Câmara Municipal de Juazeiro homenageia reitor Julianeli Lima, da Univasf, com título de cidadão

Reitor Julianeli Tolentino recebe título de cidadão juazeirense.

Reitor Julianeli Tolentino recebe título de cidadão juazeirense.

Os vereadores de Juazeiro prestarão amanhã (05/08/2015) uma homenagem ao reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, concedendo-lhe o título de cidadão juazeirense. O ato solene acontecerá às 18 horas, em sessão especial no auditório da Câmara Municipal. A concessão do título ao reitor da Univasf foi iniciativa do então vereador – atual deputado estadual – Crissostomo Antonio Lima, o “Zó”.

O Secretário Josias Gomes – titular da Serin – enviou mensagem à Câmara de Juazeiro – para ser lida durante a homenagem a Julianeli – destacando a importância das ações do reitor visando expandir a abrangência da Univasf nos seus diversos campi – 3 na Bahia, 1 em Pernambuco, e 1 no Piauí -, com a criação de novos cursos para facilitar o acesso dos estudantes do sertão baiano à universidade.

“É uma homenagem mais do que justa ao reitor Julianeli, que tem se empenhado em priorizar o acesso dos estudantes mais carentes à universidade. Ele segue a política do governo federal – viabilizada pelos presidentes Lula e Dilma – em expandir o ensino superior por todo o Brasil, principalmente nas regiões mais distantes que careciam de novas universidades. Elas foram e estão sendo criadas para permitir o acesso de jovens cidadãos aos diversos cursos oferecidos, como é o caso da Univasf em suas unidades na Bahia, localizadas nos municípios de Juazeiro, Paulo Afonso, e Senhor do Bonfim”, enfatiza Josias Gomes. Ele ainda acentua que a Univasf tem como missão o desenvolvimento regional, com atuação na região do semi-árido nordestino.

“É com grande satisfação que irei receber o título de cidadão juazeirense. Será um momento muito especial para mim que construí, nessa região, o meu trabalho como docente e posteriormente como gestor de uma universidade federal. Ao sair da Paraíba e ao chegar à Univasf acreditava que havia conquistado um grande sonho, o de tornar-me professor de uma instituição pública de ensino superior em uma região tão próspera, mas de grandes desafios, o que realmente foi uma importante conquista” afirma o reitor Julianeli Tolentino de Lima.

Ele diz ainda: “Então, construí novos sonhos, visando contribuir de modo ainda mais efetivo para o desenvolvimento desta região, e contei com o apoio de pessoas também dispostas a realizações. Fomos em frente com esse objetivo e apesar das dificuldades temos superado. Do ponto de vista pessoal, a outorga desse título, representa uma conquista inesperada, uma grata surpresa, título que saberei honrar, que também passará a simbolizar a minha cidadania”, complementa Julianeli.

Cursos oferecidos – A Univasf oferece cursos de graduação e Pós-Graduação nos seus três campi na Bahia. No de Paulo Afonso disponibiliza o curso de graduação em Medicina. Em Senhor do Bonfim, o de graduação em Ciências da Natureza.Já em Juazeiro, na graduação oferece os cursos de Artes Visuais, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, e Engenharia Mecânica. No mesmo campus disponibiliza, na Pós-Graduação, o Mestrado em Ciências dos Materiais, e o Mestrado em Ciência Animal.

A Univasf possui, ainda, unidades nos municípios de Petrolina, em Pernambuco e São Raimundo Nonato, no Piauí. No total, oferece cursos nas áreas de: Administração, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais, Ecologia e Geografia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, e Zootecnia.

Pós-Graduação – Disponibiliza, ainda, na Pós-Graduação os cursos de Agronomia – Produção Vegetal, Ciências da Saúde e Biológicas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semi-árido, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semi-árido, Pós-Graduação em Ciência Animal, Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, e Pós-Graduação em Ensino de Física.

Outras publicações

Juazeiro: 2º Festival Internacional de Sanfona é lançado oficialmente Ministério da Cultura autorizou os organizadores a captarem até R$ 996 mil via Lei Rouanet. O Ministério da Cultura (MinC) e a Associação de Desenvol...
Juazeiro ganha laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão O Campus 3 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, está implantando na unidade um laboratório de colmeias de abelhas sem ferrão (melip...
SESAB inaugura centro de oncologia no hospital de Juazeiro O Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) será inaugurado na manhã desta quinta-feira (23/09/2010) pelo secretário estadual de Saúd...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br