Coluna de Antônio José Larangeira de 25 de agosto de 2015

O deputado estadual Zé Neto esteve no Ministério das Cidades, sexta ultima, para saber tudo sobre o BRT.

O deputado estadual Zé Neto esteve no Ministério das Cidades, sexta ultima, para saber tudo sobre o BRT.

O prefeito de Andarai Wilson Cardoso está realizando o tradicional Festival de Igatu nos próximos dias.

O prefeito de Andarai Wilson Cardoso está realizando o tradicional Festival de Igatu nos próximos dias.

A dupla pernambucana  João Loureço e Luciano Leonel foi a  vencedora do 41º Festival de Violeiros do Nordeste.

A dupla pernambucana João Loureço e Luciano Leonel foi a vencedora do 41º Festival de Violeiros do Nordeste.

Zé Neto e o BRT

Sexta-feira ultima,21 de agosto de 2015, o deputado estadual e líder do governo Zé Neto (PT), esteve no Ministério das Cidades em Brasília, reunido com técnicos da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, discutindo todas as fases do BRT e coletando toda a documentação pertinente ao projeto, apresentação de proposta, liberação do projeto e todas as formulações que foram feitas até aqui junto ao Ministério das Cidades que liberou R$90 milhões de reais para construir o BRT de Feira de Santana, visando melhorar o transporte coletivo urbano e a mobilidade urbana. Participaram da reunião o Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes; a Analista de Infraestrutura da Secretaria, Amanda Ivens Carvalho; a Gerente do Departamento de Mobilidade Urbana, Cristina Maria Soja e o Chefe de Gabinete da Secretaria Edilson Macedo. Zé Neto destaca que não é contra o BRT e que esses recursos são fundamentais para construir uma nova dinâmica do ponto de vista do trânsito da cidade e para dar melhoria na qualidade de vida dos cidadãos feirenses, principalmente aqueles que pegam o transporte de massa e, muito especialmente, o ônibus. “Temos dúvidas sobre a forma de execução, e a nossa ida a Brasília é para mostrar claramente a população feirense que precisamos investigar exatamente o que foi apresentado como projeto de Mobilidade Urbana, que deveria estar atendendo a população mais carente ao transporte coletivo de Feira especialmente, e o que está sendo construído pela Prefeitura com os recursos oriundos do BRT que é um projeto do Governo Federal”, disse.

Transporte emergencial

Com  a contratação emergencial das duas empresas licitadas para que assumam, por seis meses, o transporte coletivo da cidade, o governo municipal encaminhou a solução para o abandono do serviço por parte da Princesinha e 18 de Setembro, no último domingo. A declaração é do secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Ebenezer Tuy.  Ele diz que, imediatamente após firmar o compromisso, a Rosa e a Auto Viação São João, empresas contratadas para o serviço temporário, providenciaram a locação de uma frota de aproximadamente 170 ônibus. Esses veículos já estão a caminho de Feira de Santana, devendo chegar  até hoje. Amanhã, segundo consta,  as empresas iniciam a operação.  Para tanto, funcionários da área de recursos humanos das empresas já iniciaram a contratação de pessoal que atuava na Princesinha e 18 de Setembro, com prioridade dessas vagas. Após o contrato emergencial de seis meses, a Auto Viação São João e a Rosa passam a cumprir o previsto na licitação no que diz respeito a nova frota, que deverá contar com 270 ônibus zero quilômetro.

Reitor em Brasilia

A Universidade Estadual de Feira de Santana, busca consolidar uma interlocução mais efetiva com agentes políticos da Bahia, além de discutir o apoio a projetos de infraestrutura da Instituição, através de emendas individuais e de bancada. Neste sentido, o reitor Evandro do Nascimento Silva fez gestões, nas últimas terça e quarta-feira, em Brasília, junto a parlamentares baianos na Câmara e no Senado Federal. Alguns dos projetos foram acolhidos para análise inicial e novos contatos serão realizados até o fim do ano para consolidar a alocação de emendas no orçamento da União de 2016. Participaram da comitiva da Uefs em Brasília a professora Silvone Santa Bárbara (diretora do Departamento de Saúde) e o professor Colbert Martins Filho, também do Departamento de Saúde, que, por sua experiência como deputado federal em várias legislaturas, se propôs a colaborar junto ao Congresso Nacional.

Festival de Violeiros

A dupla pernambucana formada por João Loureço e Luciano Leonel foi a grande vencedora do 41º Festival de Violeiros do Nordeste, realizado na noite do sábado ultimo, 22, no teatro do Cuca. Confira a classificação das duplas : 1 – João Lourenço e Luciano Leonel , 2 – João Bezerra e Antônio Queiroz,3 – Rafael Neto e Leandro, 4 – Antônio Maracujá e Nadinho  e 5 – Paraíba da viola e Davi Ferreira.

Festival de Igatu

O Festival de Igatu, reconhecido como um dos mais importantes eventos musicais do estado da Bahia, ocorre entre os dias 27 e 29 de agosto de 2015, em Andaraí, Chapada Diamantina. Com o tema “Arte que brota das pedras. É tempo de ser feliz, de fazer o bem!”, o evento conta com destacados artistas da música brasileira a exemplo de Margareth Menezes, Alex Cohen, Márcio Mello e Jorge Vercillo, e grupos musicais com projeção nacional, a exemplo da Confraria da Música e da Banda 14 Bis. Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí, comemora antecipadamente o sucesso do evento informando sobre o elevado índice de ocupação de hotéis e pousadas para o período do festival. “As pessoas reservaram hospedagem na cidade de Andaraí e na sede do distrito de Igatu – local do festival, além das cidades de Mucugê e Lençóis, esse elemento dimensiona o festival como um evento regional da Chapada Diamantina”, declara entusiasmado.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Outras publicações

Coluna de Antônio José Larangeira de 10 de março de 2009 Curtindo o verão baiano, estiveram em Salvador, procedente da Alemanha, onde residem, Maria Regina e Gunther Glauner. Em Bahiacap, foram ciceroneados ...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 9 de junho de 2015 O jovem vice presidente da Brasfrut Reinaldo Vinicius Portugal e Priscila, socialmente. A professora Nivea Maria Oliveira deixou o PT. O advo...
Confira a coluna de Antônio Larangeira de 10 de março de 2010 Cronograma alterado A Universidade Estadual de Feira de Santana alterou o cronograma de matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do Pr...

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.