Setur assume gestão da fortaleza de Morro de São Paulo

Setur assina contrato para assumir gestão da Fortaleza de Morro de São Paulo.

Setur assina contrato para assumir gestão da Fortaleza de Morro de São Paulo.

Patrimônio transferido da União para o Governo da Bahia, a Fortaleza de Morro de São Paulo passa a ser gerida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Nesta quinta-feira (23/07/2015), o secretário Nelson Pelegrino assinou um termo de cooperação técnica e um protocolo de intenções que fazem da Setur a responsável pela manutenção do patrimônio, que é um dos principais atrativos da localidade turística da Costa do Dendê.

Na cerimônia de assinatura do documento, realizada na sede da secretaria, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, estiveram presentes o prefeito de Cairu (município-sede de Morro de São Paulo), Fernando Antônio Brito; a diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), Liliana Leite; e a Superintendente do Patrimônio da União na Bahia (SPU), Cláudia Salles, além do deputado estadual Rosemberg Pinto.

Pelegrino destacou a importância da iniciativa. “Considero que a qualificação de um monumento histórico é também um ponto turístico, por agregar história e cultura. E o forte vai ser reintegrado ao roteiro turístico do destino e também integrar-se a Salvador. Vamos poder recontar a história”.

Será criada uma instância de governança com a participação da Setur, Prefeitura Municipal de Cairu, Ides e pessoas da comunidade, para coordenar o equipamento. O Ides fará a captação de recursos para a qualificação da fortaleza, que sediará um ponto de atendimento a turistas, além de atividades culturais e sociais. Dentre outras responsabilidades, está o estímulo à preservação ambiental e cultural. A intenção é também criar espaços como salas de aula e auditório para a realização de cursos de qualificação de profissionais da área de turismo e hospitalidade.

Com a assinatura dos documentos haverá a liberação de R$ 9,3 milhões, já captados pelo Ides junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Desde 1997, o Ides, instituição sem fins lucrativos, atua visando à restauração arquitetônica e readequação do equipamento. Em 2007, contou com o apoio da Setur na recuperação emergencial da muralha, que se encontrava em estado de deterioração. Na área de infraestrutura turística, a secretaria investiu também na urbanização de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo – Suas praias de águas cristalinas são perfeitas para mergulho e banhos relaxantes. Dentre as quatro existentes neste pedaço da ilha de Tinharé, no município de Cairu, existem pontos onde se formam piscinas naturais de águas mornas e claras.

O relevo acidentado do local promoveu trilhas que levam às partes mais altas da ilha. Nesses pontos, como o Farol, descortinam-se belas paisagens, verdadeiros cartões-postais de tirar o fôlego dos visitantes.

Construções datadas do início do século XVII, como a Capela de Nossa Senhora da Luz e o Forte do Zimbeiro, além de outras edificações históricas, merecem uma visita, pois suas ruínas são testemunhas de importantes episódios da história brasileira. Dentre os atrativos históricos, destaca-se a Fortaleza de Morro de São Paulo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. Construída no século XVII, é considerada um dos mais extensos conjuntos de defesa erguidos no período do Brasil Colônia e um dos principais pontos turísticos de Morro de São Paulo e de onde se tem uma bela vista do pôr do sol.

Outras publicações

Italiana morta na Bahia teria negado beijo a assassino Pamela Canzonieri costumava passar férias em Morro de São Paulo. Canzonieri, a italiana de 39 anos assassinada em Morro de São Paulo, na Bahia, teri...
Edição 2015 do ‘Festival do Morro’ recebe 60 mil pessoas em três dias de festa Festival do Morro de São Paulo atrai 60 mil pessoas. Milhares de turistas escolheram Morro de São Paulo para aproveitar o feriado prolongado de Fina...
Réveillon atrai milhares de turistas para Morro de São Paulo e Boipeba Réveillon atrai turistas para Morro de São Paulo. O Morro de São Paulo e Boipeba são excelentes opções para passagem do réveillon. Milhares de turis...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br