TJBA: solenidade marca início de obras de novo fórum em Central; presidente Eserval Rocha recebe título

Presidente Eserval Rocha descerra placa de lançamento da pedra fundamental do novo fórum do município de Central.

Presidente Eserval Rocha descerra placa de lançamento da pedra fundamental do novo fórum do município de Central.

“Elegi como uma das prioridades da minha administração dar a magistrados e a servidores melhores condições de trabalho. Hoje damos mais um passo nesse sentido”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, iniciou o discurso da solenidade que marcou o lançamento da pedra fundamental do fórum de Central, a 500 quilômetros de Salvador.

O desembargador lembrou do projeto que implantou a sua gestão – a Presidência Itinerante – e as visitas que fez “de Juazeiro a Teixeira de Freitas, passando por Barreiras e Luis Eduardo Magalhães”.

“É possível identificar a discrepância de tratamento. Estamos tentando corrigir e o fórum de Central é uma dessas iniciativas”, reforçou o presidente, lembrando ainda dos novos fóruns que serão construídos em Paulo Afonso, Serrinha e Nazaré.

Com a presença do prefeito Wilson Monteiro da Silva, vereadores e outras autoridades locais, a cerimônia foi realizada na área onde funcionava o antigo fórum, demolido para a construção do novo, que ocupará uma de 650 metros quadrados.

Os serviços judiciais foram transferidos para um prédio público da cidade. As obras devem estar concluídas em cinco meses.

Na pedra fundamental, foi introduzida uma cápsula do tempo com exemplares do Diário da Justiça Eletrônico e do Diário do Município de Central, a planta de construção do prédio, cédulas e moedas, peças de artesanato produzidas no município, fotos da cidade e da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia, biênio 2014/2016.

Título de Cidadão

Em seguida, o presidente recebeu, em solenidade na Câmara de Vereadores, o Titulo de Cidadão Centralense.

A iniciativa, de todos os integrantes da câmara, foi uma homenageou ao desembargador que, na infância, morou na comarca.

“É também e principalmente pelo reconhecimento do trabalho que o presidente Eserval Rocha vem desenvolvendo à frente do Tribunal de Justiça”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roberto Cunha.

“O presidente, homem de caráter íntegro, é conhecido pela suas qualidades morais, digno cidadão que tem dedicado sua vida ao exercício pleno da legalidade”, disse a vereadora Jorgina Neta Guedes da Gama, em discurso.

Em seu pronunciamento, o presidente, que nasceu no distrito de Santo Inácio, hoje pertencente ao município de Gentio do Ouro, lembrou dos locais que marcaram sua infância em Central. “Sinto-me envaidecido com a homenagem”, disse.

Também participaram das solenidades o juízes Oséias Costa de Sousa e Anderson Bastos, assessores especiais da Presidência; o magistrado Ruy Jose Amaral Adaes Junior, da comarca de Central; o diretor de Serviços Gerais do TJBA, Everaldo Mendes; advogados e servidores.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br