Governador Rui Costa inaugura escolas em Santo Amaro e amplia oferta de capacitação para o trânsito

Prefeito Ricardo Machado e o governador Rui Costa inauguram Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos em Santo Amaro.

Prefeito Ricardo Machado e o governador Rui Costa inauguram Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos em Santo Amaro.

A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Santo Amaro, órgão que na década de 70 deixou o município atrás somente de Salvador em relação à qualidade dos serviços prestados pelo Detran-BA, completa 40 anos em 2015. Parte das comemorações do aniversário da instituição aconteceu, na manhã desta segunda-feira (06/07/2015), quando começou uma série de atividades do Programa de Educação para o Trânsito, com a presença do governador Rui Costa e de outras autoridades.

Três ações foram dedicadas ao público adulto. Tiveram início, na oportunidade, duas turmas do curso gratuito para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), direcionado a alunos carentes; quatro turmas para curso de capacitação de 140 mototaxistas e também de agentes de trânsito. As iniciativas fazem parte do acordo de cooperação, assinado na última segunda (29), entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Prefeitura de Santo Amaro. “Esse é o início da descentralização das ações do Detran. Estamos trabalhando para deixá-lo mais acessível a todos. O Governo do Estado quer garantir o bem-estar das pessoas no trânsito”, afirmou Rui Costa.

Para as crianças, atividades lúdicas, como oficinas de pintura foram desenvolvidas com a temática do trânsito, envolvendo a importância do uso do cinto de segurança, o ciclismo, os cuidados dos pedestres e dos motoristas. Na oportunidade, oito bailarinos mostraram aos pequenos o que é preciso para ter segurança nas ruas, através da apresentação de dança ‘Balada Consciente’. Para o aprendizado ser completo, ações pedagógicas foram realizadas em uma Unidade Móvel de Educação para o Trânsito. Ainda no local, uma minipista foi disponibilizada para que o público infantil pudesse usar carrinhos elétricos para ter experiência em relação ao tráfego de veículos.

“O Detran está retomando a política de interiorização. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas. O trânsito deve representar liberdade, locomoção. Além disso, representa oportunidade de trabalho. Com a capacitação, por exemplo, os condutores passam a ter uma profissão e ganham a responsabilidade de fazer o certo para preservar a si mesmo, os pedestres e seus passageiros”, ressaltou o diretor-geral do Detran, Maurício Bacelar.

Quem dirige todos os dias na cidade, como o professor Robson Costa, aprova a iniciativa. “O trânsito exige a capacidade do indivíduo saber conviver. O respeito e o acesso às leis serão fundamentais para que diminuam as infrações e os acidentes”.

Inauguração de escolas

Ainda em Santo Amaro, e como parte das ações do Programa Educar para Transformar – Um Pacto Pela Educação, Rui Costa inaugurou duas escolas públicas na cidade. O Complexo Educacional Municipal Maria Luzia Costa dos Santos, que tem capacidade para atender até 1.600 estudantes e ganhou o nome da mãe do governador, já figura como uma das melhores infraestruturas de ensino do município. “Estou muito emocionado com a homenagem. Minha mãe foi minha maior incentivadora aos estudos”, ressaltou Rui. Ele também reforçou que “a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento pessoal. Minha mãe já dizia que eu só tinha uma chance de crescer na vida. Esse caminho era o estudo. Essa escola é mais uma instituição em ótima condição para dar qualidade ao ensino da Bahia”, destacou.

A instituição conta com 19 salas de aula, infocentro, biblioteca virtual, cozinha, quadra poliesportiva e área de lazer. Para a aluna Leice Dias, de 15 anos, a estrutura agradou. “A escola está bonita, é espaçosa, temos quadra de esportes e áreas para lazer. Além disso, as cadeiras estão novas. Enfim, estou vendo que nós, alunos, estamos passando a ter condições de aprender. Eu sou grata pela atenção e vou aproveitar essa chance de estudar”.

O Centro Educacional Governador Luis Viana Filho, que foi ampliado e reformado, também foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira. Na passagem por Santo Amaro, o governador recebeu o título de cidadão santamarense pela contribuição para o desenvolvimento local.

Outras publicações

Lançamento do álbum Olhos de Pagu traz samba de raiz de Santo Amaro à Livraria Cultura Em ritmo de samba-de-roda e no clima do carnaval do Recôncavo Baiano, Lívia Milenna realiza um pocket show de lançamento do CD Olhos de Pagu, no próxi...
Circuito Baiano de Tênis de Mesa incentiva o lazer, a prática esportiva e a preservação ambiental. Evento ocorre em Salvador, Santo Amaro, Feira de Santana e Vitória da Conqui... Circuito Baiano de Tênis de Mesa ocorre na capital e interior. O tênis de mesa, popularmente conhecido como ping-pong, será destaque neste domingo (...
Prefeito Ricardo Machado e vice Leonardo Pereira de Santo Amaro têm mandatos cassados por compra de votos nas eleições de 2012 Segundo a Justiça, Ricardo Jasson Magalhães Machado do Carmo realizou 400 contratações ilegais. Após ação de impugnação de mandato do Ministério Púb...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br