Salvador: Governo do Estado cede novo espaço para ‘Alaíde do Feijão’

Alaíde da Conceição (Alaíde do Feijão). Governo trabalha para implantar ponto de cultura em conjunto com novo restaurante.

Alaíde da Conceição (Alaíde do Feijão). Governo trabalha para implantar ponto de cultura em conjunto com novo restaurante.

Alaíde da Conceição (Alaíde do Feijão) em frente ao restaurante, no Pelourinho.

Alaíde da Conceição (Alaíde do Feijão) em frente ao restaurante, no Pelourinho.

Ponto de encontro de artistas e ativistas de diversos movimentos sociais, o restaurante de Alaíde do Feijão mudará de endereço nesta terça-feira (07/07/2015), às 19h, quando será inaugurada sua nova sede, na Rua das Laranjeiras, nº 26, no Pelourinho, em imóvel cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O espaço dará mais visibilidade ao empreendimento, conforto à clientela e infraestrutura para manifestações culturais, além de atender a uma antiga demanda da comunidade, cuja luta teve à frente lideranças como João Jorge, do bloco afro Olodum.

O local pode ser transformado em Ponto de Cultura, que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte, Educação, Cidadania, Cultura e Economia Solidária, a partir de convênio com a SecultBA e o Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa é uma articulação conjunta do governo estadual, por meio do Gabinete do Governador e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Cultura (SecultBA); IPAC e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculados à SecultBA. Antes, o restaurante funcionava na Ladeira da Ordem Terceira do São Francisco, no mesmo bairro.

Tradição

O ofício da produção de quitutes foi herdado por Alaíde da Conceição, popularmente conhecida como Alaíde do Feijão, ainda durante a adolescência, através da sua mãe, que possuía uma banca na região da Praça Cayru, no bairro do Comércio, desde 1960. O espaço funcionava das 18h às 6h, e durante a noite dezenas de soteropolitanos e turistas passavam pelo local para experimentar as iguarias, dentre as quais, o feijão se destacava.

Com a aposentadoria da mãe, Alaíde tomou para si a responsabilidade de manter viva a tradição dos quitutes e seguiu fazendo sucesso com a fórmula do tempero, ensinada pela matriarca da família. Em 1993 a quituteira abriu seu primeiro restaurante no Pelourinho, e ampliou o cardápio, que passou a ter uma maior variedade de opções. Além do menu, a fama de Alaíde também cresceu e chegou a diversas partes do país e até do exterior.

Na mesma área do Centro Histórico, o governo estadual, via Secretaria de Turismo, está promovendo a articulação dos diversos órgãos e secretarias para que as ações sejam transversais e complementares nas áreas de infraestrutura urbana, segurança e serviços turísticos, preparando a região para o próximo verão e oferecendo mais conforto para população residente, frequentadores e turistas.

Agenda

Inauguração do novo restaurante de Alaíde do Feijão

Quando: terça-feira, 07/07/2015, às 19h

Onde: Rua das Laranjeiras, nº 26, no Pelourinho – Térreo  – Salvador

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br