CMFS: vereadores comentam sobre audiência pública sobre regionalização do Samu

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito): “José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando".

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito): “José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando”.

O vereador Correia Zezito (PTB) utilizou a tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (10/08/2015), para parabenizar a audiência pública promovida pelo edil Beldes Ramos (PT), que tratou da regionalização do Samu, na última sexta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana. Na oportunidade, ele destacou os discursos proferidos no evento pelos representantes do Município: a diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maísa Macedo, e o líder do Governo na Câmara, José Carneiro (PSL).

“Quero parabenizar Beldes por aquela audiência, até pensei que o deputado federal iria fazer aquela audiência para poder condenar o Município”, disse Correia, informando que Jorge Solla, um dos convidados do evento, fez um discurso comedido.

Em seguida, o edil ressaltou que o líder governista deu um “show” em sua explanação, quando informou, entre outras coisas, que o Governo do Município, repassa para o Samu de Feira de Santana uma verba bem acima do previsto. Segundo Correia, José Carneiro afirmou que   dos R$ 509 mil destinados ao órgão, o Governo Municipal contribui com R$ 307 mil, o que corresponde a 61%.

“José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando, e mostrou também que as férias e o 13º salário dos funcionários Samu quem paga é o Município. Dos 50% equivalentes à contrapartida do Governo Federal, ele não repassa 30%. E o Estado é para repassar 30%, mas não passa 20%. Além disso, José Carneiro colocou que o Estado atrasa o repasse de recursos dois, três meses”, disse Correia, reiterando que é o prefeito José Ronaldo que vem garantindo o trabalho de “excelência” do referido órgão na cidade.

O vereador também informou que a diretora Maísa Macedo fez uma explanação técnica sobre o funcionamento do Samu e afirmou que o prefeito José Ronaldo está com as “portas abertas” para a regionalização do órgão em Feira de Santana..

O vereador também informou que a diretora Maísa Macedo fez uma explanação técnica sobre o funcionamento do Samu e afirmou que o prefeito José Ronaldo está com as “portas abertas” para a regionalização do órgão em Feira de Santana.

Beldes comemora sucesso de audiência pública sobre regionalização do Samu

Em pronunciamento na sessão legislativa desta segunda-feira (10), o vereador petista Beldes Ramos agradeceu a presença dos colegas, população e representantes de classes que compareceram à audiência pública, de sua iniciativa, que tratou sobre a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na última sexta-feira (07), em Feira de Santana, bem como o efeito positivo que o evento surtiu.

“Gostaria de agradecer a presença de todos, incluindo os deputados Jorge Solla, Carlos Geilson e Zé Neto; a imprensa; os colegas; a coordenadora do Samu, Maísa Macedo; representantes do Ministério Público; prefeitos de cidades vizinhas; representantes da Secretaria Municipal de Saúde; representantes da Polícia Militar, Bombeiros e população em geral. Minha intenção foi resolver a questão da regionalização do Samu. Digo que a audiência surtiu um efeito muito positivo e vamos encaminhar todos os anseios e dificuldades, que lá foram discutidas, em forma de relatório para o Ministério Público”, disse o petista.

Quanto à queixa do edil Isaías de Diogo (PPS) sobre o tratamento que recebeu da sua assessoria de imprensa na audiência pública, Beldes pediu desculpas e informou que não percebeu redução do volume do microfone, que o vereador governista utilizava.

“Peço desculpas. Eu estava na mesa e não percebi que isso aconteceu. Porém, digo a Vossa Excelência que o assunto que tratou não era coerente com o assunto tratado no momento. Fica deselegante um colega aproveitar a audiência para tumultuar. Sua intenção ficou muito clara e não era colaborar com a regionalização”, disse o petista, se dirigindo a Isaías, que no evento fez questionamentos ao deputado Jorge Solla sobre assuntos que não condiziam com o tema da audiência pública.

Em aparte, Isaías explicou que buscou a melhor oportunidade para tirar dúvidas com o deputado Jorge Solla, e pediu que o petista as incluíssem no relatório que será encaminhado ao MP.  Em resposta, Beldes garantiu que encaminhará ao MP apenas as questões que dizem respeito à regionalização do Samu. Ele também defendeu Jorge Solla. “O deputado, enquanto secretário de Saúde, fez em oito anos o que muitos não fizeram em 40”, afirmou.

Para Beldes, a audiência alcançou o objetivo desejado e todos tiveram a oportunidade de expor seus anseios e dificuldades em relação à regionalização. “Os prefeitos expuseram suas dificuldades e a coordenadora do Samu, Maísa Macedo, também apresentou as suas, assim como o vereador Zé Carneiro, que falou sobre a importância da parceria tripartite (União, Estado e Município). Tratamos ainda sobre o prejuízo das ambulâncias que estão paradas. Parece que conseguimos resolver em uma tarde o que não havia resolvido há anos”, avaliou o petista.

Em aparte, o líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSL), disse concordar com a opinião exposta pelo deputado Zé Neto (PT) no evento. “Concordo com Zé Neto quando ele falou que as ambulâncias paradas quando voltarem a funcionar não vão aumentar a demanda no Clériston Andrade, vai apenas conduzir os pacientes de forma correta e com assistência médica”, disse.

Outras publicações

Continua em ritmo acelerado a onda de violência em Feira de Santana Continua a onda de violência em Feira de Santana, com registro de mais um homicídio do jovem Anderson Silva Carvalho, de 19 anos. O creime que já viro...
Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de dezembro de 2014 O feirense professor José Tavares Carneiro Neto, que tomou posse na cadeira 37 da Academia de Medicina da Bahia é primo carnal de Vanda Carneiro Erud...
Em Feira de Santana, presidenta Dilma Rousseff anuncia duplicação da BR-101 Duplicação de trecho da BR-101 de Feira de Santana até Sergipe foi autorizado pela presidenta Dilma Rousseff. Durante visita a Feira de Santana, a p...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br