Salvador – TCA: Natura apresenta Mariella Santiago na gravação do DVD ‘Ella é do Brasil’

Com participação especial de Chico César, a cantora Mariella Santiago expande o universo de seu segundo álbum com canções inéditas, releituras de Itamar Assumpção e Jorge Mautner, e delicada costura audiovisual.

Com participação especial de Chico César, a cantora Mariella Santiago expande o universo de seu segundo álbum com canções inéditas, releituras de Itamar Assumpção e Jorge Mautner, e delicada costura audiovisual.

No dia (22/07/2015), às 20h, o Teatro Casto Alves recebe o show de gravação do DVD “Ella é do Brasil”, de Mariella Santiago. Com apoio do programa Natura Musical a cantora baiana dá inicio ao projeto de gravação do DVD e turnê por cinco cidades: Salvador, Feira de Santana, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. No palco, a intérprete será acompanhada por Ângelo Santiago (contrabaixo), Gilberto Santiago (bateria), Isaías Rabelo (piano e teclados), Márcio Pereira (guitarra) e Lucas de Gal (percussão).

“O título é uma provocação para que as pessoas reflitam que o Brasil pode ser reconhecido por diversos estilos musicais”, comenta Mariella.

O show expande o universo do seu recém lançado álbum, “Ella”, através de novas canções autorais e releituras de composições de Itamar Assumpção, Jorge Mautner e Caetano Veloso. A afinidade com essas obras se estabelece pelo fio da vanguarda, do experimentalismo, traços marcantes na personalidade da artista.

Nesse contexto, “Ella é do Brasil” dá continuidade ao peculiar diálogo da cantora com o universo multimídia e inaugura uma parceria de criação com Pico Garcez, que assina a direção do DVD. Diretor de filmes premiados em diversos países, Garcez trabalhou para produtoras e TVs de renome internacional no Brasil, Estados Unidos, França, Chile, Argentina e Uruguai, entre outros países. Além disso, dirigiu videoclipes e DVDs para grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Zizi Possi, Titãs, Jorge Ben, Margareth Menezes e Mariene de Castro.

O projeto que inclui gravação do DVD e turnê de lançamento por cinco cidades (Salvador, Feira de Santana, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro) foi contemplado pelo Edital Bahia 2014 do Natura Musical, através do Programa Fazcultura, da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e do Governo do Estado da Bahia.

“O programa foi criado para valorizar a música brasileira em várias vertentes: de projetos de preservação de legado a iniciativas emblemáticas de nomes consagrados, mas também para contribuir para a revelação de nomes que estão renovando nossa música, como Karina Buhr, Marcelo Jeneci, Céu, Tulipa Ruiz e agora Mariella Santiago”, afirma Fernanda.

Cenário e identidade visual do DVD “Ella é do Brasil”

O cenário em vídeoprojeções, assinado por Caetano Brito, combina intervenções em videoframes às ilustrações do músico e artista visual Pascal Héranval, responsável pela identidade visual do projeto. Héranval nasceu em Canteleu, na França, em 1958. Morou em Salvador por doze anos e foi um dos grandes parceiros musicais de Mariella Santiago, principalmente, em seu primeiro CD homônimo (2002), vencedor do Prêmio Braskem de Música. Durante essa época, descobriu a pintura, o imaginário popular do Nordeste do Brasil, a literatura de cordel e a xilogravura, com Antonello Abatte (Museu de Arte Moderna da Bahia), entre 1999 e 2001.

Assim, comecei a pintar e a desenvolver a minha linguagem gráfica. Minhas primeiras exposições datam deste período. A minha abordagem tenta contrapor o homem contrapôr à natureza. Sua própria natureza. À maneira do retrato renascentista ou pré-rafaelita, eu apresento figuras estilizadas em um fundo de natureza, mas os tons de cinza as faz parecer petrificada. Minhas referências são o Simbolismo, a Art Nouveau e a Arte Psicodélica”, descreve Héranval.

“É mais uma oportunidade de fortalecer o trabalho no que ele tem de mais essencial; através da música, mergulhar em nossa própria natureza. Pensar em nós como indivíduos integrados, conectados ao todo. Essa é a proposta com a qual me identifico no trabalho de Pascal Héranval”, complementa a cantora.

Mariella Santiago

Nascida em Salvador, na Bahia pós tropicalista dos anos 1970, a cantora e compositora Mariella Santiago tem um estilo próprio. Na sua voz, a musicalidade afro-brasileira encontra o Jazz e o R&B de forma original, influências também presentes em seu trabalho de compositora. Nos últimos 15 anos, tem se apresentado em projetos e festivais pelo Brasil e Europa, principalmente na França, Espanha e Alemanha. Na Bahia, seu trabalho é referência de inovação. Experimental por natureza, sua musicalidade se estende para além da carreira solo, em parcerias com diversos artistas, registradas em mais de 15 CD’s, lançados no Brasil e no exterior.

Sobre o programa Natura Musical

O programa patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical em todo o Brasil, por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que selecionam projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; por Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e pelos Festivais.

www.naturamusical.com.br

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visitewww.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: LinkedinFacebookTwitter e Youtube.

Gravação do DVD Ella é do Brasil – Mariella Santiago

Data: 22/07/2015 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: sala principal do Teatro Castro Alves

End.: Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande, Salvador.

Classificação: 18 anos.

Ingressos à venda na bilheteria do teatro e através do site Compre Ingressos www.compreingressos.com

O site da artista reúne uma série de fotos, notícias, vídeos, agenda e músicas para escuta. http://www.mariellasantiago.com/

Ficha Técnica

Direção Artística show – Pico Garcez e Mariella Santiago

Direção do DVD Pico Garcez

Direção Musical – Mariella Santiago

Produção Musical: Gilberto Santiago

Direção de cena – Anderson Loyá

Criação de Arte e Identidade Visual – Pascal Heranval

VJ – Caetano Brito

Músicos

Ângelo Santiago (contrabaixo elétrico e acústico , voz)

Gilberto Santiago (bateria e voz)

Isaías Rabelo – Piano e teclados

Lucas de Gal – percussão e drumpads

Marcio Pereira – Guitarras

Morgana Dávila – voz

Ricardo Dória- percussão

Dayane Sena (Salamandra Produções) e MS Comunicação e Arte.

Ass. de produção – Ágata Farias

Produção Executiva – Eneida Rebouças

Sonorização – João Américo Sonorização

Técnico de som – Igor Pimenta

Iluminação – Marquinhos

Contra-regra da banda – Tárcio Pinheiro

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br