Reitor da UFRB toma posse em cerimônia no Ministério da Educação

Silvio Luiz Soglia assume reitoria da UFRB.

Silvio Luiz Soglia assume reitoria da UFRB.

“Assumo o cargo de Reitor com a felicidade de tamanho proporcional à responsabilidade de conduzir esta instituição pelos próximos quatro anos”. Com estas palavras, o novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Luiz Soglia, deu início ao seu discurso na cerimônia de posse do cargo na última quarta-feira, 15, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Em sua fala, o novo reitor destacou o processo democrático de escolha do Reitorado. Agradeceu aos coletivos estudantis, servidores técnico-administrativos e docentes, além da comunidade externa, pela confiança depositada. “Sinto-me honrado em colaborar com a construção e a edificação desse projeto exitoso que tem os pés no Recôncavo e a cabeça no mundo, fortalecendo raízes e plantando sonhos para além de qualquer fronteira étnica, sociocultural e política”, declarou Soglia.

Na mesa da cerimônia de posse estavam presentes o Ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro; o Secretário Executivo do MEC, Luiz Claúdio Costa; o Secretário de Educação Superior do MEC (Sesu), Jesualdo Farias; o Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação da (SECADI) e ex-reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif. O atual secretário da SECADI falou da felicidade em estar presente na posse daquele que atuou como vice-reitor nas suas duas gestões de reitorado na UFRB. “Não tenho dúvidas que a Universidade do Recôncavo está em boas mãos”, destacou Nacif. Já Jesualdo Farias da Sesu lembrou os dez anos da UFRB, momento, em sua opinião, propício para celebrar e repensar a instituição e o futuro da Universidade para o nordeste. Ele lembrou ainda a época recente em que o Nordeste “clamava por mais universidades”. Lembrou das seis Universidades Federais criadas na região nos últimos anos, das quais, três na Bahia. “Momento de muita alegria para todos nós, fico na Sesu à disposição para cuidar de todas as questões importantes e que ainda necessitam de empenho coletivo para a consolidação desta que já é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento no estado”, aponta Farias ao falar sobre a UFRB.

Responsável por dar posse ao novo reitor da UFRB, o ministro da Educação também falou sobre o papel do ensino superior no país. “A expansão das universidades federais foi um passo fundamental para a inclusão social”, afirmou. Passamos de cerca de três milhões para sete milhões de pessoas no ensino superior. Se ainda estamos longe de termos percentuais europeus, este dado representa, porém, um avanço de mais de 100%, o que significa que mais de 20% da população na faixa etária de 18 a 24 anos ou estão no ensino superior ou já o concluíram. Estes são ganhos importantes”, esclareceu. E, dirigindo-se ao novo reitor da UFRB, completou: “cabe ao senhor dar continuidade, bem como desenvolver as vocações específicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, pois também é muito importante na composição das universidades levar sempre em conta as necessidades, as potencialidades e os anseios da região onde ela se instala”.

Criada em 2005, a UFRB foi a primeira das novas universidades federais instituídas na expansão da rede federal de educação superior. A professora Georgina Gonçalves, que vai tomar posse como vice-reitora da UFRB na nova gestão, membros da comunidade acadêmica, a esposa do reitor e também professora da UFRB, Maria da Conceição Soglia, e seus dois filhos estiveram presente na cerimônia de posse. “Não mediremos esforços para defender essa universidade e o seu projeto, assumindo o compromisso em constituir um reitorado afinado e representativo, capaz de responder aos desafios e expectativas que nos foram apresentados”, finalizou o reitor da UFRB.

Novo reitor: Silvio Luiz de Oliveira Soglia é graduado em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em ciências dos alimentos pela Universidade Federal de Lavras, ambas em Minas Gerais. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Soglia foi vice-reitor da UFRB nas duas gestões anteriores e seu mandato de reitor vai até 2019.

Consulta – O processo de consulta para reitor e vice-reitor da UFRB ocorreu nos dias 28 e 29 de abril, em todos oscampi da universidade, a saber Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro da Purificação. O novo reitor foi nomeado pelo decreto de 1º de julho de 2015, publicado no Diário Oficial da União, para exercer o cargo no quadriênio 2015 – 2019.

Outras publicações

Deputado Alan Sanches diz que a Bahia está sitiada e que governo precisa agir Deputado estadual Alan Sanches: “Afinal, as estatísticas e as próprias ações dos bandidos cada vez mais audaciosas mostram que o cenário fica cada ve...
Greve nas universidades estaduais da Bahia chega ao fim após governo assinar acordo com os professores Governo assinar acordo com os professores. Após mais de 80 dias, chegou ao fim a greve dos docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueb...
Programas de apoio à indústria são lançados na Bahia Deputado federal Márcio Marinho participa de evento de apoio à indústria. O deputado federal Márcio Marinho, líder do Partido Republicano Brasileiro...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br