Feira de Santana: jornalista Flávia Freitas apresenta projeto de incentivo à doação de medula óssea

Jornalista mineira, Flávia Freitas é criadora da Quinta do Bem. Comunicadora apresenta projeto de revistinha em quadrinhos com a finalidade de incentivar a doação de medula óssea para Feira de Santana.

Jornalista mineira, Flávia Freitas é criadora da Quinta do Bem. Comunicadora apresenta projeto de revistinha em quadrinhos com a finalidade de incentivar a doação de medula óssea para Feira de Santana.

A jornalista mineira, Flávia Freitas, idealizadora da Quinta do Bem, campanha que teve origem em 2011, em Minas Gerais, e incentiva a doação de medula óssea, desembarca na próxima quinta-feira (30/07/2015), em Feira de Santana, para divulgar em terras baianas, a revistinha em quadrinhos que conta a história da campanha. O evento, com palestra, entrega gratuita de exemplares da revistinha e noite de autógrafos, será às 18h30, no auditório do Únic Hotel (rua Brg. Eduardo Gomes, 11, bairro Capuchinhos). Entrada franca. O evento é organizado pela campanha Quinta do Bem (Minas Gerais) e a campanha Vem Conosco (Feira de Santana), ambas mobilizadoras para incentivar a doação de medula óssea; e conta com o apoio das empresas Azul Linhas Aéreas, Alcance Comunicação Direta, Únic Hotel, Salão de Beleza Mulher e Bella e Brasil Treina.

Em quatro páginas, a revistinha escrita pela jornalista Flávia Freitas é a primeira publicação de Minas Gerais que transforma a história real de luta contra a leucemia em quadrinhos, narrando os casos familiares da autora, que perdeu o irmão Anderson e a prima Ana Paula por causa da doença.

O formato lúdico e didático busca divulgar a importância da doação de medula óssea, gesto solidário que pode salvar a vida de quem precisa do transplante. A iniciativa pretende também sensibilizar e informar as crianças e os jovens sobre o cadastro de doadores feitos nos hemocentros, contribuindo para que o público infantojuvenil seja multiplicador da campanha. O roteiro escrito pela jornalista teve a revisão da pedagoga Gisele Gomes Olavo. As ilustrações originais da revistinha foram criadas em aquarela pelo artista plástico Renato César Oliveira e a diagramação elaborada pela publicitária Vanessa Avelar. Os primeiros exemplares para o lançamento, realizado em maio deste ano, foram impressos com recursos próprios da escritora e entregues gratuitamente para as crianças da Casa Acolhia Padre Eustáquio (Cape), em Belo Horizonte. O projeto da jornalista está aberto a parcerias para impressão de mais exemplares, com a finalidade de serem doados para bibliotecas, escolas, instituições de tratamento contra o câncer e outras. Por meio das parcerias, a revistinha chega ao Estado da Bahia, na cidade de Feira de Santana.

A história da Quinta do Bem 

Em 1999, Flávia Freitas, jornalista de Belo Horizonte (MG), perdeu o irmão Anderson por causa da leucemia. Em 2012, a prima dela Ana Paula, após muita luta com a leucemia, também faleceu. Durante o tratamento da Ana Paula houve a necessidade de encontrar um doador compatível fora da família, pois nenhum parente era compatível com ela. Para mobilizar e incentivar a doação de medula óssea, Flávia Freitas criou em 2011 a campanha Quinta do Bem, a ideia é mulheres usando lenço na cabeça, homens fita vermelha no braço nas quintas-feiras. Para divulgar a ação as pessoas postam as fotos de apoio nas redes sociais e podem enviar também para a página da jornalista no facebook Comunique Bem (atualmente a página tem mais de 4.000 seguidores). As atrizes Drica Moraes, Cristina Oliveira e a bailarina do Domingão do Faustão, Camila Lobo, são apoiadoras da Quinta do Bem.

A campanha tem o incentivo de familiares, amigos, conhecidos e simpatizantes na internet, fortalecendo a Quinta do Bem. A campanha é também uma forma de homenagear a memória do Anderson, da Ana Paula e de todos que partiram por causa da leucemia.

A Quinta do Bem extrapolou as redes sociais e já realizou duas campanhas físicas em Betim (cidade onde moram os familiares da jornalista) em parceria com a Hemominas. Em 2011, foram cadastradas 400 pessoas e em 2013 cadastradas mais 150. Familiares e amigos participam da campanha de forma voluntária. Por causa da Quinta do Bem, em 2014, Flávia Freitas foi finalista do prêmio Bom Exemplo da Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Fiemg e jornal O Tempo. No mesmo ano, foi condecorada pelo Estado de Minas Gerais com a medalha mérito da saúde como cidadã voluntária parceira do SUS e madrinha do Outubro Rosa de MG.

Flávia Freitas é cadastrada como doadora de medula óssea desde 2004. O cadastro é feito nos hemocentros de todo o país. O gesto de solidariedade salva vidas. A corrente do bem é contagiante.

A história da Vem Conosco  

A campanha Vem Conosco foi criada em junho de 2015 por familiares  e amigos de Érico Viana Neto, morador de Feira de Santana que faleceu por causa de uma doença rara, em novembro 2014.

Tem como principal lema a solidariedade  através do incentivo a doação de medula óssea, sangue, plaquetas e fios de cabelo para confecção de perucas destinadas as pessoas que perderam o cabelo para a quimioterapia. A campanha também conta  com arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, cobertores  e brinquedos em bom estado de conservação para serem doados Associação de Apoio a Pessoa com Câncer e Protetora de animais.

Fundamentada nas aspirações de Érico “… Não podia ser mero espectador de uma realidade tão injusta…”, incentiva despertar a cidadania, o respeito pela vida e fortalecer as questões relativas aos animais abandonados.

Outras publicações

Viabahia realiza trabalhos de conclusão de viaduto no Anel de Contorno de Feira de Santana A partir desta segunda (19/01/2015), a população e os usuários que trafegam pelo Anel de Contorno Sul de Feira de Santana, na altura do quilômetro 05 ...
Feira de Santana: Deputado José Cerqueira Neto confirma participação na inauguração do sistema de abastecimento de água do Distrito de Ipuaçu A entrega do novo complexo beneficiará mais de seis mil pessoas. Na  sexta-feira (08/01/2016), às 9 horas, o governador Rui Costa estará em Feira de...
Feira de Santana: Elba Ramalho e Geraldo Azevedo cantam sucessos em show no Ária Hall Cartaz 'Elba Ramalho e Geraldo Azevedo'. As duas maiores vozes da música brasileira, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, serão responsáveis por uma noit...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br