Salvador: ‘Estação do Drama’ promove pitching de roteiros para produtoras audiovisuais

Estação Pitching abre a temporada 2015 de ações do grupo que forma roteiristas para tv e web. Evento é precedido por uma master class com Ducca Rios.

Estação Pitching abre a temporada 2015 de ações do grupo que forma roteiristas para tv e web. Evento é precedido por uma master class com Ducca Rios.

Dia 25 de julho de 2015 (sábado), o grupo Estação do Drama abre a temporada 2015 de suas atividades voltadas para a formação de roteiristas de narrativas seriadas para televisão e internet. O Estação Pitching apresentará às produtoras audiovisuais independentes da Bahia projetos de séries desenvolvidos nos cursos oferecidos pelo grupo em 2014, estimulando a atuação no mercado audiovisual e dando visibilidade aos novos roteiristas.

O Estação Pitching foi pensado para se tornar mais um laboratório de discussões e reflexões sobre o estado atual da produção audiovisual baiana e brasileira. Estimuladas pela aplicação da lei 12. 485, roteiristas e realizadores independentes podem agora contar com inúmeras possibilidades de janelas para a exibição de seu próprio conteúdo audiovisual. Produtoras e canais mostram-se cada vez mais abertos a conhecer e comprar conteúdos criativos de roteiristas e parte do sucesso de vendas de um projeto audiovisual reside na criação e condução de boas estratégias de pitching.

Realizado pelo grupo de pesquisa A-tevê (Facom/UFBA), o Estação Pitching selecionou cinco projetos de roteiros de narrativas seriadas, produzidos pelos ex-alunos, e seus representantes fizeram um curso de preparação para apresentar seus projetos. O pitching se caracteriza por uma defesa oral de uma ideia que se quer vender a um financiador, e a dinâmica inclui clareza, objetividade e brevidade. O pitching tem caráter público.

As produtoras convidadas para analisar as propostas são: Ducca Rios (Origem produtora de conteúdo), Vania Lima (Têmdendê Produções), Sylvia Abreu (Truq Cinema e Video). Além disso, estará presente Iara Sydenstricker, representante regional da Associações de Roteiristas. A mesa será mediada por Gustavo Erick, do Estação do Drama. O evento é aberto e gratuito, para ser acompanhado presencialmente por todos aqueles que tiverem interesse em conhecer a dinâmica de um pitching. Acontece na Faculdade de Comunicação da UFBA, das xxh às xxh, sujeito a lotação.

Master Class – Antes do pitching, o público poderá conferir uma Master Class com Ducca Rios, professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e autor das séries em animação “Tadinha”, “Bill, o touro” e “Saberes passados” aprovadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual. Ducca fala sobre sua trajetória e dá dicas sobre como lidar com o mercado audiovisual atual.

Agenda

Estação Pitching | Dia 25 de julho de 2015 (sábado) | Horário: das 14h às 18h

Local: Faculdade de Comunicação da UFBA

Mais informações: www.estacaododrama.com.br | https://www.facebook.com/estacaododrama

Sobre o estação do Drama

Estação do Drama é um espaço de criação e análise de roteiros de narrativas seriadas para serem exibidas na televisão e na internet. Iniciativa do Grupo de Pesquisa A-tevê – Laboratório de Análise de Teleficção do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFBA. Tem como objetivo ampliar os espaços de intercâmbio entre roteiristas, pesquisadores acadêmicos e profissionais do audiovisual na Bahia para estimular caminhos que atendam aos desafios colocados pelo novo cenário do mercado audiovisual brasileiro e baiano, dinamizado pela Lei 12.485/2011. Seminários, ciclo de palestras e mesas-redondas fazem parte da agenda do Estação do Drama para favorecer este intercâmbio.

Os cursos propostos pretendem estimular e promover a criação, a análise e a crítica de roteiros para produtos audiovisuais seriados de curta, média e longa duração para televisão e internet. Os Cursos serão oferecidos nos níveis básico e avançado. Todos os participantes receberão certificados.

E-mail:  audiovisualgustavo@gmail.com

Roteirista com especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais, atuando no mercado baiano desde 2009, em especial no desenvolvimento de projetos e roteiros de séries de fiçção e não ficção. Atualmente trabalha na produtora TêmDendê, roteirizando a série Bahia de Todos os Cantos, cuja 5ª temporada foi totalmente filmada no primeiro semestre de 2015.  Participou de núcleo criativo de outras produtoras, desenvolvendo projetos de séries, tais como Febre de Lâmpada, Febre de Copa, Pequeno Gigante e Mudança Geral. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia, realizou pesquisa voltada para criação de roteiros em jogos eletrônicos e já desenvolveu os roteiros para quatro jogos eletrônicos, lançados pelo grupo Comunidades Virtuais e Geotec. É integrante do Grupo de Pesquisa A-tevê (UFBA) e Comunidades Virtuais (UNEB).

Amanda Aouad | amanda@cinepipocacult.com.br

Roteirista com especialização em Roteiro para TV e Vídeo (Unijorge), atuando no mercado baiano e no desenvolvimento de projetos e roteiros de séries de televisão e internet. Atualmente é roteirista do núcleo criativo Anima Bahia da produtora Origem e supervisora de roteiros da websérie Inúteis da produtora Olho de Vidro. Entre outras experiências foi roteirista da terceira temporada da série Bahia de Todos os Cantos da Lima Comunicação no ar pela TVE, roteirizou o documentário Cidade das Águas exibido na TVE em 2012, e o curta-metragem Dia de Cão dirigido por Ruy Guerra que está em fase de finalização. É ainda especialista em cinema pela Ucsal, sendo editora e crítica cinematográfica do site CinePipocaCult e membro da Abraccine. Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), atua como docente desde 2008 em faculdades particulares e cursos livres e é integrante do Grupos de Pesquisa A-tevê e Grim (ambos UFBA).

Outras publicações

Governador Jaques Wagner transfere sede do Estado para Cachoeira e inaugura cineteatro histórico Vista aérea de Cachoeira. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia) Nesta quarta-feira (25/06/2014), quando Cachoeira, no Recôncavo Baiano, será ...
Cachoeira: Oficina de turbantes prepara receptivo para Flica com a valorização da cultura africana Oficinas de Turbante é desenvolvimento de técnicas e estilos. Uma aula sobre técnicas, estilos e diferentes significado dos turbantes preparam a pop...
Desfile em Cachoeira encerra comemoração pela transferência da sede do governo Um desfile cívico pelas principais ruas de Cachoeira, no final da tarde desta sexta-feira (25/06/2010), encerrou as comemorações pela transferência da...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br