UFBA realiza palestra de lançamento do livro Brasil: Uma Biografia

Capa do livro 'Brasil: Uma biografia'.

Capa do livro ‘Brasil: Uma biografia’.

A Universidade Federal da Bahia realiza, no próximo dia 23 de julho de 2015 o evento de lançamento do livro Brasil: Uma Biografia, de autoria das professoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling. O lançamento ocorrerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, a partir das 17h30 e integra ciclo de eventos promovidos pela Reitoria da UFBA, que visa afirmar a importância da construção de pensamento como parte essencial da definição de Universidade, e, especialmente, a oportunidade de estabelecer diálogos com aqueles que tem se destacado pela capacidade de pensar o Brasil.

Aliando texto acessível e agradável, vasta documentação original e rica iconografia, Brasil: Uma Biografia propõe uma nova, e pouco convencional, história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling se debruçam não somente sobre a “grande história”, mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e os eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil.

A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes.

“Este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo chamado Brasil. Ele combina com muita qualidade várias facetas desse personagem que se forma e se transforma ao longo de mais de cinco séculos, e continua se transformando até onde a vista pode alcançar. ” – Boris Fausto.

“Há tempos precisávamos de uma história do Brasil abrangente, sensível e ancorada em pesquisa rigorosa. Um trabalho que ao mesmo tempo reconhecesse os avanços extraordinários dos últimos cinco séculos, mas que também tratasse com franqueza dos muitos obstáculos para a constituição de uma cidadania social, política e racial plena. Vem assim muito a calhar este extraordinário tour de force de duas das maiores historiadoras brasileiras da atualidade. ” – Kenneth Maxwell

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br