Feira de Santana sedia evento internacional de programação e robótica para crianças

Paquisa Mazzola publicitária especializada em Marketing e Branding.

Paquisa Mazzola é publicitária especializada em Marketing e Branding.

“Precisamos direcionar melhor o interesse que as novas gerações têm pela tecnologia”, afirma Elisângela Freitas, pedagoga e Coordenadora de Tecnologia da Escola João Paulo I. Com sede em Feira de Santana, a instituição de ensino promove a Conferência de Desenvolvedores para Crianças (The Developer’s Conference For Kids), a partir desta sexta-feira (31/07/2015), às 19:00.

Na noite de abertura, jovens e pais conhecerão os profissionais à frente das oficinas dos dias 01 e 02 de agosto e participarão da palestra do presidente da Sou Java, Bruno Souza, que abordará a importância da computação nos dias atuais e porque as crianças devem aprender sobre robótica e programação de computadores. Conhecido como o JavaMando Brasil, Souza ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java, linguagem de programação orientada a objeto.

Outros importantes nomes do cenário tecnológico brasileiro conduzirão oficinas específicas de um Workshop pensado de forma lúdica e muito divertida. A conferência não está, necessariamente, focada em formar programadores mirins, apesar de considerar essa possibilidade. Mas vai oportunizar aos alunos o ensino de lógica, programação e fundamentos da matemática; da programação de jogos para celular; e da robótica com a plataforma Arduíno, melhor maneira de mostrar às crianças os computadores por dentro, os robôs que possuem eletrônica e que a eletrônica também pode ser programada. Acontecerão, ainda, as oficinas com Lego, brinquedo de encaixe que permite inúmeras combinações e estimulam a criatividade de crianças e adultos por todo o mundo. O aprendizado com Lego acontece por meio das oportunidades de experimentação, improviso e descoberta, expande o fazer e o pensar, auxiliando na descoberta de múltiplas perspectivas e visões da realidade. O empreendedorismo também terá espaço no TDC4Kids baiano. Os inscritos serão orientados e desafiados a criar e apresentar protótipos inovadores e criativos com materiais recicláveis.

Conheça os palestrantes

Bruno Souza

Presidente do SouJava. Conhecido como o JavaMan do Brasil, dedicou sua carreira à criação e fortalecimento de comunidades. Foi diretor mundial de Comunidades Open Source; coordenou importantes comunidades como NetBeans e OpenSolaris; e ajudou a criar a Comunidade Mundial de Grupos de Usuários Java.

Paquisa Mazzola

Publicitária especializada em Marketing e Branding. Atuou na organização e realização dos torneios de robótica FLL no Brasil. É fundadora da Play in Company e hoje trabalha com consultoria de desenvolvimento organizacional através da metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Atua como voluntária no desenvolvimento de projetos sociais para jovens e crianças com foco em educação.

Cristina Menezes

Arquiteta graduada pela Mackenzie – SP, especializada em Gestão Cultural em Madrid. Paralelo à arquitetura, dedica-se à criação e desenvolvimento de projetos sociais voltados para jovens e crianças com foco em educação.  Tem experiência na área de gestão de projetos, trabalhos na área cultural e foi responsável por montagens de exposições e curadorias de Museus em Portugal e na Espanha, e atividades voluntárias em ONGs e projetos sociais.

Serge Rehem

Fundador do Marketing4Nerds.com. É coautor do livro Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software, elaborado por grandes nomes da comunidade Agile brasileira. Tem paixão por programação e tecnologia e descobriu que gosta mesmo é de provocar as pessoas (no bom sentido!), desafiando (e ajudando) elas a se autodesenvolverem.

Robson Ximenes

Analista de Sistemas no SERPRO.

Aécio Junior

Diretor Executivo na empresa ORBITA TECNOLOGIA, Personal & Professional Coaching pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE COACHING e Professor Substituto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana – FTC. Também atua como JUGLeader do SertãoJUG (Grupo de Usuários Java), Coordenador no projeto GreenFootBR e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG) em Feira de Santana.

Thiago Mariano

Cientista da Computação graduado pela Universidade de Salvador, especialista em desenvolvimento de sistemas distribuídos e mestrando em Sistemas e Computação. Atualmente trabalha com prospecção de tecnologias no Serviço Federal de Processamento de Dados e leciona na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Possui experiência em consultoria de processos, desenvolvimento de frameworks e softwares e desenvolvimento de projetos comunitários Open Source.

O que perguntar?

1.      Por que colocar as crianças e adolescentes para aprender programação se ele não será, necessariamente, um programador?

2.      Em três horas é realmente possível aprender e ter resultados práticos sobre robótica e programação?

3.      De que forma aprender robótica e programação pode ajudar nas atividades escolares da criança e do adolescente?

4.      O que os pais ficarão fazendo, enquanto os filhos participam das oficinas do TDC4Kids?

5.      Depois que os alunos se aproximarem dessa linguagem tecnológica no TDC4Kids, como eles poderiam, em casa, continuar exercitando as habilidades desenvolvidas?

Agenda

31.07, 19h

Abertura

01.08, das 09h às 12h

Oficina de Scratch (ESGOTADO)

Oficina de Greenfoot (ESGOTADO)

Oficina de Lego para adultos

01.08, das 14h às 17h

Oficina de Lego para crianças

Oficina de Robótica (ESGOTADO)

02.08, das 09h às 12h

Oficina de Lego para pais e filhos (dupla)

 

Outras publicações

Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 05 de Julho de 2014 O charme e a beleza de Diana Aranha. Odontologa e oficial do Exercito. Sylvia Marilia e Dario Mascarenhas de Oliveira Neto II ofereceram open hou...
Feira de Santana: vereador levanta suspeita de envolvimento do líder do governo Rui Costa em esquema da Lava Jato Vereador Isaías dos Santos fala em relações de parentesco com negócios do Estado, e acusa deputado Zé Neto de participar de esquema ligado a Lava Jat...
Feira de Santana: Hospital Estadual da Criança forma primeira turma de residentes Formandos do HEC celebram momento. A primeira turma de residentes a concluir o Programa de Residência em Pediatria, Fisioterapia e Nutrição do Hospi...

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br