Uefs promove lançamento de livros em Cachoeira

Convite UEFS Editora para lançamento Cachoeira.

Convite UEFS Editora para lançamento Cachoeira.

A UEFS Editora e a Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizam nesta sexta-feira (31/07/2015), na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira (Ba), a partir das 19h, o lançamento dos livros “Imagens de roca: uma coleção singular da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira”, da professora Selma Soares de Oliveira, e “Jorge Amado em letras e cores”, da professora Rita Olivieri-Godet, com ilustrações do artista visual Juraci Dórea.

“Em “Imagens de roca: uma coleção singular da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira”, Selma Soares de Oliveira, a professora do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estuda a importância das imagens sacras que se destinam a procissões e são vestidas com trajes de tecido. Em sua pesquisa nos acervos católicos da Bahia, a autora encontrou nessa igreja histórica de Cachoeira, no Recôncavo, a coleção de peças que mais lhe chamou a atenção.

“Jorge Amado em Letras e Cores” é um trabalho de parceria sobre o mais conhecido escritor baiano, em que os ensaios de Rita Olivieri-Godet, professora de literatura brasileira na Universidade de Rennes (França), dialogam com a criação plástica do artista feirense Juraci Dórea, que também é professor do Uefs. Na apresentação do livro, a escritora Myriam Fraga destaca que a autora “conseguiu mapear, nos ensaios apresentados nessa publicação, iluminada pela mágica beleza da arte de Juraci Dórea, alguns dos principais motivos da ficção amadiana: a liberdade como forma de afirmação na superação do sofrimento pela alegria de viver, a crença na força da natureza que se traduz na reverência ao culto dos orixás, a mestiçagem como projeto de convivência e de civilização”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br