Jovan Mattos apresenta mostra ‘Mineiros’ em três cidades baianas

Reprodução de obra de Jovan Mattos.

Reprodução de obra de Jovan Mattos.

Compondo um visual característico das ruas de Salvador, as famosas pedras portuguesas inspiraram a exposição ‘Minérios’, do artista baiano Jovan Mattos. As esculturas são parte da mostra, que busca criar um universo que remete aos centros urbanos de Salvador, suas imagens e seu cotidiano. Entre os meses de julho e outubro, as cidades de Valença, Alagoinhas e Salvador irão receber as obras, no projeto que inclui ainda visitas guiadas pelo artista.

Objetos precários, carros de catadores de resíduos, bancos de madeira de ambulantes e caixas de isopor, todos deteriorados pelo uso e tempo, são apropriados e interferidos com formas orgânicas de pedra portuguesa, focando questões urbanas do velho centro de Salvador, a exemplo do universo diurno e noturno do Politeama, Avenida Carlos Gomes e Avenida Sete de Setembro.

A mostra contempla ainda a participação dos artistas convidados Erivan Morais, Rosa Bunchaft, Umeru Bahia e Edgard Oliva, que dialogam com o tema a partir de suas obras fotográficas. A exposição promove, assim, uma criação coletiva sobre um universo que abrange o imaginário de todo artista habitante das grandes cidades. Jovan Mattos experimenta com uma técnica tradicional e a insere na contemporaneidade, fundindo a pedra portuguesa com objetos deslocados do cotidiano. Ao sair das ruas para as galerias, as pedras trazem em si realidades particulares e coletivas através da sua função no mundo real, suas marcas de trabalho e de tempo.

A exposição produz ainda um catálogo, que será distribuído em escolas públicas e outros pontos de interesse nas cidades que sediam as mostras. O projeto “Minérios” foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2014 – 17/2013, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Serviços 

Exposição “Minérios”, de Jovan Mattos

Artistas convidados: Erivan Morais, Rosa Bunchaft, Umeru Bahia e Fabio Duarte

Valença

Abertura e visita guiada: 10 de julho de 2015 (sexta-feira)

Período de visitação: 11 de julho a 02 de agosto (seg-sex)

Horários: de 9h às 12 e de 14h às 22h

Local: Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, S/N, Graça. Valença/BA)

Alagoinhas

Abertura e visita guiada: 07 de agosto de 2015 (sexta-feira)

Período de visitação: 08 de agosto a 1º de setembro (seg-sex)

Horários: de 9h às 18h

Local: Centro de Cultura Alagoinhas (Rua Coronel Filadelfo Neves, s/n – Alagoinhas/BA)

Salvador

Abertura: 04 de setembro de 2015 (sexta-feira)

Período de visitação: 05 de setembro a 04 de outubro (que dias da semana?)

Horários: de 12h às 18h (ter-sex), de 12h às 17h (sáb-dom-feriados)

Local: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho)

Visita guiada: 08 de setembro de 2015 (sábado)

Entrada franca

Classificação livre

Realização: Lilaz Produções

Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA)

Informações: Simão Augusto e Inajara Diz

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br