O monumento custou US$ 100 mil (R$ 345 mil) e centenas de autointitulados satanistas participaram da inauguração.

Agora, o Templo Satânico quer mudar a estátua de lugar e a decisão gerou polêmica. O objetivo seria transferi-la 1450 quilômetros ao sudoeste do país e posicioná-la em frente ao monumento dos Dez Mandamentos, localizado do lado de fora do edifício do Capitólio em Oklahoma City.

O Baphomet “complementará e contestará” os mandamentos cristãos, afirmou a organização.

“Nossa estátua servirá como um farol pedindo compaixão e empatia entre as criaturas vivas”, diz Lucien Greaves, cofundador do grupo.

Greaves diz esperar que pessoas de todas as idades “sentem no colo de Satanás para a inspiração e reflexão…É uma pequena atração turística. As pessoas viajariam de longe para vê-lo.”

Mas qual é o simbolismo dessa estátua tão controversa?

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br