Selo de pureza 100% búfalo identifica mozzarella

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) e o Instituto Totum avaliaram as 17 marcas mais conhecidas no mercado. (Foto: Charles Mendes)

A Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) e o Instituto Totum avaliaram as 17 marcas mais conhecidas no mercado. (Foto: Charles Mendes)

Está mais fácil para o consumidor identificar a verdadeira mozzarella de búfala nas prateleiras. Produzido com rigor de pureza na Itália, sem misturas com leite de vaca, este tipo de queijo, cuja produção no Brasil vem crescendo cerca de 20% ao ano, ainda é adulterado por algumas marcas no País, que acrescentam grande quantidade de leite de vaca durante a fabricação dos produtos.

Dessa forma, os produtos impuros são vendidos nos supermercados, sem as informações corretas no rótulo, o que é um direito do consumidor. As mozzarellas impuras também vão para os restaurantes, que compram os queijos misturados por serem mais baratos e informam em seus cardápios que é “de búfala”.

Com características nutricionais superiores ao leite de vaca, o leite de búfala possui mais cálcio, vitaminas, proteínas e menos colesterol que o leite de vaca, o que resulta em queijos saudáveis. No entanto, com a prática de misturar leite de vaca durante a fabricação para baratear custos, os produtores privam o consumidor das qualidades nutritivas da mozzarella de búfala, não informam isso nas embalagens e até usam substâncias branqueadoras para mascarar o queijo impuro.

Mozzarellas feitas exclusivamente com leite de búfala, sem adição de leite de vaca e outras substâncias, recebem o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). O Instituto Totum, organismo de certificação, é o responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização do Programa de Pureza.

Com intuito de ajudar o consumidor e também agregar valor ao produto, o Instituto Totum analisou amostras de 17 marcas de mozzarella mais conhecidas no País. Os testes de DNA realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nas amostras coletadas pelo Totum, mostram que oito marcas atendem ao padrão de pureza estabelecido pela Norma Técnica do selo.

Veja as oito marcas aprovadas consideradas puras

1-      Bom Destino

2-     Búfala Almeida Prado

3-     Bufalíssima Natal

4-     Búfalo D´Oeste

5-     Búfalo Dourado

6-    Di Búfalo

7-     Estância Alambari

8-     La Vera

Nove marcas foram reprovadas nos testes de qualificação, sendo que algumas utilizam em sua composição mais de 50% de leite de vaca, omitindo essa informação em seus rótulos.

Confira as marcas reprovadas

1-      Biancolatte – 50% de leite de vaca

2-     Brava – 10% de leite de vaca

3-     Bufalat – 100% de leite de vaca

4-     Buffa – 5% de leite de vaca

5-     La Bufalina – 70% de leite de vaca

6-    Nacon – 1% de leite de vaca

7-     Vitalatte – 5% de leite de vaca

8-     Yema – 93% de leite de vaca

9-     Montezuma – 30% de leite de vaca

A ABCB aconselha que o consumidor procure as marcas que apresentem o Selo de Pureza 100% Búfalo em suas embalagens.  Esta é a única garantia de que aquelas com resultados de pureza positivos irão prezar por repeti-los, mesmo em períodos de menor oferta de leite de búfala.

Mais Sobre o Selo de Pureza 100% Búfalo

Criado há 13 anos pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) – o Selo de Pureza 100% Búfalo realiza análises em marcas que participam de seu programa de pureza e concede, aos laticínios filiados, o direito de usar a marca Selo de Pureza 100% Búfalo em embalagens de produtos, desde que sejam produzidos exclusivamente com leite de bubalinos, sem adição de leite de vacas ou outras substâncias.

Mais sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um Organismo de Certificação que atua no mercado de auditorias independentes, Selos e Programas de Auto-regulamentação desde 2004, gerenciando mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de Selos e Certificações Setoriais.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br