Salvador: Projeto ‘Box Galeria’ estreia com exposição em Cajazeiras

O artista Marcos Costa expõe suas obras, nesta ação que transforma contêineres em galerias de arte na cidade de Salvador.

O artista Marcos Costa expõe obras, nesta ação que transforma contêineres em galerias de arte na cidade de Salvador.

A partir do mês de julho de 2015, Salvador será sede de um projeto inovador. O Box Galeria vai fazer circular pela cidade exposições itinerantes que acontecerão dentro de contêineres, que se deslocam pelos bairros periféricos da capital. Considerando o baixo número de galerias de arte em Salvador, além do fato de elas estarem, em sua maioria, nas regiões mais centrais, o projeto busca não só a descentralização, mas a ampliação do acesso a novos artistas visuais.

A primeira exposição promovida pelo projeto tem sua abertura no dia 18 de julho de 2015 (sábado), às 17h, no bairro de Cajazeiras. O artista Marcos Costa apresenta a mostra “Nós Mesmos”, através da técnica de pintura com spray à mão livre e estêncil. Pessoas comuns, não-específicas, com beleza e estética próprias são os personagens que habitam o imaginário do artista e compõem a exposição.

A mostra fica em cartaz até o dia 15 de agosto. Durante este mês, haverá quatro dias de visitas guiadas pelo artista Marcos Costa, para alunos de escolas públicas do entorno e também para o público espontâneo. Também serão oferecidas duas oficinas (uma de graffiti e técnicas mistas, e outra de desenho intuitivo) ministradas pelos curadores do projeto: os artistas Mario Britto e Dervanier Hembadoom e da museóloga Rita Sacramento.

Através de convocatória, cinco artistas foram convidados a expor nas galerias móveis. Dentro do projeto, cinco exposições ficarão abertas à visitação pública durante um mês. Os bairros que recebem a galeria são Cajazeiras, Plataforma, Cabula, Ribeira e Liberdade, onde também acontecerão oficinas promovidas pelos artistas curadores, além de visitas guiadas pelos artistas em exposição.

Solução criativa para as artes visuais

O projeto Box Galeria apresenta uma solução criativa e viável para o gargalo na circulação de exposições de arte e na formação de público em Salvador: a adaptação de contêineres como galerias de arte, uma tendência que já possui alguns adeptos pelo mundo. O Box Galeria se apropria da tendência e utiliza contêineres para servirem como galerias móveis que circularão por bairros populares da cidade de Salvador, se instalando em um determinado local por um mês.

Os contêineres, unidades utilizadas para o transporte, símbolo da logística e do transporte de carga, agora adquirem uma nova funcionalidade: ao mesmo tempo que transportam objetos de arte, eles também são objetos artísticos, modificados, sofrem intervenções além de ser um espaço expositivo móvel.

Entendendo a arte como um espaço também para a educação, as exposições pretendem estabelecer um diálogo com as comunidades que as receberão, havendo convênio com escolas da região, visitas guiadas e oficinas voltadas para os moradores dos bairros.

O projeto Box Galeria foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2014 – 17/2013, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Conta também com o apoio da Fundação Gregório de Matos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador.

Agenda 

Marcos Costa | “Nós Mesmos”
Abertura: 18 de julho de 2015 (sábado)
Período de visitação: de 19 de julho a 15 de agosto
Horários: de terça a sábado, das 9h às 18h | domingo das 8h às 12h
Local: Fazenda Grande I, Rua Oswaldo Sá Menezes, campo da Pronaica, em frente ao Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, Cajazeiras – Salvador-BA.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br