TJBA amplia rede de atenção à infância com instalação de mais uma ludoteca

Ludoteca - SAOF - Jardim Bahiano.

Ludoteca – SAOF – Jardim Bahiano.

Um espaço para acompanhar, com assistentes sociais e psicólogos, crianças e adolescentes nos casos de pais envolvidos em processos judiciais de separação, guarda compartilhada, visitação e tutela de filhos.

A ludoteca, instalada na manhã desta terça-feira (07/07/2015) no Serviço de Apoio e Orientação Familiar (SAOF), vinculadas às varas de Família de Salvador, é um reforço à rede de proteção à infância, instalada e promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

“É o verde onde cresce a esperança”, disse a desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, 1ª vice-presidente do TJBA, ao citar o poeta amazonense Thiago de Mello, em breve discurso durante a instalação da ludoteca.

A citação da desembargadora está no poema “Os estatutos do homem”, de Thiago de Mello, de abril de 1964, no qual o artigo 3º diz que “fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas”, e que as janelas “devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança”.

“Agora temos um espaço melhor, uma estrutura física adequada, diferente daquela sala de audiência, com ar pesado, que intimida a criança”, disse a desembargadora que, acompanhada da 2ª vice-presidente, desembargadora Maria da Purificação da Silva, representou o presidente Eserval Rocha na solenidade.

O diretor-geral do Tribunal de Justiça, Franco Bahia, lembrou que a ludoteca do SAOF, instalada em parceria com o Instituto Sabin, é a segunda unidade do Tribunal de Justiça. A outra está instalada na 2ª Vara da Violência Doméstica e Familiar de Salvador, no Fórum Regional do Imbuí.

“Com a ludoteca, humaniza-se o atendimento, ao trazer a criança para um local distante da frieza das salas de audiência”, disse o diretor, lembrando que a atual administração do Tribunal tem desenvolvido outras ações destinadas à eficiência na prestação jurisdicional, em uma rede de atenção à criança.

O diretor citou como exemplo as salas de depoimento sem dano, em Salvador e em Itabuna; as recentes instalações das varas da Infância e Juventude de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari; a promoção do curso de preparação de magistrados em servidores em Direito da Infância e Juventude e o Portal Têjotinha.

Segundo a coordenadora do Serviço de Apoio, Maria Tereza Carvalho Valverde, a ludoteca, equipada com jogos, livros e brinquedos, “não é uma sala de espera, para criança e adolescente passar tempo, mas um local especial, onde elas serão assistidas por profissionais, durante a tramitação dos processos nas varas de família”.

O Instituto Sabin instalou, em parceria com diversas instituições públicas e organizações sociais, 46 ludotecas em todo o país, das quais três estão na Bahia, sendo duas delas em unidades do TJBA. “Queremos ampliar essa parceria com o Tribunal”, disse o gerente executivo, Fábio Deboni.

Também compareceram ao evento a desembargadora Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos, a juíza Maria do Socorro Santa Rosa Habib, representando a Corregedoria Geral da Justiça, e a representante do Instituto Sabin, Tatiana Ferraz, além de servidores do Judiciário.

Outras publicações

Salvador sedia ‘Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial’ Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial. “Construindo um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, esse é o tema da Semana Internacio...
Governador da Bahia abre a Feira do Empreendedor nesta terça-feira (04/10) a cerimônia oficial de abertura será às 19h O governador da Bahia, Jaques Wagner, o superintendente do Sebrae Bahia e o presidente em exercício do Sebrae Nacional, José Cláudio dos Santos abrem ...
Salvador | Prefeito ACM Neto destina R$ 150 milhões para rubrica publicidade durante ano eleitoral. A Rede Bahia agradece Contratos da Prefeitura de Salvador com agências de publicidade (2014). Contratos da Prefeitura de Salvador com agências de publicidade (2014). ...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br