Secretaria oferece mais de dez mil vagas para educação profissional na Bahia

Serviços de saúde são oferecidos por estudantes do Colégio Estadual Carlos Correa de Menezes Sant'Anna à comunidade do Nordeste de Amaralina.

Serviços de saúde são oferecidos por estudantes do Colégio Estadual Carlos Correa de Menezes Sant’Anna à comunidade do Nordeste de Amaralina.

A Secretaria da Educação do Estado está destinando 10.035 novas vagas para a Educação Profissional. As inscrições serão realizadas desta segunda a sexta-feira (20 a 24/07/2015), diretamente nos Centros Estaduais e Territoriais e unidades que oferecem Educação Profissional na capital e no interior do estado.

A maior oferta, que compreende 5.515 vagas, é para a forma de articulação Proeja Médio, direcionada para jovens e trabalhadores que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental. Também são oferecidas 315 vagas ao Proeja Fundamental, para maiores de 18 anos que não concluíram o ensino fundamental.

As outras 4.205 vagas são para o Médio Subsequente (Prosub), voltadas exclusivamente aos contemplados no sorteio eletrônico realizado em novembro de 2014, para o segundo semestre de 2015, conforme ordem de classificação. As vagas abrangem 53 municípios, de 25 Territórios de Identidade do Estado, incluindo, Salvador.

Uma das novidades é a oferta de 70 vagas para o curso técnico em Serviços Jurídicos, no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão, em Guanambi, na região sudoeste. No total, são cinco vagas para cursos de qualificação profissional e 49 cursos técnicos de nível médio, entre os quais, técnico em Nutrição e Dietética, Comunicação Visual, Multimídia, Canto, Artes Dramáticas, Hospedagem e Agroecologia.

Os interessados nos cursos oferecidos nas formas de articulação – Proeja Fundamental e Proeja Médio – devem comparecer aos centros e unidades escolares e apresentar como documentos (originais e cópias), carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, atestado de escolaridade ou histórico escolar e carteira do Sindicato das Empresas de Transportes Geral (Setps) para unidades escolares do município de Salvador. Os classificados no sorteio eletrônico, de acordo com a ordem do cadastro de reserva, devem fazer a matrícula e comparecer aos respectivos centros e unidades para os quais foram sorteados, com a mesma documentação.

Ampliação

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a segunda maior rede de Educação Profissional do País, na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Censo Inep/Mec, com mais de 75 mil estudantes matriculados. A diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, da Secretaria da Educação, Cristina Kavalkieviez, destaca que a meta é a ampliação da oferta de novas vagas.

“Nossa perspectiva é de crescimento. Nós devemos chegar a 150 mil estudantes matriculados na Educação Profissional em 2018, o que contribui bastante para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, explica Cristina. Mais informações sobre a distribuição de vagas e locais de matrícula estão disponíveis no site da secretaria.

Outras publicações

UNEB ingressa no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Seminário internacional chancelou ingresso da UNEB no Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. A UNEB teve aprovada sua associação ao Grupo Coimb...
Balanço da CGU revela desvios de R$ 2 bilhões da merenda escolar Balanço divulgado na quarta-feira (27/01/2016) pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que, desde 2003, foram desviados R$ 2 bilhões destinados...
Professora Maria da Conceição comenta sobre a importância da arqueologia urbana como forma de resgate das heranças das sociedades Maria da Conceição Lopes: "Penso, que desse ponto de vista, apesar de haver muitos problemas, a arqueologia urbana no Brasil está percorrendo um cami...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br