CMFS: vereadores comentam sobre audiência pública sobre regionalização do Samu

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito): “José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando".

José da Costa Correia Filho (Correia Zezito): “José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando”.

O vereador Correia Zezito (PTB) utilizou a tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (10/08/2015), para parabenizar a audiência pública promovida pelo edil Beldes Ramos (PT), que tratou da regionalização do Samu, na última sexta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana. Na oportunidade, ele destacou os discursos proferidos no evento pelos representantes do Município: a diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maísa Macedo, e o líder do Governo na Câmara, José Carneiro (PSL).

“Quero parabenizar Beldes por aquela audiência, até pensei que o deputado federal iria fazer aquela audiência para poder condenar o Município”, disse Correia, informando que Jorge Solla, um dos convidados do evento, fez um discurso comedido.

Em seguida, o edil ressaltou que o líder governista deu um “show” em sua explanação, quando informou, entre outras coisas, que o Governo do Município, repassa para o Samu de Feira de Santana uma verba bem acima do previsto. Segundo Correia, José Carneiro afirmou que   dos R$ 509 mil destinados ao órgão, o Governo Municipal contribui com R$ 307 mil, o que corresponde a 61%.

“José Carneiro mostrou ao Estado e ao Governo Federal que eles não cumprem com suas porcentagens de verbas para deixar o Samu funcionando, e mostrou também que as férias e o 13º salário dos funcionários Samu quem paga é o Município. Dos 50% equivalentes à contrapartida do Governo Federal, ele não repassa 30%. E o Estado é para repassar 30%, mas não passa 20%. Além disso, José Carneiro colocou que o Estado atrasa o repasse de recursos dois, três meses”, disse Correia, reiterando que é o prefeito José Ronaldo que vem garantindo o trabalho de “excelência” do referido órgão na cidade.

O vereador também informou que a diretora Maísa Macedo fez uma explanação técnica sobre o funcionamento do Samu e afirmou que o prefeito José Ronaldo está com as “portas abertas” para a regionalização do órgão em Feira de Santana..

O vereador também informou que a diretora Maísa Macedo fez uma explanação técnica sobre o funcionamento do Samu e afirmou que o prefeito José Ronaldo está com as “portas abertas” para a regionalização do órgão em Feira de Santana.

Beldes comemora sucesso de audiência pública sobre regionalização do Samu

Em pronunciamento na sessão legislativa desta segunda-feira (10), o vereador petista Beldes Ramos agradeceu a presença dos colegas, população e representantes de classes que compareceram à audiência pública, de sua iniciativa, que tratou sobre a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na última sexta-feira (07), em Feira de Santana, bem como o efeito positivo que o evento surtiu.

“Gostaria de agradecer a presença de todos, incluindo os deputados Jorge Solla, Carlos Geilson e Zé Neto; a imprensa; os colegas; a coordenadora do Samu, Maísa Macedo; representantes do Ministério Público; prefeitos de cidades vizinhas; representantes da Secretaria Municipal de Saúde; representantes da Polícia Militar, Bombeiros e população em geral. Minha intenção foi resolver a questão da regionalização do Samu. Digo que a audiência surtiu um efeito muito positivo e vamos encaminhar todos os anseios e dificuldades, que lá foram discutidas, em forma de relatório para o Ministério Público”, disse o petista.

Quanto à queixa do edil Isaías de Diogo (PPS) sobre o tratamento que recebeu da sua assessoria de imprensa na audiência pública, Beldes pediu desculpas e informou que não percebeu redução do volume do microfone, que o vereador governista utilizava.

“Peço desculpas. Eu estava na mesa e não percebi que isso aconteceu. Porém, digo a Vossa Excelência que o assunto que tratou não era coerente com o assunto tratado no momento. Fica deselegante um colega aproveitar a audiência para tumultuar. Sua intenção ficou muito clara e não era colaborar com a regionalização”, disse o petista, se dirigindo a Isaías, que no evento fez questionamentos ao deputado Jorge Solla sobre assuntos que não condiziam com o tema da audiência pública.

Em aparte, Isaías explicou que buscou a melhor oportunidade para tirar dúvidas com o deputado Jorge Solla, e pediu que o petista as incluíssem no relatório que será encaminhado ao MP.  Em resposta, Beldes garantiu que encaminhará ao MP apenas as questões que dizem respeito à regionalização do Samu. Ele também defendeu Jorge Solla. “O deputado, enquanto secretário de Saúde, fez em oito anos o que muitos não fizeram em 40”, afirmou.

Para Beldes, a audiência alcançou o objetivo desejado e todos tiveram a oportunidade de expor seus anseios e dificuldades em relação à regionalização. “Os prefeitos expuseram suas dificuldades e a coordenadora do Samu, Maísa Macedo, também apresentou as suas, assim como o vereador Zé Carneiro, que falou sobre a importância da parceria tripartite (União, Estado e Município). Tratamos ainda sobre o prejuízo das ambulâncias que estão paradas. Parece que conseguimos resolver em uma tarde o que não havia resolvido há anos”, avaliou o petista.

Em aparte, o líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSL), disse concordar com a opinião exposta pelo deputado Zé Neto (PT) no evento. “Concordo com Zé Neto quando ele falou que as ambulâncias paradas quando voltarem a funcionar não vão aumentar a demanda no Clériston Andrade, vai apenas conduzir os pacientes de forma correta e com assistência médica”, disse.

Outras publicações

Evento de evangelização ‘Hosana Brasil’ ocorre em Feira de Santana Evento de evangelização 'Hosana Brasil' ocorre em Feira de Santana nos dias 13 e 14 de agosto de 2016. Evento de evangelização da Rede Canção Nova s...
Mais seis ruas do Bairro Conceição II serão contempladas com pavimentação, anuncia prefeito de Feira de Santana Início de obra foi autorizado pelo prefeito José Ronaldo. A água empossada à frente da residência da dona de casa Miriam Morais, na rua José Américo...
Feira de Santana: Alberto Peixoto lança obra literária ‘O Enterro da Sogra’ Alberto Peixoto lança obra literária 'O Enterro da Sogra'. O escritor feirense Alberto Peixoto lançou a obra literária ficcional 'O Enterro da Sogra...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br