Exposição ‘Salvador de Belarús’ apresenta trabalho diferenciado no Ciranda Café em Salvador

Reprodução de obra de Paterson Franco.

Reprodução de obra de Paterson Franco.

A galeria do Ciranda Café, Cultura e Artes lança a exposição ‘Salvador Belarús’. A mostra é composta por gravuras elaboradas com técnicas de xilogravura, gravura em metal, litografia e monotipia. Reúne obras do soteropolitano Paterson Franco e das artistas Volha Yermalayeva Franco e Yuliya Yermalayeva, de Belarús, República da Bielorrúsia. Salvador Belarús tem curadoria de Evandro Sybine. A vernissage ocorre no dia 08 de julho de 2015, às 19h.

A mostra poderá ser visitada diariamente, das 8h à meia noite. Segundo Peterson Franco, mestrando em Tradução Intersemiótica pela Universidade Federal da Bahia, tudo que nos cerca pode ser transformado em arte. “Utilizo materiais como sucata, acrílico e lâminas de facas quebradas. Além de sintagmas nominais, mapas, palha de coqueiro, entre outros. As obras desafiam e encantam. É necessário se entregar durante a observação”, explica o artista.

Para Volha Yermalayeva, graduada em Patrimônio Cultural pela Universidade Europeia de Ciências Humanas, em Vilnius, Lituânia, suas gravuras são reflexo do amor pelo patrimônio cultural e histórico do Brasil e por Belarús, seu país de origem. “Trabalho com compensado de mogno, toco de umburana, neolite, cobre e alumínio. As obras são uma mescla entre os orixás e as festas pagãs eslavas”, comenta Volha.

De acordo com a artista plástica e cidadã de Belarús, Yuliya Yermalayeva, a boneca guarda em sua forma autenticidade e traços característicos do povo que a fez. “Pesquiso há mais de quinze anos sobre bonecas de povos de todas as partes do mundo. Minha paixão são as bonecas tradicionais eslavas, que contém, através de suas delicadas formas, a história e os costumes de sua terra”, explica Yuliya.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Facebook do JGB

Publicações relacionadas

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br